NOVA AURORA

PARANÁ

Richard Clayderman, Série Ouro, Roda de Samba e exposições: a agenda cultural da semana

Publicado em

A agenda cultural da semana traz uma variedade de eventos, para todas as idades e gostos. No Guairão, a programação é atrativa: a Série Ouro da Orquestra Sinfônica do Paraná apresenta o violinista Guido Sant’Anna, um prodígio da música clássica, e o pianista Richard Clayderman comemora seus 70 anos com um espetáculo de sucesso mundial. Ainda, Rodrigo Teaser interpreta Michael Jackson no “Tributo ao Rei do Pop” e o show da lendária banda Os Incríveis promete sacudir o público.

A Biblioteca Pública do Paraná (BPP) e os museus estaduais estão repletos de eventos nesta semana, oferecendo uma diversidade de experiências culturais . Como destaque, a BPP traz o Projeto Leituras Urbanas, com música e contos do folclore brasileiro, a Roda do Samba do Compositor Paranaense, além das atividades lúdicas da Seção Infantil.

No Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA), a exposição “Minha Natureza – A chuva é a mesma, mas cada um sente de um jeito” apresenta a sensibilidade artística de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista. Na terceira ocupação do projeto Sala Aberta, o Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR) convida o artista Nicholas Steinmetz para explorar temas de identidade e gênero.

Confira a programação completa:

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

Projeto Leituras Urbanas – Apresentação de músicas e pequenos contos que ilustram histórias do folclore brasileiro. O projeto está sendo realizado pelo grupo Cia Girolê durante esta semana, até sexta-feira, dia 7, com sessões às 9h e às 14h, no Auditório.

Lançamento do livro “Um Olhar Para a Realidade à Luz do Ideal” – Na sexta-feira, dia 7, às 17h, acontece o lançamento de livro, sessão de autógrafos e bate-papo com os autores Genadir Rodrigues e Maria do Carmo Santiago. A obra retrata a história de vida do casal de autores, que são cegos, e casados há 38 anos. A obra discorre sobre a história pessoal, familiar, institucional, educacional, cultural e social de ambos. 

Samba do Compositor Paranaense – Rodas de samba na BPP, abertas ao público, todos os primeiros sábado do mês. O próximo encontro será neste sábado (8), às 10h, no Hall Térreo.

Ler Junto, com Guilherme Shibata – Todas as segundas-feiras, às 18h30, acontece o encontro para leitura guiada e discussão com o público sobre os contos da literatura brasileira e mundial. O próximo texto, no dia 10, é o conto “A Santa”, de Gabriel García Márquez, no Auditório da BPP.

Oficina Permanente de Poesia – Todas as quintas-feiras, das 18h às 19h45, é realizada a Oficina Permanente de Poesia, coordenada pela escritora Lilia Souza, no Coworking, com capacidade para 40 pessoas. A atividade é aberta para todas as idades, sem necessidade de inscrição. Além dos estudos sobre grandes autores, modalidades poéticas e sessões de declamação – com a condução de membros da Academia Paranaense da Poesia e convidados da cena literária estadual –, há aulas práticas para produção de poemas e reuniões sobre trovas. O próximo acontece dia 13.

Seção Infantil

Hora do conto – Contação de histórias para crianças, realizada pela Seção Infantil, de segunda a sexta-feira, em duas sessões, às 11h e às 15h. Até sexta-feira, dia 7, o conto da semana é “Mas por quê??! A História de Elvis”, de Peter Schössow, e, a partir do dia 10, será “A Parte que Falta”, de Shel Silverstein.

Rádio Infantil – Contação de histórias com Carol Casagrande, da Cia Girolê. No sábado, dia 8, a partir das 10h, na Seção Infantil.

Sábado Lúdico – Encontro para ensino de RPG e board games para iniciantes de 6 a 12 anos. Os encontros acontecem dois sábados por mês no Aquário do Multimeios, em frente à Gibiteca, das 10h às 12h. O primeiro encontro deste mês de junho será no dia 8.

Seção Braille

Projeto Cine Inclusivo – Sessões de filmes com audiodescrição e livros narrados em libras para pessoas com deficiência visual e auditiva.

Filmes:
Cartas para Julieta | Classificação: +10 | Duração: 1h45min;
O Sentido do Mundo pelo Tato – Documentário sobre a  Surdocegueira | Classificação: Livre | Duração: 50min.

Livro: 
Alice para crianças – Editora Arara Azul | Libras | Classificação: Livre | Duração: 5 minutos.

O agendamento do Cine Inclusivo é feito pelo telefone: (41) 3221-4985.

Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)

Guitarrada Brasileira – Nesta quarta (12), às 18h, Nicholas Trezzi e Eduardo Lobo chegam ao museu para tocar um repertório de Guitarrada Brasileira. A apresentação é gratuita e aberta para todos os públicos.
As quartas musicais no MIS-PR fazem parte do projeto Tons Vizinhos – parceria entre o museu e a Unespar –, que toda semana leva música de qualidade ao espaço, em apresentações que contemplam diversos ritmos e gêneros.

Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)

Inclusão e diversidade – Na quinta (13), às 18h, abre a exposição “Minha Natureza – A chuva é a mesma, mas cada um sente de um jeito”, trabalho colaborativo de crianças e adolescentes alunas do especialista em inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), arte-educador e atual residente artístico do museu, Nilson Sampaio.

Leia Também:  Paraná tem 500 estações de monitoramento e três laboratórios para garantir qualidade da água

O objetivo principal desta mostra é revelar como cada indivíduo sente e percebe o mundo ao seu redor e permitir ao público uma imersão nas diferentes perspectivas e sensibilidades dos pequenos artistas neurodivergentes. Cada obra serve como uma janela para o universo particular de seu criador, demonstrando que, apesar de um tema comum, a interpretação é profundamente pessoal e única.

Museu de Arte Contemporânea (MAC-PR)

Nicholas Steinmetz – A Sala Aberta, projeto do museu que disponibiliza um espaço dedicado a situações artísticas, avança para sua última etapa. A partir da próxima quinta (13) o espaço será ocupado pelo artista visual paulistano Nicholas Steinmetz. Ele trará uma exposição individual inédita, um ateliê aberto ao público e interações diretas com os visitantes. O MAC Paraná, localizado dentro do Museu Oscar Niemeyer (MON), promove a iniciativa na Sala 9.

Artista paulistano, passou grande parte da vida em Curitiba. Nicholas iniciou sua carreira artística em 2016, dedicando-se à criação de histórias em quadrinhos e publicações independentes. Atualmente, por meio de pinturas e desenhos, ele desenvolve um imaginário próprio, povoado por figuras que exibem uma virilidade além do comum. Investiga temas como gênero, sexualidade e as complexas estruturas sociais, entrelaçando-os com a exploração de sua própria identidade como homem transgênero.

Museu Paranaense (MUPA)

“A autorrepresentação por meio da gestualidade do corpo” –  Neste sábado (8), às 13h30, a partir de uma visita por retratos e autorretratos presentes nas exposições do MUPA, o Núcleo Educativo trará ao público de 6 a 12 anos, acompanhado por um responsável, reflexões acerca da representação deles mesmos.

Nesse processo, será posto em pauta o fato de que os retratos pintados, muitas vezes, seguem alguns padrões – mas alguns artistas se propõem a achar outras formas de pensar e expressar a sua própria imagem. Na sequência, crianças e adolescentes serão convidados a representar a si mesmos, desenhando e pintando um autorretrato gigante. Inscrições disponíveis neste link

Corpo e espiritualidade – No sábado (08), às 16h, acontece a mesa de conversa “Corpo físico, corpo espiritual: sobre as formas do sagrado”, com Abdul Qadi, Mãe Vera de Oxum, Simão Nasri e mediação de Victor Macedo. Se por um lado os corpos são biologia, também são meio e prática do sagrado. Nessa mesa, o público terá contato com tradições, vivências e práticas distintas, todas atravessadas pela corporeidade e suas manifestações múltiplas em doutrinas e intimidades da religiosidade. Participação livre e gratuita.

Performance – No domingo (09) acontece a performance de contorcionismo “Trama”, com a performer, educadora e artista circense Michelle de Lara. Serão três apresentações ao longo dia, com cinco minutos de duração cada, às 11h30, 14h30 e 16h30.

Nesta performance inédita, a contorcionista coloca-se em contato com a obra “Ẽpry vẽnkhãpóv (Encruzilhada)”, o carrinho de mercado trançado com fibra sintética que carrega a autoria do Coletivo Kókir, de Luiz da Silva Kaingang e Joanilton da Silva Foság, em cartaz na exposição “Mejtere: histórias recontadas”, do Museu Paranaense. Entrada livre e gratuita.

Museu Oscar Niemeyer (MON)

Mediação – Na quarta gratuita do dia 12, às 15h, será realizada a mediação “Trilhos e Traços – Poty 100 anos”. O encontro é uma oportunidade para promover o diálogo entre o público e a equipe de educadores do MON, com o objetivo de ampliar percepções e experiências com as exposições. 

Além disso, oferece aos visitantes a chance de conhecerem as representações artísticas de Poty Lazzarotto: o Narrador, o Trabalho, o Xingu, o Sagrado, a Guerra, o Cotidiano, o Viajante, o Muralista e o Retratista. 

O acesso é livre para todos os públicos. Inscrições liberadas com 15 minutos de antecedência, seguindo a ordem de chegada, na Sala 6. A atividade emite declaração de horas. Assine a lista de presença no dia e, após o evento, solicite o documento pelo e-mail educativo@mon.org.br.

Centro Cultural Teatro Guaíra

Guairão

Série Ouro – O solista convidado é o violinista Guido Sant’Anna. Em uma trajetória artística iniciada na infância, na periferia de São Paulo, o músico fez sua primeira apresentação solo com orquestra aos sete anos e, recentemente, venceu a 10.ª edição do Concurso Internacional de Violino Fritz Kreisler em Viena, na Áustria, concorrendo com mais de 200 músicos de mais de 40 países. As apresentações ocorrem na quinta (6), às 20h30 e domingo (9), às 10h30.

Ingressos a R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada), disponíveis na bilheteria do Teatro Guaíra ou pelo site DeuBalada.com.

Richard Clayderman – Comemorando seus 70 anos de idade, o pianista de maior sucesso no mundo, Richard Clayderman, fará em Junho quatro apresentações no Brasil como parte de sua turnê mundial, Richard Clayderman – 45 anos de Sucessos. Acompanhado por uma orquestra de cordas, ele mostra humor, versatilidade e competência com seu estilo único de interpretar canções clássicas e populares.

A apresentação acontece nesta sexta (7), às 21h. Ingressos disponíveis a partir de R$ 250 no Disk Ingressos

Rei do Pop – O significado e o legado de Michael Jackson ainda permanecerão vivos por muitas gerações. Prova disso é o sucesso do show “Tributo ao Rei do Pop”, estrelado por Rodrigo Teaser e considerado o maior espetáculo da América Latina em homenagem ao astro norte-americano. A apresentação que recria toda a estrutura das principais performances do Rei do Pop, com cenários e figurinos idênticos àqueles utilizados pelo Rei do Pop, relembra os 15 anos da morte do cantor norte-americano.

Leia Também:  Com Lei Paulo Gustavo, Fiep lança cursos com 3 mil vagas de formação para o audiovisual

Apresentação no sábado (8), às 21h15. Ingressos disponíveis a partir de R$ 90 no Disk Ingressos.

Os Incríveis – No domingo (9), às 19h, com uma trajetória brilhante e que atravessa décadas, Os Incríveis mantêm viva a chama da música brasileira, relembrando os sucessos que marcaram toda uma geração. Hits como “Marcas do que se foi”, “Era um garoto que como eu amava os Beatles e os Rolling Stones” e “Capeta em forma de guri” estarão no repertório do show e levarão o público de volta aos anos 60. Ingressos disponíveis a partir de R$ 50 no Disk Ingressos.

Momix | Alice – Na quinta (13), às 21h, o MOMIX, a aclamada companhia de dançarinos-ilusionistas dirigida por Moses Pendleton e conhecida internacionalmente por apresentar obras de inventividade e beleza física surpreendentes, apresenta o espetáculo “Alice”. A partir da inspiração na história de Lewis Carroll, cheio de imagens e lógica absurda, é traçado um convite para inventar, deixar a imaginação correr solta e brincar com a fusão de dança, iluminação, música, figurinos e imagens projetadas.

Ingressos a R$ 240 e R$120 disponíveis pelo Disk Ingressos.

Guairinha

Colégio Estadual do Paraná – Os alunos apresentam o concerto “Ensaio Aberto da Orquestra Sinfônica Bento Mossurunga” na sexta (7) e sábado (8), às 20h, e  a peça de teatro “Prometeu” no domingo (9), às 16h30. Classificação: Livre. Entrada gratuita, sem emissão de ingressos.

Miniauditório

As Richas – Sandro, Adair e Flávio são três amigos gays que moram juntos, dividindo alegrias e dificuldades. Um dia, Sandro recebe a sua chefe, Amanda, para jantar em sua casa. Agora ele contará com a ajuda dos seus amigos para montar uma farsa, manter seu emprego e lidar com Henrique, o namorado ciumento da sua chefe. As apresentações acontecem de 6 a 9 e de 13 a 16 de junho de 2024. Dias 6, 7, 8, 13, 14 e 15 (quintas a sábados), às 20h. Dias 9 e 16 (domingos), às 19h. Ingressos a partir de R$ 25 disponíveis pelo Disk Ingresso

Teatro José Maria Santos

Rotação – Inspirados em questões poéticas e contemporâneas acerca de conceitos como profundidade, altura, linha, ângulo, distância, tridimensionalidade, convergências e divergências, o ator Giovanni Venturini e a dançarina Lívea Castro estreiam em Curitiba acompanhados de dezenas de escadas. Entre teatro, dança e performance, cria-se um espaço onde o público faz parte da cena. As apresentações acontecem de quinta a sábado às 20h e domingos às 19h, até dia 16 de junho. Entrada gratuita, sem emissão de ingressos.

Cinema na Praça – Com exibições ao ar livre, o projeto Cinema na Praça leva o entretenimento e a experiência do cinema para espectadores de municípios do Interior do Paraná que não possuem salas de exibição. 

Os municípios abaixo exibirão os filmes “Brichos 2″ às 18h30 e “Minha mãe é uma peça 3″ às 20h. Com a mesma ordem de filmes, as cidades de Realeza e Pérola d’Oeste terão sessões às 16h30 e 18h30.

Nova Laranjeiras – Terça (11). Local: Lago Municipal
Diamante do Sul – Quarta (12). Local: Em frente à Prefeitura Municipal
Campo Bonito – Quinta (13). Local: Pavilhão da Igreja Matriz
Ibema – Sexta (14). Local: Praça da Igreja

Endereços:

Museu do Expedicionário
R. Comendador Macedo, 655 – Alto da XV, Curitiba

Museu Oscar Niemeyer (MON)
Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba
(41) 3350-4468 / 3350-4448

Museu Paranaense (MUPA)
Rua Kellers, 289 – São Francisco, Curitiba
(41) 3304-3300

Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)
Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro, Curitiba
(41) 3232-9113

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)
Rua Cândido Lopes, 133 – Centro, Curitiba
(41) 3221-4951

Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)
Rua Mateus Leme, 336 – São Francisco, Curitiba
(41) 3222-8262

Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR)
Funcionando temporariamente no Museu Oscar Niemeyer, Salas 8 e 9
Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba
(41) 3323-5328 / 3222-5172

Sala Adalice Araújo
Rua Ébano Pereira, 240 – Centro, Curitiba

Canal da Música – Grande Auditório
Rua Julio Perneta, 695 – Mercês, Curitiba
(41) 3331-7579

Casa Gomm
Rua Bruno Filgueira, 850 – Batel

Centro Cultural Teatro Guaíra
Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) – Rua Conselheiro Laurindo, 175 – Centro, Curitiba

Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) – Rua XV de Novembro, 971 – Centro, Curitiba

Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório) – Rua Amintas de Barros, 70 – Centro, Curitiba

Teatro Zé Maria – Rua Treze de Maio, 655 – São Francisco, Curitiba.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governador renova parceria do Estado com o agronegócio paranaense na ExpoLondrina

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior participou nesta sexta-feira (4) da abertura oficial da ExpoLondrina 2025, realizada no Parque Ney Braga Eventos, em Londrina, região Norte do Paraná, pela Sociedade Rural de Londrina. Durante a cerimônia, Ratinho Junior reforçou a importância do agronegócio paranaense para a economia brasileira, destacando a parceria que o Governo do Estado tem com o setor para manter o agro em alta.

“A ExpoLondrina é uma das maiores feiras agropecuárias do Brasil, o que mostra a força do agronegócio local e o protagonismo paranaense neste setor. Nosso agro está cada vez mais industrializado, agregando valor aos nossos produtos, gerando emprego e levando desenvolvimento aos paranaenses. Tudo isso acontece graças à confiança que o produtor rural tem no Paraná”, afirmou o governador.

O Paraná é o líder brasileiro na produção de proteína animal, um dos maiores produtores de grãos do mundo. O Estado também tem o maior número de cooperativas do País. As estimativas do IBGE e do Deral apontam que o Paraná deve ter o maior crescimento da produção agrícola entre os estados do Sul e do Sudeste, com 20% de crescimento em 2025, chegando a 45 milhões de toneladas. O índice é o dobro da média nacional, que está estimada em 10,2%. O Paraná ainda exporta bebidas e alimentos para 176 países.

Por conta deste desempenho de destaque, o Estado tem atuado cada vez mais em parceria com os produtores locais. Exemplo disso, o Paraná foi o primeiro estado brasileiro a desenvolver um Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), iniciativa inédita que foi lançada na última quinta-feira (3) na B3, em São Paulo.

“Criamos um instrumento inovador que deve alavancar aproximadamente R$ 2 bilhões para financiar a expansão das atividades de produtores agrícolas, ajudando o produtor a investir mais, a aumentar a produtividade ou a ganhar mercado”, afirmou o governador. “E a ExpoLondrina é uma grande oportunidade para reforçar essa vocação e os investimentos”.

Leia Também:  Carreta da Inovação leva ações para moradores de Cianorte e São Mateus do Sul

Segundo o prefeito de Londrina, Tiago Amaral, uma das grandes vocações da feira é unir as potencialidades da cidade e do campo. “Este é o maior de todos os eventos do agronegócio da região, que consegue integrar o povo urbano e o povo rural. Esta é uma feira que orgulha muito o povo de Londrina pelo seu tamanho e pela sua representatividade. Por isso, a expectativa é que, mais uma vez, centenas de negócios sejam fechados aqui”, disse.

EXPOSIÇÃO – A ExpoLondrina 2025, uma das principais feiras agropecuárias do País, ocorre entre 4 e 13 de abril no Parque Ney Braga, celebrando 63 anos de história com expectativa de superar os expressivos números da edição anterior, que registrou mais de 470 mil visitantes e movimentou aproximadamente R$ 1,26 bilhão em negócios, gerando cerca de 9 mil empregos diretos e indiretos.

“Nenhuma feira do Brasil consegue ter o número de encontros técnicos que nós vamos ter aqui em Londrina. Vamos ter câmaras técnicas discutindo as cadeias do queijo, do café, do algodão, novas tecnologias, além de uma série de inovações e transações comerciais. O Governo do Estado tem dado um apoio significativo nesta área, porque entende o potencial que o agronegócio tem no Paraná”, afirmou o secretário de Agricultura e Abastecimento, Márcio Nunes.

O evento deste ano adota como tema “Você vive o agro do início ao fim do dia”, reforçando a presença essencial do agronegócio no cotidiano das pessoas e sua relevância estratégica para a economia paranaense.

“O agro está no nosso dia a dia. Na roupa que usamos, na comida das nossas refeições, no combustível do nosso carro. É o motor da economia. É isso que a gente quer mostrar para a população. O mais importante é que fazemos isso com sustentabilidade e responsabilidade”, afirmou o presidente da Sociedade Rural do Paraná, Marcelo Janene El-Kadre.

Leia Também:  Paraná tem 500 estações de monitoramento e três laboratórios para garantir qualidade da água

Os visitantes terão acesso a novas estruturas como o Palco Sunset, Biblioteca Móvel Ambiental, pontos de hidratação gratuitos, Pavilhão Smart Agro com foco em transformação digital e biotecnologia, e o novo aquário permanente do Parque Ney Braga, além de uma programação com vários grandes shows.

ESTADO NA FEIRA – O Governo do Paraná está com uma participação extensa na feira, apresentando soluções inovadoras e tecnologias para o setor agropecuário. O Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-Paraná) mantém presença em três espaços estratégicos: Via Rural Smart Farm, Via Rural Eventos e Estande Smart, onde serão demonstradas unidades didáticas voltadas à sustentabilidade e inovação no campo, incluindo manejo de solo e água para baixa emissão de carbono, bioinsumos na horticultura e técnicas avançadas para cultivo de frutas e criação de abelhas.

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) participa com seminários técnicos sobre fiscalização sanitária na avicultura, certificação de propriedades livres de tuberculose e combate ao greening em citros, enquanto a Secretaria do Turismo (SETU) conta com dois espaços dedicados ao artesanato, gastronomia e promoção de destinos turísticos paranaenses, reunindo 27 expositores de diferentes municípios. O Estado ainda participa da feira com a Universidade Estadual de Londrina (UEL), com a Fundação Araucária e o BRDE.

PATRULHA RURAL – O governador também foi homenageado pela Sociedade Rural de Londrina pelo Programa Patrulha Rural Comunitária 4.0, da Polícia Militar do Paraná (PMPR). Ele promove operações policiais, visitas comunitárias, cadastros de propriedades, vistorias preventivas, promoção de integração comunitária e orientações diárias, prisões e apreensões. O programa também auxilia na composição e incentivo à criação dos Conselhos Comunitários de Segurança Rural e ações de engajamento comunitário junto aos sindicatos e sociedades rurais.

a

Foto: Jonathan Campos/AEN

PRESENÇAS – Também estiveram presentes na abertura da ExpoLondrina o ex-presidente da República Jair Bolsonaro, o vice-governador Darci Piana; os secretários de Estado Norberto Ortigara (Fazenda), Leonaldo Paranhos (Turismo), Alex Canziani (Inovação, Modernização e Transformação Digital), Ulisses Maia (Planejamento), Do Carmo (Trabalho, Qualificação e Renda), Guto Silva (Cidades), Hudson Teixeira (Segurança Pública), Sandro Alex (Infraestrutura e Logística), Beto Preto (Saúde), Marco Brasil (Indústria, Comércio e Serviços) e coronel Marcos Tordoro (Casa Civil); o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Alexandre Curi; o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado federal Pedro Lupion; os deputados federais Luísa Canziani, Filipe Barros, Giacobo, Ricardo Barros, Diego Garcia e Sérgio Souza; os deputados estaduais Cloara Pinheiro, Cobra Repórter, Fábio Oliveira, Gilson de Souza, Ney Leprevost, Ricardo Arruda, Jairo Tamura e Tercílio Turini; os ex-governadores Cida Borghetti e Orlando Pessuti; o prefeito de Cambé, Conrado Scheller, e outras autoridades locais.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA