NOVA AURORA

PARANÁ

Sanepar e Frísia firmam novo Termo de Cooperação Técnica para proteção de mananciais

Publicado em

A Sanepar e a Cooperativa Frísia assinaram nesta sexta-feira (8), em Carambeí, nos Campos Gerais, um novo Termo de Cooperação Técnica, por meio do Programa Fundo Azul, da Companhia. O objetivo é a elaboração de um estudo técnico, com vistas ao afastamento dos resíduos armazenados em esterqueiras instaladas em áreas de mananciais de abastecimento dos municípios de Ponta Grossa e Castro.

O diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile, destacou a parceria, lembrando que a partir do trabalho de proteção das áreas de bacias hidrográficas surgem outras iniciativas importantes que podem contribuir para mitigar os efeitos das mudanças climáticas e fortalecer a economia circular. “Começamos pela Frísia, que nos acolhe para fazer este trabalho, mas a ideia é expandi-lo, evitando que estes dejetos poluam as águas, e que possam gerar subprodutos, como o biofertilizante e o biogás”, afirmou.

O termo marca a terceira fase do Programa Fundo Azul em parceria entre a Sanepar e a Frísia. Na segunda fase, concluída em 2023, foram instaladas esterqueiras em 17 propriedades, adequando o destino dos efluentes de bovinos de pequenos produtores de leite de áreas de mananciais em Castro, Carambeí, Prudentópolis, Teixeira Soares, Palmeira, Imbituva e Irati. Com o manejo adequado, o programa contribuiu para preservar a qualidade da água dos rios ao adequar a destinação de uma média diária de 47 mil litros de efluentes nos rios.

Leia Também:  Simulado mobiliza forças de segurança nos porto de Paranaguá e Antonina

A primeira fase do programa, entre 2019 e 2021, atendeu 15 pequenas propriedades nas bacias hidrográficas dos rios Piraizinho, São João, São Cristóvão e Represa de Alagados. A instalação das esterqueiras permitiu reduzir o aporte de matéria orgânica nestes mananciais de abastecimento público, em cerca de 42 mil litros diários de efluentes.

SEGURANÇA E SUSTENTABILIDADE – A parceria atende ao Plano de Segurança da Água, do Ministério da Saúde. As iniciativas do programa Fundo Azul protegem a água, o solo e a biodiversidade do ecossistema como um todo. Para os produtores, a inciativa contribui para a regularização das pequenas propriedades, estimulando a economia e o desenvolvimento sustentável.

O diretor-presidente da Frísia, Renato Greidanus, destacou que, nos seus quase 100 anos, a cooperativa sempre teve a preocupação em ser sustentável. “Para a Frísia é um orgulho ter esta parceria, pela preocupação que o Estado e a Sanepar têm com a qualidade da água, bem como o apoio aos produtores na responsabilidade que todos temos em cuidar do meio ambiente e promover a sustentabilidade na cadeia produtiva como um todo”, afirmou.

Leia Também:  Museu Oscar Niemeyer é destaque em importante publicação de arte internacional

O secretário estadual da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, que participou da solenidade, enfatizou a satisfação pelo projeto. “Estamos felizes em acompanhar este momento, esperando que tenhamos de fato a possibilidade de que, aprendendo com este modelo inicial, possamos levar para outras regiões, contribuindo para esta visão mais conservacionista. São os efeitos positivos que a gente espera de uma ação como esta”, disse.

PRESENÇAS – O evento também teve a participação do diretor de Inovação e Novos Negócios da Sanepar, Anatalício Risden Jr; do presidente do Instituto Água e Terra, Everton Luiz Souza; do presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR), Natalino Avance de Souza; do superintendente da Cooperativa Frísia, Mário Dykstra; de gerentes da Sanepar, da equipe da Frísia e cooperados beneficiados pelo Programa Fundo Azul.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Calendário turístico de abril tem eventos regionais de Páscoa, Festa do Pacu e ExpoLondrina

Published

on

By

As celebrações da Páscoa, exposições e festas típicas são destaques entre os eventos que atraem turistas e movimentam as diversas regiões do Paraná no mês de abril. Eles compõem a programação do calendário de eventos da Secretaria do Turismo (Setu-PR) e do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor. 

A gastronomia, como sempre, ajuda a enriquecer e dar sabor ao calendário. Um exemplo é o Circuito Gastronômico de Matinhos, no Litoral, que começou no dia 1º do mês e segue até junho. São ofertados pratos típicos, que valorizam a cultura caiçara, em 17 estabelecimentos do município, atraindo visitantes e consumidores para a cidade, em período fora da temporada.

Em Icaraíma, na região Noroeste, acontece a Festa do Pacu, nos dias 12 e 13. Rancho Alegre do Oeste (Oeste) realiza, também nos dias 12 e 13, a Festa da Tilápia no Tacho e Arraiá Municipal, enquanto em Rio Bom (Vale do Ivaí) tem a tradicional Festa do Espeto de Bambu (25 a 27).

Cascavel promove junto, com com a homenagem do Dia do Trabalhador, a 28ª Festa do Costelão, entre 26 de abril e 1º de maio.

TURISMO RELIGIOSO – Unindo atividades físicas com a religiosidade paranaense, acontece no dia 6 a segunda edição do Pedalando com Fé, no município de Cruzeiro do Oeste (Noroeste). 

Entre 8 e 10 deste mês, Foz do Iguaçu recebe o 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso, que vai reunir empresários e profissionais ligados ao segmento, em um momento capacitação e networking sobre o turismo ligado à fé, em suas mais variadas matrizes.

A Paixão de Cristo ganha apresentações e encenações ao redor do Paraná na semana de 13 a 20. Elas acontecem nos municípios de Arapongas, no dia 13; em Altônia e Itaipulândia, ambas no dia 18; e em Medianeira, no dia 20. Já Antonina, no Litoral, promove no dia 11 a sua Páscoa municipal.

FEIRAS E EXPOSIÇÕES – Começa no dia 4 e segue até 13 a ExpoLondrina, uma das maiores feiras do setor agro do Paraná, que reúne, além de eventos técnicos, shows de Ana Castela, Luan Santana, Matheus e Kauan, Simone Mendes, entre outros.

Leia Também:  Centro de Treinamento de Skate, no Tarumã, recebe o Campeonato Brasileiro de Park

Também acontecem a ExpoPalmeira (4 a 7), a ExpoRio, em Rio Bonito do Iguaçu (25 a 27) e a ExpoReal, em Realeza (30 a 4 de maio). Em Toledo, de 9 a 13, será realizada a segunda edição da Toledo Bulls, evento de grandes competições de montaria e shows de renomados artistas do cenário nacional.

Haverá festas de rodeios em Nova Esperança (10 a 12) e Manoel Ribas (25 a 27). Irati promove a sua Motofest, de 11 a 13. Na mesma data, São José das Palmeiras realiza sua festa municipal. Maripá conta com o Arrancadão de Tratores (de 25 a 27), enquanto Guaíra recebe a 46ª Festa das Nações, de 30 de abril a 4 de maio.

Por fim, Missal realiza a 22º Deu Tsches Fest, também de 25 a 27. O evento é um resgate e preservação das tradições germânicas na culinária, na religiosidade e na música e dança.

TRADE – O Viaje Paraná apresenta ao trade do turismo os potenciais do setor no Capacita CVC, em Foz do Iguaçu, de 2 a 6. Também na Terra das Cataratas, de 26 a 29, acontece a Convenção da operadora BWT, reunindo cerca de 300 agentes de viagens, que serão impactados com o turismo paranaense.

ANIVERSÁRIOS E EMANCIPAÇÕES – Abril é marcado também por comemorações que celebram o aniversário ou a emancipação política de municípios paranaenses. É o caso do 61º aniversário de Tapejara, nos dias 12 e 13, e dos 48 anos de emancipação de Francisco Alves, celebrado de 19 a 21.

Em comemoração ao Dia do Trabalhador, em 1º de maio, alguns municípios já antecipam festas alusivas à data. Em Jussara e Rondon, ambos no Noroeste, a comemoração inicia no dia 30.

FORA DO ESTADO – Neste mês, além dos encontros as confraternizações, convenções e festivais ao redor do Paraná, o Estado participa também de eventos ao redor do Brasil. Em São Paulo (SP), entre os dias 14 e 16, acontece a WTM Latin America, enquanto no Rio de Janeiro (RJ), o turismo paranaense estará presente mais uma vez na Boat Show, importante evento ligado ao segmento náutico, que segue até 4 de maio.

Leia Também:  Com ajuda do Estado, 183 famílias de Santa Mariana conquistam casa própria

Confira o calendário de eventos turísticos de abril:

1º de abril a 1º de junho – Circuito Gastronômico de Matinhos

02 a 06 – Capacita CVC Paraná – Foz do Iguaçu

04 a 13 – ExpoLondrina 2025 – Londrina

04 a 07 – ExpoPalmeira – Palmeira

06 – 2ª Edição do Pedalando com Fé – Cruzeiro do Oeste

08 a 10 – 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso – Foz do Iguaçu

09 a 13 – Toledo Bulls – 2ª Edição – Toledo

10 a 12 – Rodeio – Nova Esperança

11 – Páscoa Antonina 2025 – Antonina

11 a 13 – Festa do Município – São José das Palmeiras

11 a 13 – Irati Motofest – Iratí

12 a 13 – 61º Aniversário de Tapejara

12 a 13 – Festa do Pacu – Icaraíma

12 a 13 – Tilápia no Tacho e Arraia Municipal – Rancho Alegre do Oeste

13 – Cavalgada de Rio Bom – Rio Bom

13 – A Paixão de Cristo – Arapongas

14 a 16 – WTM Latin America – São Paulo

18 – Teatro da Paixão de Cristo – Altônia

18 – Encenação da Paixão de Cristo – Itaipulândia

19 a 21 – 48 Anos de Emancipação Política – Francisco Alves

20 – A Paixão de Cristo – Medianeira

25 a 27 – Festa Tradicional do Espeto no Bambu – Rio Bom

25 a 27 – 22º Deu Tsches Fest – Missal

25 a 27 – 30º Rodeio Crioulo – Manoel Ribas

25 a 27 – Exporio 2025 – Rio Bonito do Iguaçu

25 a 27 – Arrancadão de Tratores – Maripá

26 a 29 – Convenção BWT – Foz do Iguaçu

26 a 01 de maio – 57º Festa do Trabalhador e 28º Festa do Costelão – Cascavel

26 a 04 de maio – Boat Show – Rio de Janeiro

30 a 04 de maio – Expo Real – Realeza

30 a 01 de maio – Festa de Comemoração ao Dia do Trabalhador – Jussara

30 a 01 de maio – Festa do Trabalhador – Rondon

30 a 04 de maio – 46° Festa das Nações – Guaíra

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA