NOVA AURORA

PARANÁ

RU da UEL comemora 25 anos com quase 12 milhões de refeições servidas

Publicado em

O Restaurante Universitário (RU) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) completa, neste domingo (30), 25 anos de atividade, contabilizando quase 12 milhões de refeições servidas ao longo de sua história. Para marcar a data, a equipe vai servir um cardápio especial nesta quinta-feira (27), adiantando as comemorações que incluem o lançamento de uma logo.

O cardápio comemorativo será bife à parmegiana, incluindo arroz (integral ou não), feijão e as opções de salada. A opção vegetariana do dia será hambúrguer de PTS à parmegiana. A sobremesa será o tradicional bolo de pote, que tem grande aceitação entre estudantes, professores e servidores da UEL nas datas especiais. 

“Entendemos que o restaurante é um equipamento social muito importante, que favorece a permanência dos estudantes e servidores, proporcionando uma refeição balanceada, com nutrientes, para a manutenção da segurança alimentar. É uma grande satisfação para todos os servidores, cada dia é uma luta e sabemos que a instituição preza por manter o restaurante funcionando de forma total”, diz o chefe da Divisão do RU, Márcio Rogério Moraes Machado.

Leia Também:  Banco da Mulher Paranaense já liberou R$ 150 milhões em crédito para empreendedoras

Ele ressalta que, nesta quinta, o restaurante está preparado para servir 4,5 mil refeições entre o almoço e o jantar comemorativos. “É uma gratidão muito grande poder atender a nossa comunidade universitária”, afirma. A comemoração deve contar com a presença da Reitoria da Universidade.

A escolha de uma nova logo foi realizada pelos seguidores do perfil do RU da UEL no Instagram. A revelação será feita nesta sexta-feira (28).

25 ANOS – Conforme o Serviço de Bem-estar à Comunidade (Sebec), setor responsável pela gestão do restaurante, foram servidas 11.942.354 refeições entre 1998 e 2022, números que colocam o RU da UEL entre os maiores do País em capacidade de atendimento. Inaugurado no dia 30 de abril de 1998, o Restaurante Universitário passou por mudanças de endereço e reformas importantes, tendo sido reinaugurado em dezembro de 2015. Com a ampliação da estrutura física, o restaurante passou a contar com 750 lugares.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Quase 5 mil profissionais da Educação usam app para atendimento psicológico gratuito

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Polícia Militar apreende quase quatro toneladas de drogas em Pato Bragado

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA