NOVA AURORA

PARANÁ

Sanepar abre inscrições para evento internacional sobre inovações e tecnologias para água

Publicado em

Inovações e tecnologias para água e esgoto serão tema de um workshop promovido pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Parque Tecnológico de Itaipu (PTI-BR), NHL Stenden Universidade de Ciências Aplicadas da Holanda e Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Paraná (ABES-PR), na próxima semana, em Curitiba.

O I Workshop Inovações em Tecnologias para Água: uma Aliança entre Holanda e Brasil será realizado de forma presencial, no Auditório Tarumã da Sanepar, na capital paranaense, na sexta-feira (26). As inscrições são gratuitas, porém limitadas.

A programação prevê discussões e painéis com lideranças, técnicos, pesquisadores e empresas fornecedoras de materiais, serviços e tecnologias inovadoras para o setor. O painel de abertura terá como tema os desafios para acelerar a inovação nos processos água e esgoto.

O papel das startups em busca de soluções inovadoras será debatido em dois painéis, com a participação de startups brasileiras e holandesas que desenvolvem soluções tecnológicas aplicáveis ao setor. No último painel do dia, o tema são as oportunidades de conexão entre os serviços públicos e as startups. As apresentações serão conduzidas em inglês e português e haverá tradução simultânea.

Leia Também:  Sanepar informa a população sobre golpes

O diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile, afirma que o evento contribuirá para o compartilhamento de conhecimentos, ativação de parcerias, bem como para avanços na busca por tecnologias inovadoras.

“É o que a Sanepar tem feito nos últimos anos. Com mais de 60 anos de atuação, a Companhia possui infraestruturas e índices de referência no contexto da América Latina. Mas estamos indo além, com parcerias internacionais como esta com os holandeses, sempre focando no fortalecimento da Companhia, na prospecção de inovações que tornem nossos serviços cada vez mais eficientes e na geração de valor para a sociedade”, afirmou.

Para o diretor de Negócios e Inovação do Parque Tecnológico Itaipu, Eduardo de Miranda, o encontro possibilita importantes atualizações tecnológicas e conexões muito promissoras para a aceleração da inovação no saneamento do estado. “Iniciativas como essa demonstram o quanto o amadurecimento do ecossistema da inovação está alavancando o aprimoramento de serviços e produtos que beneficiam toda sociedade, gerando riqueza e bem-estar”, disse.

Leia Também:  Festival de Audiovisualidades do MAC Paraná terá mostras competitivas e de acervo

O evento é um dos desdobramentos da missão da Sanepar na Europa na semana passada e que contemplou, dentre outros, reuniões e visitas técnicas a centros de pesquisa e inovação voltados ao desenvolvimento de novas tecnologias para água. “Observamos na Holanda modelos de gestão inspiradores e um ecossistema de inovação colaborativo e muito ativo. O evento permitirá debater tais perspectivas e avaliar as possibilidades de intercâmbio acadêmico e empresarial”, afirmou Gustavo Possetti, gerente de Pesquisa e Inovação da Sanepar.

Serviço:

Dia: 26 de maio, sexta-feira

Horário: das 8h às 18h

Endereço: Auditório Tarumã – Sanepar – R. Eng. Antônio Batista Ribas, 151 – Tarumã, Curitiba (PR)

Tradução simultânea inglês-português

Inscrições gratuitas e limitadas no link https://forms.office.com/r/fecwAjsAwM

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia

Published

on

By

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição de conhecimentos específicos na área voltada para alunos desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio ou Ensino Médio Técnico das redes públicas e privadas de todo o País.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma online pelo site www.obict.com.br/ ou pelo aplicativo Olímpico, disponível para os sistemas iOS e Android, até o dia 14 de abril, às 22h. As inscrições podem ser feitas pelos professores responsáveis das instituições de ensino, quanto de forma avulsa pelos alunos interessados.

Na primeira edição da Obict, o Paraná já demonstrou ser uma potência na competição. Além de ser o Estado com mais inscritos em todo o País (3.118 de 36.500 alunos), três estudantes do município de Borrazópolis, no Vale do Ivaí, conquistaram medalhas de ouro.

Para o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o Paraná tem todos os recursos para se destacar novamente na segunda edição da Olimpíada. “Vamos fazer um trabalho muito forte em conjunto com outras secretarias, principalmente a de Educação, para que nossos alunos participem ativamente da competição e que neste ano possam ter ainda mais alunos sendo premiados”.

Leia Também:  Com coordenação da Sanepar, voluntários limpam e preservam o Rio Cascavel

Os medalhistas de ouro, Gabriel Telles, João Paulo Machado Filho e Kauê dos Santos, cursam o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual José de Anchieta, mas foram premiados na categoria Ensino Fundamental, pelo desempenho nas provas aplicadas em 2024, quando então estavam matriculados na Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, também em Borrazópolis.

“Os estudantes paranaenses têm se destacado em competições como a Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia, e isso é fruto de um trabalho contínuo direcionado à inovação e à inclusão de componentes curriculares como programação e robótica nas escolas paranaenses. Você que é estudante da rede estadual, inscreva-se na olimpíada, e você, professor, incentive seus estudantes a participarem. Vamos, juntos, mostrar a qualidade da educação paranaense para todo o Brasil”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

COMO FUNCIONA – A Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia será dividida em quatro fases, sendo as duas primeiras de forma online e as duas últimas, presenciais. A primeira fase é a online e acontece entre os dias 2 e 14 de abril, com uma prova que utiliza recursos multimídia e com possibilidade de consulta. A segunda está prevista para entre os dias 21 e 27 de abril, também no formato online, mas sem possibilidade de consulta.

Leia Também:  Inscrições para organizações civis participarem do Conselho do Idoso vão até segunda-feira

A terceira etapa, marcada para 30 de maio, será presencial e aplicada em diversos polos ao redor do Brasil. A quarta e última fase também acontece de forma presencial, com data e local a serem divulgados pela organização da competição.

São quatro categorias: Júnior, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Sênior, para alunos do Ensino Médio e Técnico; a categoria livre, aberta para adultos e familiares acompanharem e incentivarem os jovens, e por fim a categoria para estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, novidade da segunda edição da Obict.

A inclusão da nova categoria visa estimular desde cedo o interesse de crianças pelos estudos em ciência, tecnologia e inovação, além do espírito competitivo. Todos os alunos inscritos recebem certificados de participação, e os melhores colocados recebem uma medalha exclusiva ao final da competição.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA