NOVA AURORA

PARANÁ

Sanepar abre inscrições para evento internacional sobre inovações e tecnologias para água

Publicado em

Inovações e tecnologias para água e esgoto serão tema de um workshop promovido pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Parque Tecnológico de Itaipu (PTI-BR), NHL Stenden Universidade de Ciências Aplicadas da Holanda e Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Paraná (ABES-PR), na próxima semana, em Curitiba.

O I Workshop Inovações em Tecnologias para Água: uma Aliança entre Holanda e Brasil será realizado de forma presencial, no Auditório Tarumã da Sanepar, na capital paranaense, na sexta-feira (26). As inscrições são gratuitas, porém limitadas.

A programação prevê discussões e painéis com lideranças, técnicos, pesquisadores e empresas fornecedoras de materiais, serviços e tecnologias inovadoras para o setor. O painel de abertura terá como tema os desafios para acelerar a inovação nos processos água e esgoto.

O papel das startups em busca de soluções inovadoras será debatido em dois painéis, com a participação de startups brasileiras e holandesas que desenvolvem soluções tecnológicas aplicáveis ao setor. No último painel do dia, o tema são as oportunidades de conexão entre os serviços públicos e as startups. As apresentações serão conduzidas em inglês e português e haverá tradução simultânea.

Leia Também:  Inscrições para concurso que selecionará 10 novos cadetes para os Bombeiros vão até agosto

O diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile, afirma que o evento contribuirá para o compartilhamento de conhecimentos, ativação de parcerias, bem como para avanços na busca por tecnologias inovadoras.

“É o que a Sanepar tem feito nos últimos anos. Com mais de 60 anos de atuação, a Companhia possui infraestruturas e índices de referência no contexto da América Latina. Mas estamos indo além, com parcerias internacionais como esta com os holandeses, sempre focando no fortalecimento da Companhia, na prospecção de inovações que tornem nossos serviços cada vez mais eficientes e na geração de valor para a sociedade”, afirmou.

Para o diretor de Negócios e Inovação do Parque Tecnológico Itaipu, Eduardo de Miranda, o encontro possibilita importantes atualizações tecnológicas e conexões muito promissoras para a aceleração da inovação no saneamento do estado. “Iniciativas como essa demonstram o quanto o amadurecimento do ecossistema da inovação está alavancando o aprimoramento de serviços e produtos que beneficiam toda sociedade, gerando riqueza e bem-estar”, disse.

Leia Também:  Tecnologia contra o crime: drone térmico da PMPR encontra fugitivos no meio da mata

O evento é um dos desdobramentos da missão da Sanepar na Europa na semana passada e que contemplou, dentre outros, reuniões e visitas técnicas a centros de pesquisa e inovação voltados ao desenvolvimento de novas tecnologias para água. “Observamos na Holanda modelos de gestão inspiradores e um ecossistema de inovação colaborativo e muito ativo. O evento permitirá debater tais perspectivas e avaliar as possibilidades de intercâmbio acadêmico e empresarial”, afirmou Gustavo Possetti, gerente de Pesquisa e Inovação da Sanepar.

Serviço:

Dia: 26 de maio, sexta-feira

Horário: das 8h às 18h

Endereço: Auditório Tarumã – Sanepar – R. Eng. Antônio Batista Ribas, 151 – Tarumã, Curitiba (PR)

Tradução simultânea inglês-português

Inscrições gratuitas e limitadas no link https://forms.office.com/r/fecwAjsAwM

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Sanepar apresenta edital de PPP para acelerar obras de saneamento em 16 cidades na B3

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Inscrições para concurso que selecionará 10 novos cadetes para os Bombeiros vão até agosto

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA