NOVA AURORA

PARANÁ

Sanepar e Itaipu inauguram primeiras obras de um pacote de R$ 184 milhões na região Oeste

Publicado em

O diretor-presidente da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Claudio Stabile, o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, a prefeita de Itaipulândia, Cleide Prates, e o diretor-superintendente do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Irineu Colombo, inauguraram, nesta quinta-feira (3), a Estação Elevatória Floresta e cinco quilômetros de rede de esgoto em Itaipulândia, no Oeste do Paraná.

A unidade de bombeamento e a rede de esgoto são as primeiras estruturas já finalizadas que fazem parte do convênio entre Sanepar e Itaipu Binacional e Parque Tecnológico de Itaipu para a implantação de sistemas de esgotamento sanitário em Itaipulândia, Medianeira, Missal, Santa Helena, Ramilândia e Serranópolis do Iguaçu na região. O convênio prevê investimentos de R$ 184 milhões nestes municípios.

Até o fim do convênio, previsto para dezembro de 2025, a estimativa é de que sejam gerados mais de 8.800 empregos, entre diretos, indiretos e induzidos nestes municípios. 

A estação inaugurada em Itaipulândia tem duas bombas submersíveis com capacidade de transbordo de 360 metros cúbicos de esgoto por dia. Para operacionalizar a unidade também foram executados 1,2 quilômetro de linha de recalque, além de 5 km de rede de esgoto. Estas estruturas elevam o atendimento de esgoto dos atuais 68% para 80% da população. A estimativa é que a realização da obra tenha gerado 169 empregos diretos, indiretos e induzidos.

O presidente da Sanepar destacou a parceria com Itaipu para levar saúde preventiva às pessoas. “Nosso trabalho não é só obras, só estação de tratamento, é promover saúde. Sanepar e Itaipu têm esse olhar social. O Paraná deve ser o primeiro estado da federação a alcançar a universalização do saneamento. E, certamente, com a parceria da Itaipu poderemos estender para todo o Estado o que está sendo feito hoje na região Oeste”, afirmou.

Leia Também:  Campanha Agosto Azul

Para o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri, estas obras em saneamento mostram a importância da ciência para melhorar a vida das pessoas. “A parceria entre Sanepar, prefeituras da Região Oeste e Itaipu vai levar vida para as pessoas. Estamos resolvendo problemas básicos em saneamento. A partir deste convênio teremos municípios com quase 100% de saneamento básico. Também deve ser destacada a aplicação da ciência para que, em cada cidade, com sua realidade distinta, a população tenha acesso à saúde”, disse.   

A prefeita Cleide Prates destacou o grande benefício da obra para Itaipulândia. “Essa elevatória foi muito discutida e hoje é um grande dia para as mais de mil pessoas que moram no Bairro Floresta e toda a população da cidade”, acrescentou.

GESTÃO INOVADORA E INTEGRADA  A Sanepar e Itaipu comemoraram a construção de uma moderna estação de tratamento de esgoto em Itaipulândia, que também irá atender a cidade de Missal, permitindo a implantação de um sistema integrado de coleta e tratamento de esgoto para os dois municípios.

A nova ETE de Itaipulândia faz parte de um projeto inovador em saneamento, permitindo o acesso ao sistema de pequenos municípios a baixo custo. A ETE terá capacidade de tratar 27 litros por segundo e alta eficiência de remoção de carga orgânica e de nutrientes do efluente. A gestão será integrada entre os municípios.

Leia Também:  Empresários destacam negócios e vínculos criados pela rodada de negócios de Guarapuava

Em Missal serão implantados 41 km de rede coletora de esgoto e duas estações de bombeamento. Com isso, os dois municípios estarão próximos da meta de universalização de saneamento. O início das obras está previsto para setembro deste ano.

“Hoje é muito custoso para os pequenos municípios terem acesso ao tratamento de esgoto. Vamos ter uma das primeiras experiências para que duas cidades tenham um tratamento único de esgoto. E, como resultado do tratamento, será gerado adubo orgânico e a água residuária com qualidade melhor sem poluir o meio ambiente. Este é um exemplo de parceira extraordinária. Duas empresas públicas, Itaipu e Sanepar, e os municípios”, disse o diretor de Coordenação da Itaipu, Carlos Carboni.

Além de Itaipulândia e Missal, os municípios de Medianeira, Serranópolis do Iguaçu, Ramilândia e Santa Helena serão contemplados com projetos e obras que incluem a implantação de quatro estações de tratamento, 11 estações elevatórias e mais de 150 quilômetros de rede de esgoto, além de tubulações auxiliares. Em todas estas obras serão aplicadas tecnologias inovadoras e com soluções baseadas na natureza.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia

Published

on

By

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição de conhecimentos específicos na área voltada para alunos desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio ou Ensino Médio Técnico das redes públicas e privadas de todo o País.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma online pelo site www.obict.com.br/ ou pelo aplicativo Olímpico, disponível para os sistemas iOS e Android, até o dia 14 de abril, às 22h. As inscrições podem ser feitas pelos professores responsáveis das instituições de ensino, quanto de forma avulsa pelos alunos interessados.

Na primeira edição da Obict, o Paraná já demonstrou ser uma potência na competição. Além de ser o Estado com mais inscritos em todo o País (3.118 de 36.500 alunos), três estudantes do município de Borrazópolis, no Vale do Ivaí, conquistaram medalhas de ouro.

Para o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o Paraná tem todos os recursos para se destacar novamente na segunda edição da Olimpíada. “Vamos fazer um trabalho muito forte em conjunto com outras secretarias, principalmente a de Educação, para que nossos alunos participem ativamente da competição e que neste ano possam ter ainda mais alunos sendo premiados”.

Leia Também:  Prefeitura de Nova Aurora divulga pregão eletônico

Os medalhistas de ouro, Gabriel Telles, João Paulo Machado Filho e Kauê dos Santos, cursam o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual José de Anchieta, mas foram premiados na categoria Ensino Fundamental, pelo desempenho nas provas aplicadas em 2024, quando então estavam matriculados na Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, também em Borrazópolis.

“Os estudantes paranaenses têm se destacado em competições como a Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia, e isso é fruto de um trabalho contínuo direcionado à inovação e à inclusão de componentes curriculares como programação e robótica nas escolas paranaenses. Você que é estudante da rede estadual, inscreva-se na olimpíada, e você, professor, incentive seus estudantes a participarem. Vamos, juntos, mostrar a qualidade da educação paranaense para todo o Brasil”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

COMO FUNCIONA – A Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia será dividida em quatro fases, sendo as duas primeiras de forma online e as duas últimas, presenciais. A primeira fase é a online e acontece entre os dias 2 e 14 de abril, com uma prova que utiliza recursos multimídia e com possibilidade de consulta. A segunda está prevista para entre os dias 21 e 27 de abril, também no formato online, mas sem possibilidade de consulta.

Leia Também:  Campanha Agosto Azul

A terceira etapa, marcada para 30 de maio, será presencial e aplicada em diversos polos ao redor do Brasil. A quarta e última fase também acontece de forma presencial, com data e local a serem divulgados pela organização da competição.

São quatro categorias: Júnior, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Sênior, para alunos do Ensino Médio e Técnico; a categoria livre, aberta para adultos e familiares acompanharem e incentivarem os jovens, e por fim a categoria para estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, novidade da segunda edição da Obict.

A inclusão da nova categoria visa estimular desde cedo o interesse de crianças pelos estudos em ciência, tecnologia e inovação, além do espírito competitivo. Todos os alunos inscritos recebem certificados de participação, e os melhores colocados recebem uma medalha exclusiva ao final da competição.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA