NOVA AURORA

PARANÁ

Sanepar e Invest Paraná vão atuar em parceria com empreendedores da Bacia do Miringuava

Publicado em

A Sanepar e a Invest Paraná assinaram um termo de cooperação técnica para inserir os produtores rurais e empreendedores que moram no entorno da Barragem do Miringuava, em São José dos Pinhais, no programa Vocações Regionais Sustentáveis (VRS).

O programa, desenvolvido pela Invest Paraná – órgão de captação de investimentos do Governo do Paraná, vinculada à Secretaria Estadual de Indústria, Comércio e Serviços (Seics) –, tem o objetivo de agregar valor aos produtos e serviços tradicionais do povo do Paraná e colocá-los de maneira competitiva no mercado. O VRS vai complementar as ações socioambientais previstas no Planejamento de Desenvolvimento Socioterritorial do Miringuava do município.

O trabalho junto aos produtores rurais e empreendedores de outras áreas, como turismo, será realizado pela Sanepar com outros parceiros e financiamento da Caixa Econômica Federal. A partir da identificação dos produtos e serviços daquela região serão definidas as ações de melhoria da qualidade da produção e as rotas de consumo de cada produto.

Leia Também:  Governador participa da inauguração de nova planta industrial de empresa de Maringá

“Quanto mais sustentável for a produção, há um ganho de qualidade que melhora também a comercialização, agregando valor. E isso também se reflete na qualidade da água do Miringuava. A Sanepar atua em parceria com as comunidades”, afirma o diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile.

O presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin, destacou que o VRS contribui com o pequeno agricultor e empreendedor ao transformar a produção e serviços para que tenha mais visibilidade no mercado não só no Paraná, mas também em nível nacional e até mesmo para exportação. “Esse é um grande desafio em que estamos atuando há mais de dois anos”, afirma.

Ele lembrou que trabalho similar já é realizado no Litoral do Paraná, com apoio das prefeituras e iniciativa privada; na região de São Mateus do Sul, envolvendo toda a cadeia de produção da erva-mate; e em municípios da RMC com as produções de morango e maracujá.

A equipe responsável pelo projeto do VRS Miringuava é formada por representantes da Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-Paraná), Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Grupo Boticário, JPR Ambiental e demais parceiros.

Leia Também:  Educação financeira: alunos de Corbélia vivenciam realidade do mercado de trabalho

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.

Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.

Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.

Leia Também:  Conselho dos povos e comunidades tradicionais é eleito em conferência

Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.

O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.

Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.

Leia Também:  Concerto da Orquestra Sinfônica terá repertório de sete compositores no domingo

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA