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Residentes vão reforçar atuação multidisciplinar e novos programas da cultura do Paraná

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O Governo do Estado realizou nesta terça-feira (29) no auditório da Biblioteca Pública do Paraná um evento de integração dos novos profissionais selecionados para a segunda edição do Programa de Residência Técnica em Gestão Cultural. O objetivo é reforçar as equipes que desenvolvem atividades artístico-culturais nas diferentes regiões do território paranaense, com foco na melhoria contínua dos serviços públicos disponibilizados à população.

Inicialmente, foram selecionados 27 residentes. Eles irão atuar em Curitiba, Cascavel, Guarapuava, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Paranaguá e Ponta Grossa. Outros 13 profissionais estão em processo de seleção para fechar essa segunda turma.

Denominados de Restec, os programas de residência técnica são coordenados pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), voltados para a capacitação de recém-formados em várias áreas do conhecimento. Cada Restec envolve cursos de pós-graduação em nível de especialização, ofertado por universidade estadual, na modalidade de ensino a distância. Simultaneamente, os residentes desenvolvem atividades práticas em instituições ligadas ao Poder Executivo Estadual.

Na Restec de Gestão Cultural, o curso de especialização é ofertado pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Já as atividades práticas do programa serão desenvolvidas com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná (SEEC).

O secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Bona, destacou o compromisso do governo com a qualificação profissional do setor público. “O programa de residência técnica é uma estratégia de formação continuada para preparar profissionais para o serviço público e a segunda edição dessa residência confirma os bons resultados, na perspectiva de formarmos profissionais para a gestão de atividades culturais no serviço público estadual e municipal, atendendo a todas as demandas do Estado do Paraná”, afirmou.

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O programa Restec acompanha o momento de maior investimento no setor cultural na história do Paraná. Paralela ao projeto de formação de novos gestores culturais, a Lei Paulo Gustavo vai destinar mais de R$ 98 milhões ao Estado e outros R$ 105 milhões aos municípios paranaenses. Nesse contexto, a especialização em gestão cultural contribui no desenvolvimento de novos indivíduos para a vida cidadã e atende demanda por profissionais habilitados para trabalhar no setor cultural.

Sobre essa nova conjuntura, a secretária da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, chamou a atenção dos residentes para o desafio que se inicia. “O trabalho é gigante porque estamos no momento em que os residentes técnicos vão ajudar a escrever a história. Estamos em uma etapa onde a cultura será protagonista no nosso País. Nós éramos o primo pobre e agora somos o primo rico. Não só em recursos, mas em importância”, afirmou.

Essa segunda edição atende a demanda por formação continuada de profissionais de distintos segmentos ocupacionais. Além da multiplicidade de áreas de atuação, a reitora da Unespar, professora Salete Sirino, ressaltou a variedade de professores com histórico na gestão cultural. “Temos professores da Unespar e outros docentes convidados de diversas regiões do Brasil, da Argentina e do Uruguai, todos habilitados em gestão cultural e prontos para receber os novos residentes”, salientou.

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Durante o evento de integração, o cientista social Glauber Piva, que atua como professor convidado no Curso de Especialização em Gestão Cultural da Unespar, ministrou palestra sobre a importância da cultura como política pública estruturante de uma sociedade criativa. A palestra foi transmitida on-line, via plataforma digital, a partir de Salvador, onde ele reside.

ÁREAS – Nesta segunda edição, a Restec em Gestão Cultural contemplou profissionais das seguintes áreas: Administração; Arquitetura e Urbanismo; Artes; Artes Cênicas; Artes Visuais; Audiovisual; Biblioteconomia; Biologia; Ciências Contábeis; Ciências Sociais; Comunicação; Dança; Design Gráfico; Direito; Economia; Engenharia Civil; Física; Geografia; História; Jornalismo; Letras; Museologia; Pedagogia; Produção Cultural; e Teatro.

Além da Seti, Seec e Unespar, as atividades práticas serão desenvolvidas nas universidades estaduais de Londrina (UEL), de Maringá (UEM), de Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Centro-Oeste (Unioeste), do Norte do Paraná (Uenp).

POLÍTICA PÚBLICA – Os programas de Restec são considerados política pública de Estado, com amparo na Lei 20.086/2019. Cada residente técnico recebe bolsa-auxílio mensal de R$ 2.375,00, mais auxílio transporte de R$ 220,00. Atualmente, são 1.170 residentes em 12 programas em áreas como Ciências Forenses, Cultura, Gestão Pública, Inovação, Meio Ambiente, Obras Públicas, Saúde Pública, Segurança Pública e Turismo. A duração é de dois anos.

Fonte: Governo PR

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Ganhando o Mundo: últimos intercambistas começam a chegar com mala cheia de experiências

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O Natal será com a família reunida e com diversas histórias para compartilhar para 27 alunos que voltaram do intercâmbio nos Estados Unidos nesta segunda-feira (23), dentro do programa Ganhando o Mundo. Eles desembarcaram no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, onde foram recebidos com muita emoção por pais e familiares depois de quatro meses estudando na América do Norte. Outros alunos devem chegar em janeiro.

Foram mil estudantes de escolas públicas paranaenses que tiveram a oportunidade de realizar um intercâmbio com as despesas pagas pelo Governo do Estado, após uma seleção que envolveu mais de 12 mil candidatos. A edição de 2025 será ainda maior e levará 1,2 mil alunos para cinco países de língua inglesa (Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido). Durante seis meses, os jovens farão curso equivalente ao Ensino Médio no Brasil.

O chefe do Departamento de Intercâmbios da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Marlon de Campos, destacou que a edição do Ganhando o Mundo deste ano foi um sucesso. “Todo o processo está sendo incrível. Foi o primeiro ano que nós tivemos mil alunos viajando, 950 deles já retornaram no primeiro semestre, e agora o restante está voltando”, ressaltou.

“Eles voltam com uma cabeça completamente mudada, muito mais atenciosos com a sua família, com a sua escola, com o seu espaço. Quando eles viajam e experienciam uma oportunidade tão diferente, não só da língua, mas também cultural e acadêmica, eles ampliam os seus horizontes e isso faz com que se tornem líderes”, acrescentou.

EXPERIÊNCIA DE VIDA — Entre as intercambistas que chegaram nesta segunda-feira está Isabella Parra Hass, de 16 anos, estudante do Colégio Estadual Rio Branco, em Rio Branco do Ivaí, no Norte do Estado. Para ela, a principal conquista com o intercâmbio foi tornar-se uma pessoa mais independente. “Foi uma das melhores experiências da minha vida. Vivi coisas que eu nunca imaginaria viver, conheci pessoas incríveis e me tornei uma pessoa tão madura, independente, que eu nunca imaginei que eu conseguiria”, explicou.

Ela conta que pôde vivenciar a cultura americana na prática. “Fui líder de torcida e também gerente do time de basquete feminino. Foi muito legal vivenciar a cultura deles, do esporte, mas mais do que isso, saber que você consegue fazer algo quando realmente se quer muito. Uma oportunidade incrível que nunca imaginei que poderia ter e que graças ao Ganhando o Mundo consegui realizar um dos meus maiores sonhos”, disse, com os olhos ainda com lágrimas após encontrar os pais.

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A família viajou cerca de 350 quilômetros para receber a filha, pouco para uma distância que já foi continental. “A gente viveu junto esse intercâmbio. Ela lá e eu acompanhando daqui, nos falando todos os dias, dando força nas horas das dificuldades e sorrindo, acreditando que tudo ia dar certo”, afirmou Maria Inez Parra Hass, mãe de Isabella.

“Agradeço ao Governo do Estado por esse intercâmbio, por esse projeto. Ela gostou muito da escola, construiu muitas amizades, foi muito bem recebida pela família e agora esse presente de Natal que estamos está recebendo com a chegada dela”.

Para Pedro Moreira Silva, 16 anos, do Colégio Estadual Arcângelo Nandi, de Santa Terezinha de Itaipu, no Oeste, o que mais lhe chamou sua atenção foi a cultura do esporte nos colégios americanos. “Eu não teria oportunidade de fazer um intercâmbio se não fosse por esse programa, para estudar numa verdadeira high school. Uma das coisas mais legais foi o esporte que pratiquei, participando do time de futebol americano, que foi incrível, e um pouco de wrestling”, ressaltou.

Outro destaque foi o aprimoramento da língua. “O meu inglês melhorou muito, o que vai me ajudar a ter um bom emprego. Fora isso, aprendi coisas novas, como comidas típicas de lá e que vou cozinhar para a minha família, além da neve, porque lá é bem gelado”, disse.

A mãe de Pedro, Katyussa Maiara Moreira, contava os minutos para chegada do filho, acompanhada do marido e da filha mais nova. “Começa a bater aquela ansiedade. A gente fala que não vai ficar nervosa, mas não tem como. É um orgulho como mãe saber que ele conquistou isso, que chegou onde chegou e só tenho muito a agradecer a Deus e ao Governo do Estado”, salientou.

“Ele se desenvolveu muito bem. No começo foi difícil, mas todo dia conversava com ele pelo WhatsApp, então estava longe, mas perto ao mesmo tempo. E agora ter ele aqui junto no Natal, poder passar o Ano-Novo era uma coisa que a gente queria muito”, celebrou o pai, Rodimar Silva.

Quem também vai ter muita história para contar é Amanda Samiria, de 16 anos, do Colégio Estadual Joaquim de Oliveira Franco, de Mandirituba, na Região Metropolitana de Curitiba. Ela foi recebida pelos pais e amigos no saguão do aeroporto. “Ao mesmo tempo que apertava o coração, eu sabia que aquilo ia ser para o meu bem. Toda a independência, maturidade e responsabilidade que eu ganhei com esse programa foi incrível, uma oportunidade de estar vivendo em um outro país, de morar com uma outra família, com uma cultura totalmente diferente da minha”, comentou.

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“Ao mesmo tempo que o coração está apertado por eu ter deixado minha segunda família lá nos Estados Unidos, também está muito alegre de reencontrar todo mundo, de ver o quanto eu sou amada aqui e o quanto tudo valeu a pena. Já tenho planos para compartilhar tudo o que eu aprendi, que eu não vou deixar só para mim, mas sim dividir com os outros, contar como foi a minha experiência para inspirar outras pessoas a também participarem”, acrescentou.

GANHANDO O MUNDO – Iniciado como projeto-piloto em 2022, o Ganhando o Mundo levou 100 estudantes para o Canadá, na América do Norte, naquele ano. Na segunda edição, outros 100 alunos tiveram a experiência de conhecerem uma outra cultura, desta vez com destino a Nova Zelândia, na Oceania.

Em 2023, o programa passou a incluir professores, com 96 docentes enviados para o Canadá e a Finlândia, países referências em educação. No mesmo ano, mais 40 alunos estudaram por um semestre letivo na França. Já em 2024, o número de intercambistas cresceu dez vezes, chegando a mil alunos que viajaram para países de língua inglesa, como Canadá, Nova Zelândia, Inglaterra, Austrália e Estados Unidos. Além disso, 100 diretores de colégios estaduais embarcaram no meio do ano para um intercâmbio de duas semanas no Chile.

A próxima edição, em 2025, será ainda maior. Mais de 1,2 mil alunos da rede estadual terão como destino cinco países de língua inglesa (Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido). Durante seis meses, os jovens farão curso equivalente ao Ensino Médio no Brasil.

Também em 2025 acontecerá a primeira edição do programa voltada aos alunos de 1ª série dos cursos técnicos em agropecuária, agrícola, florestal, operações de máquinas florestais e agronegócio, matriculados nos centros de educação profissional. Cem estudantes vão para Iowa, nos Estados Unidos, estado líder em tecnologia agrícola e coração do corn belt (cinturão agrícola forte em produção de milho e um dos principais pólos agrícolas do mundo).

Fonte: Governo PR

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