NOVA AURORA

PARANÁ

Sanepar entrega obras em Santa Tereza do Oeste; investimento total chegará a R$ 36 milhões

Publicado em

A Sanepar entregou nesta quinta-feira (9) as obras de interligação do sistema de abastecimento de água de Santa Tereza do Oeste com Cascavel e a primeira etapa de implantação do sistema de coleta e tratamento de esgoto da cidade. A entrega foi feita pelo presidente da Companhia, Claudio Stabile, e o prefeito Elio Marciniak.

A implantação da primeira fase do sistema de esgoto sanitário compreende a construção de uma moderna estação de tratamento de esgoto, com capacidade para tratar até 36 mil litros de por hora, além de 19 km de rede coletora de esgoto e 7 km de emissário e interceptores. Serão beneficiados cerca de 900 moradores do Bairro Malucelli e do Centro da cidade.

O abastecimento de Santa Tereza do Oeste passou a receber, em 2022, reforço de água tratada em Cascavel, com a interligação dos sistemas, por meio de uma adutora de 16 quilômetros de extensão. A tubulação parte do Centro de Reservação Esmeralda, em Cascavel, até os reservatórios de água de Santa Tereza do Oeste. Cerca de 900 mil litros de água são bombeados diariamente para abastecer 50% da população e garantir água tratada por pelo menos 25 anos.

Leia Também:  Com sete mil policiais, operação fiscaliza divisas e fronteiras do Paraná e mais quatro estados

Também foi autorizado o início das obras da segunda etapa de obras de ampliação do sistema de esgoto. O empreendimento compreende a construção de uma nova estação de tratamento com capacidade para tratar 10 litros por segundo e a execução de quase 30 quilômetros de tubulação. A obra terá início nos próximos dias e a conclusão está prevista para junho de 2024. O investimento da Sanepar nestes empreendimentos é de aproximadamente R$ 36 milhões.

Claudio Stabile destacou os investimentos da Sanepar nas cidades de médio e pequeno porte para a implantação do sistema de esgotamento sanitário. “Nos próximos quatro anos Santa Tereza do Oeste poderá ter aproximadamente 70% da população atendida com coleta e tratamento de esgoto. Isto é uma revolução, uma mudança radical na questão de saúde pública do município”, afirmou.

O prefeito Elio Marciniak ressaltou a parceria do Governo do Estado e da Sanepar para investir no desenvolvimento de Santa Tereza do Oeste. “O município tem uma parceria de responsabilidade com a Sanepar. A interligação do abastecimento de água de Santa Tereza do Oeste resolveu um problema da falta de água e a implantação do sistema de esgoto vai trazer mais qualidade de vida para todos”, disse.

Leia Também:  Governo inicia testes para levar conexão de internet via satélite a áreas rurais do Paraná

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Administração de Nova Aurora recebe o Gerente Comercial da Sanepar e da sequência ao projeto “Levar água moradores do interior”

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Com ideias inovadoras de estudantes, Apucarana encerra 1ª etapa do Ideathon Paraná

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA