NOVA AURORA

PARANÁ

Reta final: inscrições para o Vestibular de Inverno 2023 da UEM vão até o dia 10 de julho

Publicado em

O Vestibular de Inverno 2023, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), aceita inscrições, por meio da internet, até o dia 10 de julho, às 23h59. Para este concurso, são ofertadas 1.170 vagas em mais de 70 cursos de graduação nos seis câmpus da instituição (Maringá, Cianorte, Cidade Gaúcha, Ivaiporã, Goioerê e Umuarama). A taxa de inscrição é no valor de R$ 177. O pagamento deve ser efetuado até o dia 12 de julho para que as inscrições dos candidatos sejam homologadas.

O coordenador da Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU/UEM), Ednei Aparecido Santulo Junior, alertou aos candidatos para não deixarem a inscrição para a última hora. “A exemplo de anos anteriores, alguns acabam esquecendo de efetuar o pagamento da taxa no prazo determinado e, perdem a oportunidade de participar do concurso”, afirmou. 

Este é o 1º vestibular de inverno pós-pandemia, já que o último concurso foi realizado no ano de 2019. Entre as Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES), a UEM será a única a fazer o concurso nesta época do ano e com algumas mudanças implementadas no sistema de ingresso, como a pontuação da redação, a exemplo do Processo de Avaliação Seriada (PAS/UEM), que passará a valer 120, seguindo critérios estabelecidos pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEP/UEM). 

Leia Também:  Três novas mostras: MUPA divulga o resultado final do 3º edital de ocupação do Espaço Vitrine

A Comissão do Vestibular Unificado (CVU) da UEM publicará a lista de homologação dos inscritos no dia 18 deste mês e, a partir do dia 27, os candidatos poderão verificar os locais de provas. 

Para não zerar na prova de redação, os candidatos podem tirar as dúvidas sobre gêneros textuais assistindo a esse tutorial

Serviço:

Inscrições on-line: abertas desde o dia 30 de maio e seguem até dia 10 de julho, às 23h59, via internet   

Taxa de inscrição: R$ 177, via PIX, em caixas eletrônicos do Banco do Brasil (BB) usando cartão de débito de qualquer banco ou nos correspondentes do BB

Prazo para o pagamento da taxa: até o próximo dia 12 de julho

Homologação das inscrições: dia 18 de julho

Realização do vestibular: 27 de agosto

Outras informações: www.cvu.uem.br

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.

Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.

Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.

Leia Também:  Festival de Inverno movimentou as cidades do Litoral neste final de semana

Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.

O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.

Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.

Leia Também:  Estado aprova novo incentivo emergencial para apoiar migrantes no Paraná

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA