NOVA AURORA

PARANÁ

Sanepar e Prefeitura inauguram novo sistema de esgoto no Zoológico Municipal de Curitiba

Publicado em

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e a Prefeitura de Curitiba inauguraram nesta sexta-feira (28) um novo sistema de esgotamento sanitário no Zoológico Municipal de Curitiba. A obra inclui 3 quilômetros de redes coletoras e outros equipamentos. O investimento ultrapassou R$ 1,8 milhão. A inauguração aconteceu como parte da celebração dos 43 anos do Zoológico e, também, do aniversário de 332 anos da Capital, comemorado neste sábado, 29 de março.

 A cerimônia reuniu autoridades municipais, representantes do Instituto Água e Terra, diretores e equipes do zoológico, lideranças regionais e alunos da rede municipal de ensino.

 A nova estrutura conta com tecnologia moderna e sustentável. Além do esgoto tratado, foram instalados três quilômetros de cabo de fibra óptica junto à rede coletora. Com isso, os visitantes terão acesso à internet de qualidade.

 O diretor de Inovação e Novos Negócios da Sanepar, Anatalicio Risden Junior, destacou que a obra amplia o cuidado já oferecido à cidade para dentro do zoológico. “Foi feita uma rede de esgoto que levará todos os dejetos coletados aqui para tratamento na Estação de Tratamento de Esgoto Padilha Sul. Isso melhora as condições de vida dos animais e a experiência dos visitantes, que vêm até aqui para conhecer esse trabalho de preservação”, afirma.

Leia Também:  Rede estadual do Paraná tem 349 alunos premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática

 O zoológico recebe cerca de 650 mil visitantes por ano e é referência na preservação de animais que não podem voltar à natureza. Com a nova instalação, esse compromisso se fortalece.

 O prefeito Eduardo Pimentel reforçou a importância da parceria com a Sanepar para oferecer serviços de qualidade à cidade. “Temos um dos maiores índices de tratamento de esgoto e água do país. Esse investimento não apenas fortalece o saneamento, mas também inova ao integrar conectividade à infraestrutura de esgoto. Agradeço à Sanepar por essa parceria”, diz. 

O diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna, Edson Ferraz Evaristo, destacou o impacto ambiental positivo da iniciativa. “Toda essa estrutura será utilizada na manutenção dos animais e, também, beneficiará o público. Hoje estamos reafirmando o nosso compromisso com o meio ambiente por meio dessa importante parceria”, conclui.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Museu Oscar Niemeyer é destaque em importante publicação de arte internacional

Published

on

By

O jornal britânico The Art Newspaper, um dos mais importantes veículos internacionais de arte, publicou nesta terça-feira (1º) uma reportagem sobre a volta do grande público aos museus, após o período da pandemia. Na matéria, o Museu Oscar Niemeyer (MON), espaço do Governo do Estado, localizado em Curitiba, aparece em destaque como a instituição brasileira com mais visitantes numa única mostra e também como a que registrou maior crescimento percentual entre 2023 e 2024. Confira a matéria.

A reportagem informa que no ano passado o MON alcançou 712 mil visitantes, um aumento de 41% comparado ao ano anterior. A matéria destaca, ainda, a mostra “Extravagâncias”, da artista Joana Vasconcelos, cujo período expositivo atraiu 600 mil pessoas (entre novembro de 2023 e setembro de 2024).

“Ver o MON citado em uma publicação internacional dessa importância é o reconhecimento do trabalho de uma equipe comprometida e que está sempre trabalhando em prol de um espaço melhor e cada vez mais completo”, diz a diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika. “Temos tido uma excelente resposta do público às exposições apresentadas e a uma série de atividades educativas oferecidas pela instituição, o que é motivo de muita satisfação e alegria para nós”, comenta. “Todo o nosso trabalho visa sempre garantir a melhor experiência possível aos visitantes do MON”.

Leia Também:  Dengue: Estado recebe mais medicamentos e reforça trabalho na região de Londrina

THE ART NEWSPAPER – Segundo a matéria veiculada pela publicação The Art Newspaper, o MON foi o museu brasileiro que recentemente mais ganhou público. O segundo foi a Pinacoteca de São Paulo. “Esses dois museus superaram seus números pré-pandêmicos: o Museu Oscar Niemeyer subiu 89% em relação a 2019, enquanto a Pinacoteca de São Paulo subiu 50%”, diz a reportagem.

Em 2024, o Museu Oscar Niemeyer registrou o maior público desde a sua inauguração: 712.196 pessoas. Nos últimos três anos, o MON vem numa curva ascendente, superando seus próprios recordes anteriores. Do total de 2024, 75% foram ingressos gratuitos. Entre os destaques do ano passado, além de 13 exposições realizadas, o Museu entregou importantes obras de infraestrutura e conquistou diversos prêmios, nacionais e internacionais.

“Meu Pequeno Maxixe”: MON realiza oficina sensorial para bebês de 2 a 3 anos em abril

A exposição da artista portuguesa Joana Vasconcelos, “Extravagâncias”, foi inaugurada em 24 de novembro de 2023 e ficou em cartaz até 29 de setembro do ano passado. Foi a maior mostra individual da artista no Brasil e uma das mais grandiosas já realizadas pelo MON, ocupando o Olho e diversos espaços singulares abaixo dele, andares da torre e a principal rampa interna do Museu, com obras gigantescas como a “Valquíria Miss Dior”, com mais de 20 metros de comprimento.

Leia Também:  Rompimento de rede pode afetar abastecimento de água em Fazenda Rio Grande

SOBRE O MON – O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA