NOVA AURORA

PARANÁ

Roupa Nova e Hugo & Guilherme abrem shows do Verão Maior Paraná nesta sexta-feira

Publicado em

A noite desta sexta-feira (12) promete ser muito agitada para quem estiver no Litoral com o início dos grandes shows do Verão Maior Paraná. Os primeiros artistas a subirem aos palcos serão a dupla sertaneja Hugo & Guilherme, no balneário de Caiobá, em Matinhos, e a banda Roupa Nova, que se apresenta no balneário Marisol, em Pontal do Paraná.

Os fãs de sertanejo universitário poderão conferir os principais sucessos da dupla Hugo & Guilherme, como “Torce o Olho”, “Elevador” e “Mágica”. Para quem gosta dos clássicos do rock nacional, o Roupa Nova vai tocar os hits “Whisky a Go-Go”, “Dona” e “A Viagem”, entre outros, que embalaram temas de novelas, casamentos e bailes de formatura.

Ambos os shows promovidos pelo Governo do Estado iniciam a partir das 21h. Em Matinhos, as apresentações acontecem em uma estrutura montada na Avenida Atlântica, 168, próximo ao Pico de Matinhos. Em Pontal do Paraná, o palco fica na Avenida Sete de Setembro, 1.661, no Centro de Eventos Marisol. O show de Matinhos também terá transmissão da TV Paraná Turismo e da Band.

Leia Também:  Viaje Paraná promove no Paraguai voo Curitiba-Assunção a ser lançado em dezembro

Neste ano, a estrutura dos shows é maior e mais moderna do que a da temporada passada, com telões de LED nas laterais e fundos dos palcos, sistemas de som de última geração e transmissão de imagens captadas por drones de alta performance. Os eventos contarão com ampla presença das forças de segurança para garantir a tranquilidade dos eventos e organizar o trânsito na região dos shows.

SÁBADO – No sábado (13), o grupo Roupa Nova leva os grandes sucessos do rock nacional para o palco de Matinhos. Já o público de Pontal do Paraná poderá acompanhar a mistura de clássicos com novos hits da dupla Rick & Renner.

PROGRAMAÇÃO – No total, serão 27 shows ao longo de seis finais de semana, com um intervalo na semana do Carnaval, de bandas como Luan Santana, Jorge e Mateus, Zezé di Camargo e Luciano, Zé Felipe e Simone Mendes. As apresentações iniciam sempre às 21h de sexta-feira e sábado, com exceção da dupla Jorge & Mateus e do cantor Bruno Rosa, que apresentam às 17 de domingo (21). O calendário com todas as atrações pode ser conferido no site do Verão Maior Paraná.

Leia Também:  Piana recebe visita do novo embaixador da Ucrânia no Brasil e de cônsul da Coreia do Sul

Para quem está ansioso com a programação ou quer decorar a música dos artistas favoritos, o Governo do Estado montou uma playlist no Spotify com os maiores sucessos musicais dos 27 grupos. A coletânea conta com 399 músicas, que somam cerca de 22 horas de sucessos do sertanejo raiz e universitário, além do pagode, samba, rock, pop, axé e piseiro, entre outros ritmos que prometem animar as noites de moradores e veranistas.

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná reúne uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. São atividades esportivas e de lazer que englobam aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. A agenda completa pode ser consultada no site www.verao.pr.gov.br.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Tecpar concede sua primeira certificação de créditos de biodiversidade

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Polícia Penal e Ministério Público do Trabalho capacitam mulheres em gastronomia

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA