NOVA AURORA

PARANÁ

Sanepar amplia ações de preservação de abelhas nativas na Região Metropolitana de Curitiba

Publicado em

A Sanepar está ampliando as ações de preservação de abelhas nativas na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). A Companhia está instalando caixas especiais para a criação de abelhas nativas sem ferrão em escolas municipais e também no jardim de sua sede, em Curitiba, como parte das ações de preservação ambiental da empresa. A primeira contemplada é a Escola Municipal Cecília Meireles, em Agudos do Sul, em um projeto desenvolvido em parceria com a prefeitura.

No jardim da escola são cultivadas espécies de plantas que agradam as abelhas dos tipos jataí, mirim e mandaçaia. O trabalho é feito por voluntários, professores e alunos, com apoio técnico da Sanepar, que adequou o jardim. Agora, a comunidade escolar passou a cuidar do local.

Além de Agudos do Sul, a Sanepar instalará caixas em Campo Magro e Colombo, também na RMC. Os espaços são chamados de Jardins de Água e Mel da Sanepar e foram inspirados em ações da Prefeitura de Curitiba, e posteriormente do Governo do Estado (Poliniza Paraná), e nas ideias do agroecólogo Felipe Thiago de Jesus.

Leia Também:  Sanepar fará coleta de lixo em vários pontos de Morretes neste sábado

A iniciativa ganha destaque em função do Dia Mundial das Abelhas, comemorado neste sábado, 20 de maio, data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2017.

“Essenciais para a vida no planeta, as abelhas atuam na manutenção da biodiversidade e na produção de alimentos, por causa da polinização. Elas também estão ligadas à qualidade do meio ambiente, incluindo os recursos hídricos”, diz o diretor de Meio Ambiente da Sanepar, Julio Gonchorosky.

Ele explica que há espécies ameaçadas de extinção. “Nesse sentido, as ações educativas são urgentes. Na Sanepar, além das atividades da empresa, temos empregados que atuam por conta própria nos locais onde vivem porque entenderam a importância das abelhas”, afirma.

CEAM – Em Piraquara as caixas para as abelhas nativas sem ferrão estão instaladas, já há mais de dez anos, no Centro de Educação Ambiental dos Mananciais da Serra (Ceam), mantido pela Sanepar no município. Elas abrigam as espécies jataí e mirim. O meliponário – local onde se criam abelhas nativas sem ferrão – do Ceam também é utilizado em ações educativas.

Leia Também:  Qualidade da água se mantém própria para banho em 50 pontos monitorados pelo IAT

Em 2021, Sanepar e Embrapa firmaram um termo de cooperação técnica para a produção de um protocolo de uso das abelhas nativas sem ferrão como um sensor ambiental eficiente e de baixo custo para monitorar as condições ambientais e da água na região lindeira à Barragem Piraquara I. O projeto está em andamento.

POLINIZAÇÃO – A produção de alimentos depende da polinização feita pelas abelhas, que é o processo de transporte de grãos de pólen do órgão reprodutor masculino da planta para o órgão feminino. Inúmeros tipos de vegetais deixariam de existir sem a polinização, considerado um serviço ecossistêmico essencial para a existência de vida no planeta.

Segundo a ONU, do processo de polinização dependem cerca de 90% das espécies de flores silvestres, 75% das plantações de alimentos e 35% das terras aráveis do mundo.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Calendário turístico de abril tem eventos regionais de Páscoa, Festa do Pacu e ExpoLondrina

Published

on

By

As celebrações da Páscoa, exposições e festas típicas são destaques entre os eventos que atraem turistas e movimentam as diversas regiões do Paraná no mês de abril. Eles compõem a programação do calendário de eventos da Secretaria do Turismo (Setu-PR) e do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor. 

A gastronomia, como sempre, ajuda a enriquecer e dar sabor ao calendário. Um exemplo é o Circuito Gastronômico de Matinhos, no Litoral, que começou no dia 1º do mês e segue até junho. São ofertados pratos típicos, que valorizam a cultura caiçara, em 17 estabelecimentos do município, atraindo visitantes e consumidores para a cidade, em período fora da temporada.

Em Icaraíma, na região Noroeste, acontece a Festa do Pacu, nos dias 12 e 13. Rancho Alegre do Oeste (Oeste) realiza, também nos dias 12 e 13, a Festa da Tilápia no Tacho e Arraiá Municipal, enquanto em Rio Bom (Vale do Ivaí) tem a tradicional Festa do Espeto de Bambu (25 a 27).

Cascavel promove junto, com com a homenagem do Dia do Trabalhador, a 28ª Festa do Costelão, entre 26 de abril e 1º de maio.

TURISMO RELIGIOSO – Unindo atividades físicas com a religiosidade paranaense, acontece no dia 6 a segunda edição do Pedalando com Fé, no município de Cruzeiro do Oeste (Noroeste). 

Entre 8 e 10 deste mês, Foz do Iguaçu recebe o 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso, que vai reunir empresários e profissionais ligados ao segmento, em um momento capacitação e networking sobre o turismo ligado à fé, em suas mais variadas matrizes.

A Paixão de Cristo ganha apresentações e encenações ao redor do Paraná na semana de 13 a 20. Elas acontecem nos municípios de Arapongas, no dia 13; em Altônia e Itaipulândia, ambas no dia 18; e em Medianeira, no dia 20. Já Antonina, no Litoral, promove no dia 11 a sua Páscoa municipal.

FEIRAS E EXPOSIÇÕES – Começa no dia 4 e segue até 13 a ExpoLondrina, uma das maiores feiras do setor agro do Paraná, que reúne, além de eventos técnicos, shows de Ana Castela, Luan Santana, Matheus e Kauan, Simone Mendes, entre outros.

Leia Também:  Batalhão de Polícia Rodoviária comemora 60 anos em evento com policiais de 15 estados

Também acontecem a ExpoPalmeira (4 a 7), a ExpoRio, em Rio Bonito do Iguaçu (25 a 27) e a ExpoReal, em Realeza (30 a 4 de maio). Em Toledo, de 9 a 13, será realizada a segunda edição da Toledo Bulls, evento de grandes competições de montaria e shows de renomados artistas do cenário nacional.

Haverá festas de rodeios em Nova Esperança (10 a 12) e Manoel Ribas (25 a 27). Irati promove a sua Motofest, de 11 a 13. Na mesma data, São José das Palmeiras realiza sua festa municipal. Maripá conta com o Arrancadão de Tratores (de 25 a 27), enquanto Guaíra recebe a 46ª Festa das Nações, de 30 de abril a 4 de maio.

Por fim, Missal realiza a 22º Deu Tsches Fest, também de 25 a 27. O evento é um resgate e preservação das tradições germânicas na culinária, na religiosidade e na música e dança.

TRADE – O Viaje Paraná apresenta ao trade do turismo os potenciais do setor no Capacita CVC, em Foz do Iguaçu, de 2 a 6. Também na Terra das Cataratas, de 26 a 29, acontece a Convenção da operadora BWT, reunindo cerca de 300 agentes de viagens, que serão impactados com o turismo paranaense.

ANIVERSÁRIOS E EMANCIPAÇÕES – Abril é marcado também por comemorações que celebram o aniversário ou a emancipação política de municípios paranaenses. É o caso do 61º aniversário de Tapejara, nos dias 12 e 13, e dos 48 anos de emancipação de Francisco Alves, celebrado de 19 a 21.

Em comemoração ao Dia do Trabalhador, em 1º de maio, alguns municípios já antecipam festas alusivas à data. Em Jussara e Rondon, ambos no Noroeste, a comemoração inicia no dia 30.

FORA DO ESTADO – Neste mês, além dos encontros as confraternizações, convenções e festivais ao redor do Paraná, o Estado participa também de eventos ao redor do Brasil. Em São Paulo (SP), entre os dias 14 e 16, acontece a WTM Latin America, enquanto no Rio de Janeiro (RJ), o turismo paranaense estará presente mais uma vez na Boat Show, importante evento ligado ao segmento náutico, que segue até 4 de maio.

Leia Também:  Ceasa Maringá funcionará no feriado de 12 de outubro; demais unidades fecham

Confira o calendário de eventos turísticos de abril:

1º de abril a 1º de junho – Circuito Gastronômico de Matinhos

02 a 06 – Capacita CVC Paraná – Foz do Iguaçu

04 a 13 – ExpoLondrina 2025 – Londrina

04 a 07 – ExpoPalmeira – Palmeira

06 – 2ª Edição do Pedalando com Fé – Cruzeiro do Oeste

08 a 10 – 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso – Foz do Iguaçu

09 a 13 – Toledo Bulls – 2ª Edição – Toledo

10 a 12 – Rodeio – Nova Esperança

11 – Páscoa Antonina 2025 – Antonina

11 a 13 – Festa do Município – São José das Palmeiras

11 a 13 – Irati Motofest – Iratí

12 a 13 – 61º Aniversário de Tapejara

12 a 13 – Festa do Pacu – Icaraíma

12 a 13 – Tilápia no Tacho e Arraia Municipal – Rancho Alegre do Oeste

13 – Cavalgada de Rio Bom – Rio Bom

13 – A Paixão de Cristo – Arapongas

14 a 16 – WTM Latin America – São Paulo

18 – Teatro da Paixão de Cristo – Altônia

18 – Encenação da Paixão de Cristo – Itaipulândia

19 a 21 – 48 Anos de Emancipação Política – Francisco Alves

20 – A Paixão de Cristo – Medianeira

25 a 27 – Festa Tradicional do Espeto no Bambu – Rio Bom

25 a 27 – 22º Deu Tsches Fest – Missal

25 a 27 – 30º Rodeio Crioulo – Manoel Ribas

25 a 27 – Exporio 2025 – Rio Bonito do Iguaçu

25 a 27 – Arrancadão de Tratores – Maripá

26 a 29 – Convenção BWT – Foz do Iguaçu

26 a 01 de maio – 57º Festa do Trabalhador e 28º Festa do Costelão – Cascavel

26 a 04 de maio – Boat Show – Rio de Janeiro

30 a 04 de maio – Expo Real – Realeza

30 a 01 de maio – Festa de Comemoração ao Dia do Trabalhador – Jussara

30 a 01 de maio – Festa do Trabalhador – Rondon

30 a 04 de maio – 46° Festa das Nações – Guaíra

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA