NOVA AURORA

PARANÁ

Sanepar celebra 25 anos de certificação ambiental nos sistemas de Foz do Iguaçu

Publicado em

A Sanepar comemora em novembro 25 anos da certificação ISO 14.001 nos sistemas de água e de esgoto de Foz do Iguaçu. Parte das celebrações ocorreu neste domingo (3) com a segunda edição do Circuito Corridas de Rua Sanepar. As comemorações iniciaram na sexta (1º) com homenagens aos empregados que contribuem para manter a certificação do sistema de gestão ambiental na cidade.

Com sucesso de público, a corrida contou com quase 1,5 mil atletas de mais de 20 estados brasileiros. Com percursos de 5 km e 10 km, também incluiu a modalidade Kids com a participação de crianças com mais de cinco anos. Todos os participantes receberam medalhas e os três primeiros colocados de cada categorias por faixa etária levaram para casa um troféu.

Os diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, e o diretor de Meio Ambiente, Julio Gonchorosky fizeram os percursos de 5 km e 10 km, respectivamente. Além deles, vários empregados da Companhia de todo Estado participaram das provas.

No ano passado, Foz do Iguaçu inaugurou a fase regional do Circuito de Rua Sanepar e reuniu mais de mil atletas que fizeram os percursos de 5 km e 10 km, saindo da Roda Gigante, próximo ao Marco das Três Fronteiras, seguindo pela Avenida General Meira até próximo da Avenida das Cataratas.

HOMENAGENS – As comemorações ocorreram também na sexta-feira. Durante as homenagens aos empregados de Foz do Iguaçu e de Cianorte, cujo aterro sanitário também celebra 11 anos de conquista da certificação ambiental, foi reconhecido o trabalho dos empregados que atuam, direta ou indiretamente, nas estações de tratamento de esgoto do Paraná com o melhor desempenho ambiental, apresentado no Diagnóstico Ambiental – levantamento feito pela Companhia referente aos controles operacionais das estações de tratamento de esgoto, que devem estar em acordo com a legislação.

Leia Também:  Justiça estadual libera licenciamento para expansão de aterro que atende 29 municípios da RMC

O diretor-presidente, Wilson Bley, disse que os 25 anos de certificação mostram a constância do trabalho, do esforço e o empenho de todos os empregados para transformar o que fazem no seu dia a dia. “Ter esta certificação é acreditar efetivamente no que fazemos todos os dias com excelência, competência, com amor e dedicação, para transformar a realidade em boas realizações”, destacou.

HOMENAGENS – Em comemoração ao Jubileu de Prata da certificação ISO 14.001, os empregados Edgard Faust Filho, Pedro Luis Prado Franco, Lutero Lúcio, Celina Faune Safranski, Walderez Ribas, Kleber Ramirez, Roberto Zielinski Luiz Carlos Medeiros e Márcio Benitz receberam placas em reconhecimento à dedicação e contribuição para manter a certificação ao longo dos 25 anos em Foz do Iguaçu e nos últimos 11 anos no Aterro Sanitário de Cianorte.

Representando todos os empregados, o engenheiro Edgard Faust Filho, um dos precursores da implantação da certificação ambiental em Foz do Iguaçu, disse que a cidade tinha uma característica de ambiente difícil, mas que o esforço na implantação e a sequência deste trabalho estão refletidos nas comemorações destes 25 anos de certificação ambiental. As diretorias e as gerências Geral Noroeste, Geral Sudoeste, Regional Foz do Iguaçu e Regional Umuarama receberam placas de homenagem.

Leia Também:  Governador destaca atuação conjunta entre Estado e municípios na posse da AMP

O diretor de Operações, Sergio Wippel, também destacou que o resultado do esforço para manutenção da certificação ISO 14.001 está presente em diversas unidades da empresa. “O resultado é replicado em todo o Paraná. As boas práticas iniciadas em Foz do Iguaçu e posteriormente no Aterro de Cianorte têm sido replicadas, independente de certificação, em várias unidades operacionais da Sanepar em todo o Estado.

DIAGNÓSTICO AMBIENTAL – Cerca de 30 técnicos e operadores de estações de tratamento de esgoto que atuam nas unidades que tiveram os melhores desempenhos ambientais no Indicador de Conformidade Ambiental (ICA), do Diagnóstico Ambiental, também foram homenageados durante as comemorações da certificação em Foz do Iguaçu.

Estes empregados representaram todos os que diariamente trabalham no tratamento do esgoto para que estas unidades cumpram rigorosamente a legislação ambiental.

O diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Julio Gonchoroski, elogiou o trabalho de qualidade e compliance dos empregados. “Quero agradecer a todos que se esforçam para atender a parte ambiental. Cada projeto e trabalho de hoje são melhores que os de antigamente e os do futuro vão ser ainda melhores. Também quero agradecer a todos que atuam no diagnóstico”, disse.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia

Published

on

By

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição de conhecimentos específicos na área voltada para alunos desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio ou Ensino Médio Técnico das redes públicas e privadas de todo o País.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma online pelo site www.obict.com.br/ ou pelo aplicativo Olímpico, disponível para os sistemas iOS e Android, até o dia 14 de abril, às 22h. As inscrições podem ser feitas pelos professores responsáveis das instituições de ensino, quanto de forma avulsa pelos alunos interessados.

Na primeira edição da Obict, o Paraná já demonstrou ser uma potência na competição. Além de ser o Estado com mais inscritos em todo o País (3.118 de 36.500 alunos), três estudantes do município de Borrazópolis, no Vale do Ivaí, conquistaram medalhas de ouro.

Para o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o Paraná tem todos os recursos para se destacar novamente na segunda edição da Olimpíada. “Vamos fazer um trabalho muito forte em conjunto com outras secretarias, principalmente a de Educação, para que nossos alunos participem ativamente da competição e que neste ano possam ter ainda mais alunos sendo premiados”.

Leia Também:  Porto em Ação faz mais de 500 atendimentos a caminhoneiros no Pátio de Triagem

Os medalhistas de ouro, Gabriel Telles, João Paulo Machado Filho e Kauê dos Santos, cursam o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual José de Anchieta, mas foram premiados na categoria Ensino Fundamental, pelo desempenho nas provas aplicadas em 2024, quando então estavam matriculados na Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, também em Borrazópolis.

“Os estudantes paranaenses têm se destacado em competições como a Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia, e isso é fruto de um trabalho contínuo direcionado à inovação e à inclusão de componentes curriculares como programação e robótica nas escolas paranaenses. Você que é estudante da rede estadual, inscreva-se na olimpíada, e você, professor, incentive seus estudantes a participarem. Vamos, juntos, mostrar a qualidade da educação paranaense para todo o Brasil”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

COMO FUNCIONA – A Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia será dividida em quatro fases, sendo as duas primeiras de forma online e as duas últimas, presenciais. A primeira fase é a online e acontece entre os dias 2 e 14 de abril, com uma prova que utiliza recursos multimídia e com possibilidade de consulta. A segunda está prevista para entre os dias 21 e 27 de abril, também no formato online, mas sem possibilidade de consulta.

Leia Também:  Rally Transparaná 2024 encerra com chegada emocionante em Guaratuba

A terceira etapa, marcada para 30 de maio, será presencial e aplicada em diversos polos ao redor do Brasil. A quarta e última fase também acontece de forma presencial, com data e local a serem divulgados pela organização da competição.

São quatro categorias: Júnior, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Sênior, para alunos do Ensino Médio e Técnico; a categoria livre, aberta para adultos e familiares acompanharem e incentivarem os jovens, e por fim a categoria para estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, novidade da segunda edição da Obict.

A inclusão da nova categoria visa estimular desde cedo o interesse de crianças pelos estudos em ciência, tecnologia e inovação, além do espírito competitivo. Todos os alunos inscritos recebem certificados de participação, e os melhores colocados recebem uma medalha exclusiva ao final da competição.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA