PARANÁ
“Romeu e Julieta”, encontros literários, oficinas e Parcão do MON movimentam a cultura
Publicado em
15 de março de 2024por
Itajuba TadeuAs instituições culturais do Estado estão com programação cheia para o final de semana e a segunda quinzena de março. Os eventos e atividades atendem públicos de todas as idades.
Na Biblioteca Pública do Paraná (BPP), a semana inclui desde encontros literários e oficinas de poesia até lançamentos de livros infantis e cursos de conservação de livros. Há opções para todos os gostos e interesses.
No Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR), a quarta-feira é dia de música gratuita e de qualidade, enquanto no Museu Oscar Niemeyer (MON), a oficina “Esculturas e Texturas” promete uma experiência criativa para o público. No Museu Paranaense (MUPA) haverá o lançamento do catálogo de “mau da língua”, que marca o encerramento da mostra, com direito a um bate-papo com o artista davi de jesus.
O Centro Cultural Teatro Guaíra recebe diversas apresentações teatrais. O destaque para o fim de semana é o retorno da emocionante montagem de “Romeu e Julieta”, que reuniu mais de 16 mil pessoas em 2023 e abre a temporada deste ano do Balé Teatro Guaíra, ao lado da Orquestra Sinfônica do Paraná.
Confira a programação completa:
Biblioteca Pública do Paraná (BPP)
Ler Junto, com Guilherme Shibata – Os encontros, marcados pela leitura guiada e discussão com o público dos contos da literatura brasileira e mundial, estão agendados para todas as segundas-feiras, às 18h30. No dia 18 de março, no Hall Térreo da BPP, haverá leitura da história “Um Homem Bom é Difícil de Encontrar”, de Flannery O’Connor.
Oficina Permanente de Poesia – Todas as quintas-feiras, das 18h às 19h45, é realizada a Oficina Permanente de Poesia, coordenada pela escritora Lilia Souza. O próximo encontro será no dia 21 de março.
Além dos estudos sobre grandes autores, modalidades poéticas e sessões de declamação – com a condução de membros da Academia Paranaense da Poesia e convidados da cena literária estadual, há aulas práticas para produção de poemas e reuniões sobre trovas. Os encontros são abertos para todas as idades, sem necessidade de inscrição, no espaço Coworking da Biblioteca.
Lançamento do livro “Circunstâncias e Sensações: Poemas e Denúncias”, de Valdir Izidoro – Também haverá sessão de autógrafos e bate-papo. É na quinta-feira (21), no Hall Térreo, das 17h30 às 19h30.
Inscrições para o “Roda de Leitura 60+” – Novo projeto na BPP para o público acima dos 60 anos, com rodas de leitura quinzenais, palestras com escritores e encontros bimestrais com chá literário e partilha de alimentos na cantina da Biblioteca. O grupo executor também planeja realizar exposições trimestrais no hall do 2.º andar, oferecendo experiências culturais e interativas.
Início no dia 1º de abril, das 15h às 16h. As inscrições, gratuitas, vão até o dia 27 de março. Elas ocorrem exclusivamente pelo e-mail brunojl@seec.pr.gov.br com vagas limitadas.
Inscrições para o curso de conservação e recuperação de livros – A BPP, por meio da Associação dos Amigos da Biblioteca Pública do Paraná, apresenta curso dedicado à conservação e recuperação de livros. Neste programa serão abordadas técnicas específicas para obras em brochura, capa dura, bem como a preservação e conservação curativa de acervos bibliográficos pertencentes a coleções especiais.
As vagas são limitadas e os encontros acontecem na Biblioteca Pública do Paraná, aos sábados, das 9h às 18h, com início dia 16 de março até 21 de setembro. As inscrições devem ser realizadas pelo e-mail amigosdabppr@gmail.com. Para conferir mais informações e valores acesse bpp.pr.gov.br.
Jornal Cândido – A 147ª edição do periódico on-line da Biblioteca Pública do Paraná está disponível por meio do link https://www.bpp.pr.gov.br/Candido. A reportagem especial é sobre a literatura coreana, além de muitos outros conteúdos.
Seção Infantil
Lançamento do livro infantil “Joana, a Joaninha”, de Luiza Pinheiro Kühl, autora de apenas 7 anos de idade – É neste sábado (16), a partir das 11h30.
Leitura Amiga – Leitura de livros com a escritora Célia Cris, na companhia de pets da ONG Cãopanheiro. A atividade acontecerá no próximo sábado (16), das 10h às 11h15.
Hora do Conto – Sessões diárias de contação de histórias na Seção Infantil. A partir do dia 18, o livro que guia os encontros é “Uma Noite Muito Estrelada”, do autor e ilustrador Jimmy Liao. De segunda a sexta-feira, os encontros acontecem às 11h e 15h, aos sábados às 11h.
Seção Braille
Projeto Cine Inclusivo (filmes) – Sessões com exibição de filmes com audiodescrição para pessoas com deficiência visual.
Título disponível: “O Branco” – Curta-metragem com audiodescrição e janela de Libras – Duração: 23 minutos.
Projeto Cine Inclusivo (livros) – Sessões com tradução de livros em janela de libras para pessoas com deficiência auditiva.
Títulos disponíveis:
“A Ilha do Tesouro” – Autor Robert Louis Stevenson | Livro narrado em Libras.
“Dom Quixote” – Adaptação Clélia Regina Ramos | Livro narrado em Libras.
Horário: 8h30 às 18h – segunda a sexta-feira. O agendamento do Cine Inclusivo é feito pelo telefone: (41) 3221-4985.
Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR)
Quartas Musicais
Toda quarta-feira, às 18h, é dia de música no museu com o projeto Tons Vizinhos, em parceria com o curso de Música da Unespar. Entrada livre e gratuita.
Museu Oscar Niemeyer (MON)
Caderneta de Cores com Inspirações Literárias
Neste sábado (16), às 14h30, no Espaço de Oficinas, o museu oferece uma oficina especial com a artista Tatiana Stropp para o público maior de 7 anos. Nessa atividade, o público criará uma caderneta com páginas em papéis translúcidos e coloridos, investigando as relações entre as cores, juntamente com páginas com textos literários e poéticos escritos por mulheres. Para participar, o interessado deve se inscrever no formulário. É necessária a compra do ingresso de acesso comum ao MON no dia da oficina.
Oficina: Esculturas e Texturas
Na quarta (20), a oficina Esculturas e Texturas oficina investiga os detalhes, texturas e materiais que a artista Joana Vasconcelos utiliza em suas obras para propor aos participantes a criação de protótipos de esculturas e instalações. A atividade é gratuita, não possui inscrição prévia e acontece em duas sessões: 10h30 e 14h30. Toda quarta-feira os ingressos do MON são gratuitos. Oficina recomendada para maiores de 5 anos. Menores de 14 anos precisam do acompanhamento de um adulto para participar.
MON sem Paredes
Outra opção é o MON sem Paredes – Artistas Conquistam os Jardins, lançado nesta semana. O projeto leva esculturas para a área externa do Museu Oscar Niemeyer, conhecido como Parcão, com as quais o público, em especial as crianças, pode interagir. As obras são assinadas pelos artistas Artur Lescher, Rômmulo Conceição, Alexandre Vogler, Narcélio Grud e pela portuguesa Joana Vasconcelos. A curadoria é de Marc Pottier.
Museu Paranaense (MUPA)
Lançamento de catálogo
No sábado (23) às 16h, o MUPA fará o lançamento do catálogo da exposição “mau da língua”, do artista norte-mineiro davi de jesus do nascimento, para marcar o encerramento da exposição, no dia 24. Na ocasião, haverá uma mesa de conversa com o artista, Brenda K. Souza, que assina o texto crítico da exposição e Beatriz Lemos, que assina um texto do catálogo sobre a trajetória do artista.
O catálogo é composto de textos autorais do artista e textos críticos, além de reproduções de obras presentes na mostra e de outros trabalhos. Além da disponibilização online no site do MUPA, haverá a distribuição gratuita de 30 exemplares da publicação, por ordem de chegada.
Centro Cultural Teatro Guaíra
Guairão
“Romeu e Julieta” – Uma das mais belas montagens do repertório do Teatro Guaíra, “Romeu e Julieta” volta ao palco neste fim de semana (15, 16 e 17). O espetáculo emocionou mais de 16 mil pessoas em 2023 e abre a temporada deste ano do Balé Teatro Guaíra, em companhia da Orquestra Sinfônica do Paraná. Os ingressos estão à venda na bilheteria do Teatro Guaíra ou pela plataforma Deubalada.com.
Teatro José Maria Santos
“Bairro Black” – projeto musical MUV – O Movimento Uniformemente Variado, dirigido por Ricardo Verocai e Kátia Drumond, celebra 25 anos de trajetória e lança o EP “Bairro Black” em shows gratuitos de quinta até domingo (16 e 17 com tradução para Libras). O repertório funde as bases do soul, groove, funk, jazz, rap, salsa, reggae com ritmos variados da música brasileira como o samba, além de criar em diferentes mídias digitais homenagem às personalidades da cultura negra do Paraná. Entrada Franca: Retirar ingressos a partir de 1 hora antes no teatro. Sujeito à lotação.
Guairinha
Tesão Piá – Comemorando 10 anos de sucesso absoluto com espetáculos de casa lotada, o Grupo Tesão Piá, em sua formação original, faz curtíssima temporada neste sábado às 21h, e domingo às 19h. Em foco, piadas sobre Curitiba e os curitibanos. Preço único: R$ 60,00 (sessenta reais) em Diskingressos.
Miniauditório
“As Santas”– Inspirado na obra de Jean Genet e após quase 55 anos da estreia de “As Criadas”, Danilo Avelleda volta a fazer parte do elenco da montagem, que agora leva o nome de “As Santas”. Completam o elenco a atriz Heloisa Giovenardi e o ator Diego Avelleda, que faz o papel que o pai fez na primeira montagem. A temporada vai de 19 a 24 de março, com sessões de terça a domingo, sempre às 21h. Preço único: R$ 40,00 (quarenta reais), à venda em Deubalada.com.
Cinema na Praça
Moradores dos municípios de Doutor Ulysses, Rio Branco do Sul, Balsa Nova, Campo do Tenente, Agudos do Sul e Piên terão a oportunidade de aproveitar o Cinema na Praça, que vai passar pela região na próxima semana. Com exibição de filmes e pipoca de graça, o cinema itinerante terá duas sessões. “Lino – Uma aventura de sete vidas” às 19h e “O Palhaço” às 21h.
Neste final de semana:
Doutor Ulysses – Quinta (14). Local: Avenida São João Batista, Campo Central;
Rio Branco do Sul – Sexta (15). Local: Bosque Municipal;
Balsa Nova – Sábado (16). Local: Esquina da Av. Brasil com a Rua Francisco Manoel da Cruz.
Na semana que vem:
Campo do Tenente – Terça (19). Local: Praça da Prefeitura Municipal;
Agudos do Sul – Quarta (20). Local: Praça 08 de Dezembro;
Piên – Quinta (21). Local: Praça da Paz.
Endereços
Museu do Expedicionário
R. Comendador Macedo, 655 – Alto da XV, Curitiba
Museu Oscar Niemeyer (MON)
Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba
(41) 3350-4468 / 3350-4448
Museu Paranaense (MUPA)
Rua Kellers, 289 – São Francisco, Curitiba
(41) 3304-3300
Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)
Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro, Curitiba
(41) 3232-9113
Biblioteca Pública do Paraná (BPP)
Rua Cândido Lopes, 133 – Centro, Curitiba
(41) 3221-4951
Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)
Rua Mateus Leme, 336 – São Francisco, Curitiba
(41) 3222-8262
Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR)
Funcionando temporariamente no Museu Oscar Niemeyer, Salas 8 e 9
Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba
(41) 3323-5328 / 3222-5172
Sala Adalice Araújo
Rua Ébano Pereira, 240 – Centro, Curitiba
Canal da Música – Grande Auditório
Rua Julio Perneta, 695 – Mercês, Curitiba
(41) 3331-7579
Casa Gomm
Rua Bruno Filgueira, 850 – Batel
Centro Cultural Teatro Guaíra
Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) – Rua Conselheiro Laurindo, 175 – Centro, Curitiba
Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) – Rua XV de Novembro, 971 – Centro, Curitiba
Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório) – Rua Amintas de Barros, 70 – Centro, Curitiba
Teatro Zé Maria – Rua Treze de Maio, 655 – São Francisco, Curitiba
Fonte: Governo PR
PARANÁ
Sanepar resgata animais e faz replantio de vegetação na Barragem Miringuava
Published
5 minutos agoon
3 de abril de 2025By

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) realiza desde janeiro o resgate da flora e fauna na Barragem Miringuava, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Mais de 300 animais foram resgatados, realocados ou afugentados. São cerca de 30 profissionais atuando no resgate, entre veterinários, biólogos, engenheiros florestais e técnicos.
Com capacidade para 38,2 bilhões de litros, o reservatório teve a desocupação da área verde autorizada em setembro de 2024 pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e licença emitida pelo IAT (Instituto Água e Terra). Estudos prévios à obra identificaram as principais espécies de vegetação e animais da região para preservar a fauna e a flora.
Até agora, cerca de 30 hectares da área a ser inundada já tiveram a vegetação suprimida. Além disso, também está em andamento a execução dos novos acessos no entorno do futuro reservatório.
PROTEÇÃO E COMPENSAÇÃO AMBIENTAL – No entorno da futura represa são realizadas ações de recuperação e enriquecimento ambiental. As áreas antes usadas para pastagens e agricultura são restauradas com mudas de árvores nativas da região. No interior do reservatório são resgatados outros animais e plantas e realocados para áreas mais vegetadas.
Com o trabalho, além de recuperar a área, a Sanepar possibilita uma compensação ambiental superior ao que será suprimido pela barragem. Com a medida, a Companhia compensará em torno de 700 hectares. Isso corresponde a uma área 62,6% maior à que será utilizada para a reserva de água. Ao todo, o reservatório ocupará 430,6 hectares.
O engenheiro florestal da Sanepar Aurélio Lourenço Rodrigues explica que a região é rica em vegetação e abriga desde espécies comuns, como variações de orquídeas, até raras, como os xaxins. Essas espécies são fixadas em outras árvores ou no próprio solo, o que garante a manutenção da biodiversidade destes grupos.
Rodrigues destaca que a prioridade é a preservação das espécies em risco de extinção. “O trabalho precisa ser minucioso. Embora o abastecimento de água seja de grande interesse público, ele causa impacto. Nosso papel é minimizá-lo, garantindo proteção e sobrevida às espécies mais raras após a implantação do reservatório.”
CUIDADO DE ANIMAIS SILVESTRES – Além dos animais realocados para as áreas de soltura, foram 75 animais afugentados, quando é feito o acompanhamento daqueles que se deslocam naturalmente, e 62 atendimentos veterinários no Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) e na base de atendimento móvel. Outros 12 animais foram destinados ao Museu de História Natural para fins científicos. Os principais animais resgatados são anfíbios e répteis, como cobras e sapos.
A bióloga e gestora socioambiental da Sanepar, Ana Cristina Rego Barros, explica que a equipe avalia a condição dos animais resgatados. “Se ele está em condição física e a comportamental íntegra, retorna para as áreas de soltura. Quando se observa algum ferimento, ele é atendido pela equipe de veterinários, avaliado, tratado e depois realocado.”
Ana Cristina explica que as cobras peçonhentas, sobretudo as jararacas, abundantes na região, são encaminhadas ao Centro de Produção de Imunobiológicos (CPPI), instituição ligada à secretaria estadual da Saúde, para a produção de soro antiofídico. Isso porque a sua soltura na região pode oferecer risco aos moradores.
Antes do corte das árvores, as equipes também fazem a coleta de colmeias de abelhas nativas sem ferrão e as realocam para o Núcleo de Conservação de Abelhas Nativas. Atualmente, são monitoradas nove colmeias.
“Todo o trabalho é feito em conjunto e simultaneamente com o trabalho de supressão da flora. A área que será suprimida em um determinado momento, passa por vistoria prévia pelas equipes de resgate, que atuam buscando as plantas de interesse para a realocação, como as ameaçadas de extinção e vestígios da fauna para afugentamento e resgate”, destaca a especialista.
Relembre o início das obras da última etapa da Barragem do Miringuava AQUI.
Fonte: Governo PR

Sanepar resgata animais e faz replantio de vegetação na Barragem Miringuava

Estado entrega sedes próprias de Conselhos Tutelares em Prudentópolis e Guarapuava

Podcast mostra como o turismo religioso ajuda a movimentar a economia do Paraná

Deputado Fabio Oliveira (Podemos) representa Assembleia Legislativa no “Dia do Porto – Happy Comex”

PCPR prende homem em flagrante por violência doméstica em Pontal do Paraná
PARANÁ


Sanepar resgata animais e faz replantio de vegetação na Barragem Miringuava
A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) realiza desde janeiro o resgate da flora e fauna na Barragem Miringuava, em...


Estado entrega sedes próprias de Conselhos Tutelares em Prudentópolis e Guarapuava
Após décadas de espera, Prudentópolis e Guarapuava, na região Centro-Sul do Estado, ganharam nesta quinta-feira (03) sedes próprias do Conselho...


Podcast mostra como o turismo religioso ajuda a movimentar a economia do Paraná
Festas religiosas, rotas que unem fé, história e natureza, igrejas e templos de diferentes religiões se tornaram mais do que...
POLÍCIA


PCPR apreende 2,5 quilos de skunk após ação de cão farejador em Clevelândia
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) apreendeu nesta quarta-feira (2) cerca de 2,5 quilos da droga skunk em Clevelândia, no...


PCPR prende homem em flagrante por violência doméstica em Pontal do Paraná
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu em flagrante um homem, de 26 anos, pelo crime de violência doméstica. A...


Polícia Militar do Paraná deflagra Operação CME I, em Curitiba
Nesta quinta-feira (03), a Polícia Militar do Paraná (PMPR), por meio do Comando de Missões Especiais (CME), deflagrou a Operação...
ENTRETENIMENTO


Leandra Leal se despede da Rede Globo após 30 anos e declara: ‘Não é um fim’
Leandra Leal, de 42 anos, anunciou, nesta quinta-feira (3), o fim de seu contrato com a Globo. Em uma publicação...


Após lipo, Rosiane Pinheiro rebate críticas ao corpo: ‘Difícil aceitar que sou gostosa’
Rosiane Pinheiro, de 50 anos, rebateu críticas após compartilhar um vídeo no qual aparece usando um biquíni fio-dental e exibindo...


Leticia Spiller entra em trend e diverte seguidores imitando a filha: ‘Excelente’
Leticia Spiller, de 51 anos, entrou para a trend de imitar os filhos e divertiu seguidores nesta quinta-feira (3). No...
ESPORTES


Grêmio abre campanha na Sul-Americana com vitória sobre o Sportivo Luqueño
Nesta quarta-feira, o Grêmio iniciou sua participação na Copa Sul-Americana com um resultado positivo ao vencer por 2 a 1...


São Paulo estreia na Libertadores com vitória sobre o Talleres
Em uma partida marcada pela cautela e pela busca pelo equilíbrio, o São Paulo iniciou sua participação na Libertadores de...


Botafogo sofre derrota na estreia na Libertadores
O atual campeão da competição não conseguiu repetir o feito de consagrar seu título na Libertadores de 2025. Nesta quarta-feira,...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
PARANÁ3 dias ago
Skatista paranaense Gui Khury iguala recorde de Bob Burnquist em evento internacional
-
ENTRETENIMENTO6 dias ago
Sérgio Reis recebe Amado Batista e esposa, em jantar de reencontro: ‘Meus amigos’
-
AGRONEGÓCIO6 dias ago
Financiamento privado impulsiona o agronegócio com crescimento das CPRs
-
POLÍTICA PR3 dias ago
Deputados homenageiam Operário pela conquista do Campeonato Paranaense 2025