NOVA AURORA

PARANÁ

Sanepar apresenta modelo de PPPs de esgotamento sanitário em evento no Ceará

Publicado em

A Sanepar apresentou nesta sexta-feira (4), em Fortaleza, os cases de sucesso das Parcerias Público-Privadas (PPPs) da empresa para representantes do governo cearense e da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). A participação foi à convite da Cagece, na programação do Workshop de Modelagem Jurídica para novas PPPs – Lições Aprendidas e Aprimoramentos’.

“Apresentamos detalhadamente aspectos sobre as modelagens dos quatro lotes de PPPs de serviços de esgotamento sanitário, os principais pontos de atenção, oportunidades de melhoria observadas e todos os aspectos relevantes a serem considerados nas modelagens”, explica Marisa Capriglioni, da Diretoria de Inovação e Novos Negócios da Sanepar, que representou a Companhia no evento.

Modelo de excelência para outras empresas, a Sanepar é uma das companhias de saneamento do Brasil mais próximas de alcançar a meta de universalização, que é de 90% de atendimento com esgoto sanitário até 2033, conforme determina o Marco Legal do Saneamento. Atualmente, a Sanepar já tem 100% de atendimento com água tratada e 80,5% de cobertura com coleta de esgoto, sendo que 100% do esgoto coletado recebe tratamento.

Leia Também:  Estado contrata estudo de VLT entre o Centro Cívico e o Aeroporto Afonso Pena

O mais recente processo de PPP da Sanepar, realizado em setembro, reuniu três lotes, abrangendo 112 municípios. Serão investidos R$ 2,9 bilhões na implantação de sistemas de esgotamento sanitário em 76 municípios, e na ampliação dos serviços em mais 36 cidades paranaenses, totalizando 222 mil novas ligações de esgoto. O primeiro processo de PPP da Sanepar, realizado em meados de 2023, soma investimento de R$ 1,2 bilhão para atendimento de 640 mil pessoas, em 16 municípios.

Os contratos de PPP darão celeridade ao processo de universalização do saneamento no Paraná. As parcerias incluem a execução das obras, manutenção e operação dos sistemas de esgoto, com permanente fiscalização da Sanepar acerca dos serviços prestados.

“Estamos trazendo bons parceiros para promover a modernização no serviço de saneamento no Paraná. Vamos chegar de forma acelerada à universalização, mantendo a qualidade dos serviços, com responsabilidade ambiental e social para a população”, afirma o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley.

Leia Também:  Secretaria da Fazenda inaugura novo espaço para conferências e seminários em gestão fiscal

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.

Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.

Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.

Leia Também:  Estado contrata estudo de VLT entre o Centro Cívico e o Aeroporto Afonso Pena

Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.

O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.

Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.

Leia Também:  BR 376 é interditada preventivamente devido às fortes chuvas no Litoral do Paraná

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA