NOVA AURORA

PARANÁ

Sanepar abriga feira de produtos sustentáveis colhidos na Bacia do Miringuava

Publicado em

A Sanepar é mais um ponto de venda de produtos sustentáveis da Bacia do Miringuava que têm sido comercializados em Curitiba. Os itens colhidos e produzidos pelos nove produtores que integram o Projeto Guaviva, em São José dos Pinhais, foram vendidos nesta terça-feira (26), na sede da Companhia, na Capital.

Os produtos ofertados na Feira de Produtos Sustentáveis do Miringuava – Guaviva são produzidos por meio dos Sistemas Agroecológicos de Plantio Direto de Hortaliças (SPDH).

A feira oferece os seguintes produtos: pão caseiro, cuca de morango, geleias, conservas, couve-flor, couve manteiga, couve kale, alface, abobrinha, cebolinha, salsinha, cenoura, brócolis, agrião, rúcula, espinafre, tomate cereja, morangos, saladas higienizadas, cogumelos e bolos de chocolate, cenoura e fubá. E outros produtos de acordo com o período do ano.

TRANSFORMAÇÃO SOCIAL – A Sanepar é uma das instituições que apoiam o Projeto Guaviva. Na Bacia do Miringuava, a empresa executa uma grande obra de captação e de reservação de água para o abastecimento dos moradores de Curitiba e de municípios da Região Metropolitana.

A bióloga Daisy Maia, gestora de Educação Socioambiental que atua nessa bacia, destaca que o trabalho com os moradores demostra a responsabilidade social da Sanepar com a implantação de obras, porque impacta a vida das pessoas que moram na região.

Leia Também:  Verão Maior Paraná terá edição histórica com grandes shows, esporte e sustentabilidade

“O incentivo à adoção de práticas sustentáveis, do não uso de agrotóxicos, protege e preserva a água do manancial. E esse trabalho socioambiental, além de fazer parte das condicionantes da licença para implantação da obra, ajuda aos produtores na adoção de novas práticas de produção e comercialização de produtos agrícolas artesanais, com ênfase na sustentabilidade”, diz ela.

Daisy acrescenta que o cuidado com o meio ambiente é responsabilidade de todos. “Só a obra da barragem não garante o abastecimento futuro. É preciso cuidar da água e de todo o entorno para preservar o meio ambiente e ter a certeza da perenidade das fontes”, explica a gestora.

Rosimar dos Passos Jorge, mora nas proximidades da barragem e é uma das integrantes do Guaviva, desde 2022. Além dos produtos que cultiva junto com as três filhas, traz os produtos de outros produtores para comercializar na Capital, em Campina Grande do Sul e em São José dos Pinhais.

Ela diz que a maioria dos produtos são orgânicos e outros com produção sustentável. “O projeto incentiva os produtores a não usar produtos que possam agredir o solo e a água. Meu trabalho, além de produzir, é o de trazer os produtos sustentáveis para a cidade”, diz.

A empregada da Gerência de Gestão Ambiental da Sanepar Verena Mehler foi uma das compradoras na Feira. Ao dar uma olhada se deparou com cogumelos bonitos e frescos, o que a levou a adquirir.

Leia Também:  Estado repovoa Parque Passaúna em Curitiba com meio milhão de peixes nativos

“Fazer compras aqui é bom pela facilidade. Saio daqui e levo os produtos fresquinhos para casa. Além disso, gosto muito de comprar produtos da região, direto do produtor, sem intermediário, evitando ainda que alimento fique muito tempo no transporte do dentro de caminhões”.

Verena destaca ainda a questão da saúde. “Mesmo alguns não sendo totalmente orgânicos, esses produtores evitam o uso de agrotóxicos, utilizando outras alternativas de controle de pragas. E ainda auxiliamos os produtores da Bacia a terem sua subsistência sem precisar sair de lá”, completa.

Na sede da Companhia, inicialmente, a venda será feita uma vez por mês. Para 2025, os organizadores esperam que mais produtores façam adesão ao processo de produção agrícola com práticas sustentáveis do uso do solo e da água.

Por isso, é importante a promoção de comercialização desses produtos dentro da Sanepar, ajudando a desenvolver a responsabilidade social junto aos produtores e moradores do entorno da futura Barragem do Miringuava.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.

Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.

Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.

Leia Também:  Praias de Matinhos e Pontal lotam durante shows de Leonardo e da dupla Bruno & Barretto

Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.

O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.

Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.

Leia Também:  Sanepar passa a integrar Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 em 2023

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA