NOVA AURORA

PARANÁ

Sanepar implanta novo poço de abastecimento em Pitanga

Publicado em

A Sanepar colocará em operação nesta semana um novo poço de abastecimento de água em Pitanga. A nova unidade de produção substitui o poço existente, que apresentou drástica queda de vazão durante a crise hídrica vivida no Paraná nos últimos anos.

O novo poço, perfurado a 300 metros de profundidade no Aquífero Serra Geral, vai produzir, em média, 120 mil litros de água tratada por hora. Esse volume será suficiente para recuperar a capacidade de produção do sistema do município, que também é abastecido por uma captação superficial no Rio Ernesto.

No ano passado, o poço existente chegou a perder 73% de sua vazão, exigindo até mesmo a adoção de rodízio no abastecimento entre os meses de fevereiro e março. De acordo com o gerente regional da Sanepar, Adão Alisson Slompo, com este novo poço o sistema terá vazão suficiente para suprir a atual demanda. A Sanepar investiu R$ 209 mil.

Leia Também:  Melhorias nas redes de distribuição podem afetar o abastecimento em Cascavel na próxima terça

INTERLIGAÇÕES – Para integrar o novo poço de Pitanga ao sistema de abastecimento existente será preciso paralisar a produção de água e remanejar equipamentos e redes. Este trabalho será feito hoje e amanhã (14 e 15), e pode causar baixa pressão nas redes ou falta de água temporária em alguns bairros.

Para evitar maiores transtornos durante as interligações, a Sanepar orienta os moradores a priorizarem a água tratada para alimentação e higiene. Atividades que demandam maior volume de água, como lavagem de roupas, calçadas, veículos, fachadas, devem ser adiadas. A previsão é que o abastecimento seja regularizado até a noite de quarta-feira (15).

BAIRROS AFETADOS – Durante as interligações do novo poço poderão ficar com o abastecimento intermitente os bairros Água Verde I e II, Vila Padre Miotto, Conjunto Habitacional Nossa Senhora da Glória, Condomínio Terra dos Pinheirais, Vila Santa Salete, Vila Planalto, Conjunto Habitacional Campo Verde, Loteamentos Acir Nunes, Bella Casa, San Fernando, Vila Municipal, Florais do Lago, Vila Sant’Ana, Conjunto Habitacional Alto da Colina, Vila Santa Izabel, Conjunto Habitacional Rita de Cássia, Jardim Maravilha, Jardim Maristela, Loteamento Alvorada e Vila Maria do Carmo. Em caso de dúvidas, os clientes podem entrar em contato com a Sanepar pelo 0800 200 0115.

Leia Também:  CORBÉLIA: APARELHO DE ULTRASSONOGRAFIA DÁ SUPORTE A MÉDICOS PARA URGÊNCIAS E EMERGÊNCIA NO PAM 

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Mulher queima marido com ferro de passar, esfaqueia e coloca fogo na casa no Paraná

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Polícia Militar apreende 500 caixas de cigarros contrabandeadas em Toledo

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA