NOVA AURORA

PARANÁ

Residentes técnicos iniciam atividades na área de transformação digital do Estado

Publicado em

A Secretaria de Estado da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI) recebeu 10 residentes técnicos para atuar na área de transformação digital da administração pública. Cada residente conta com uma especialidade diferente para atuar nos setores administrativo, jurídico, arquitetura, relações internacionais, tecnologia da informática, entre outros.

Uma das atividades destacadas é a colaboração dos residentes técnicos com o Observatório da Transformação Digital e Gestão Sustentável do Estado do Paraná (OTGS). Este centro de pesquisa se concentra no desenvolvimento de projetos relacionados à tecnologia e ciência, com foco na eletromobilidade. O observatório está trabalhando em parceria com instituições públicas e montadoras para impulsionar a adoção de veículos elétricos no Estado.

O Programa de Residência Técnica (Restec) é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e das universidades estaduais do Paraná. Foram selecionados, inicialmente, 149 residentes de diferentes áreas para nove secretarias estaduais e 16 órgãos da administração pública, em Curitiba e 17 cidades do Interior.

Leia Também:  Com 79 mandados, operação da PCPR mira grupo envolvido em falsos empréstimos em todo o Brasil

A Especialização em Inovação, Transformação Digital e E-Gov é ofertada pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Na próxima semana, mais 20 residentes devem ser integrados na SEI.

O secretário da pasta, Marcelo Rangel, ressaltou a importância da chegada de novos profissionais. Para garantir que eles estejam bem alinhados com suas áreas de especialização, o secretário fez reuniões individuais com cada um, buscando compreender melhor suas competências e experiências.

“Destaco a dedicação desses residentes técnicos, observando que muitos deles conquistaram suas posições por meio de estudos e esforços árduos. Aproveito para enfatizar que esses novos talentos têm a disposição de trazer inovação para o ambiente de trabalho e para os projetos em andamento, oferecendo uma perspectiva externa que pode contribuir para o sucesso das iniciativas do Paraná de forma mais eficaz”, acrescentou.

A boliviana Daniele Wendy Canqui, 28 anos, formada em Relações Internacionais, com especialização em Transformação Digital, veio para o Brasil atrás de novos conhecimentos no setor.

Leia Também:  Governo do Estado abre licitação para construção de novos viadutos em Sarandi

“Espero que essa experiência traga crescimento tanto no meu lado profissional quanto pessoal. Profissionalmente, espero desenvolver habilidades práticas e ganhar uma compreensão mais profunda das políticas de inovação. Pessoalmente, acredito que a residência me proporcionará a oportunidade de ampliar minha rede de contatos, conhecer diferentes perspectivas e expandir meu horizonte de conhecimento”, afirmou.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Sanepar capacita profissionais que farão a limpeza do Litoral

Published

on

By

Os profissionais que farão os serviços de limpeza das praias, durante o verão no litoral paranaense, vão receber da Sanepar treinamento técnico e de orientação nos dias 26 e 27 de dezembro. Serão 120 pessoas que estarão diariamente na orla trabalhando na coleta, separação e destinação dos resíduos das praias. A capacitação será feita na Associação dos Funcionários da Sanepar do Litoral (AESLI).

Técnicos da Sanepar prepararam conteúdo com informações básicas sobre o saneamento, sobre as estruturas dos sistemas de abastecimento de água e de coleta e tratamento do esgoto do Litoral, além de temas relacionados à conduta e ética profissional, pautados no Código de Conduta da Sanepar. Os supervisores das equipes desse trabalho também passam pelo treinamento e ainda recebem preparação para uso dos aplicativos de supervisão remota, como por exemplo o Google Forms, o Timestamp e o WhatsApp. Esses aplicativos auxiliam na elaboração dos relatórios e da autofiscalização da Sanepar.

Leia Também:  Acesso ao Marco das Três Fronteiras terá alterações a partir deste final de semana

Após receberem as informações teóricas, os agentes de limpeza farão visita técnica na Associação de Coletores de Resíduos Sólidos de Pontal do Paraná, localizado no Balneário Ipanema.

A limpeza nas praias, durante a temporada, será feita todos os dias das 8h30 às 12h e das 14h às 17h20. São 9 equipes: duas em Guaratuba, quatro em Matinhos e três em Pontal do Paraná. No ano passado foram recolhidas 344 toneladas de lixo durante a temporada.

Por decisão da diretoria da Sanepar e com o de acordo da Empresa Rodoservice, e ainda em razão das condições atuais das praias, os serviços que seriam feitos a partir do próximo dia 28 de dezembro foram antecipados para esta terça-feira (24). Duas equipes, totalizando 22 pessoas mais dois quadriciclos, farão a partir de amanhã a coleta nas areias da orla, com trabalho mais intensivo no município de Matinhos.

SANEADORAS – A Sanepar também está disponibilizando para essa temporada do Verão Maior Paraná as equipes saneadoras. Elas terão a incumbência de fazer a limpeza noturna nas praias, após os shows programados pelo projeto do Governo do Estado Verão Maior Paraná para a temporada de verão 2024/2025. As saneadoras são os equipamentos utilizados para remover os resíduos pequenos, de tamanhos diminutos. Eles revolvem e peneiram a areia da praia, em profundidade média de 20 centímetros.

Leia Também:  Com apoio do Governo do Estado, Rio Branco do Sul terá nova unidade de saúde

Serviço:

Capacitação para agentes de limpeza

Data: 26 e 27/12/2024

Horários: 26/12 – 13h30 às 17h30

27/12 – 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30

Local: Associação dos Funcionários da Sanepar do Litoral (AESLI) – Avenida Paraná,105 – Matinhos/PR.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA