6 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

    PARANÁ

    Representantes do Estado participam de seminário de negócios internacionais

    Publicado em

    O secretário das Cidades, Eduardo Pimentel, e Eduardo Bekin, diretor-presidente da Invest Paraná, agência de promoção de investimentos do Estado, participam na semana que vem da terceira edição do Seminário de Negócios Internacionais do Paraná. Organizado pelo World Trade Center (WTC) Curitiba e pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), por meio da Gerência de Relações Internacionais, o evento deve reunir centenas de participantes no Campus da Indústria, em Curitiba.

    Pimentel vai participar da abertura do evento, no dia 20 de setembro, e Bekin fará uma palestra dentro da programação. Ele acabou de voltar da missão internacional liderada pelo vice-governador Darci Piana para a China, que teve como objetivo justamente a expansão da relação comercial do Paraná com empresas do gigante asiático.

    Criado em 2021, ainda em formato remoto pelas restrições da pandemia, o Seminário de Negócios Internacionais do Paraná tem o objetivo de promover a interação produtiva entre a indústria, os gestores públicos e as boas práticas do mercado. A segunda edição, realizada presencialmente em 2022, reuniu 500 participantes.

    No mês passado, para lançar a nova edição, o WTC Curitiba e a Fiep receberam representantes diplomáticos do Estado, cujo papel na prospecção de negócios e aproximação entre governos e empresas internacionais é de grande relevância. Estiveram presentes a embaixadora do Paraguai, Maria Amarilla, e representantes consulares da Itália, Rússia, Polônia, Finlândia, Luxemburgo, Marrocos, República Dominicana, Costa Rica, Argentina, Japão e Bangladesh.

    Leia Também:  Conservação: no Dia da Água, Estado restaura 16 nascentes de 11 municípios

    Para Higor Uchoa Menezes, gerente de Relações Internacionais do Sistema Fiep, o evento está crescendo e ganhando cada vez mais apoio. “Temos planos de expandir essa colaboração com o WTC. O diálogo multilateral deve ser incentivado entre os atores das áreas de negócios e relações internacionais. É o que acreditamos dentro de uma visão globalista de mundo”, ressaltou.

    “É fundamental estarmos junto do corpo consular do Paraná durante os dois dias de programação intensa que teremos nesta terceira edição”, destacou Daniella Abreu, presidente do WTC região Sul, em Brasília e Sinop. “Contamos ainda com a participação ativa da Invest Paraná, representando o governo estadual. A cada ano, o seminário se consolida como espaço de fomento aos negócios internacionais em nosso Estado”.

    PROGRAMAÇÃO – A programação conta com uma intensa jornada de palestras e mesas-redondas para promover a cultura da internacionalização nas empresas paranaenses, trazendo conhecimento técnico e cases de sucesso. A palestra magna é da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e vai contar com a participação da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e de empresas como Electrolux, Renault e Airbus.

    Leia Também:  Governo do Paraná incentiva criação de fundos municipais dos direitos da mulher

    O seminário debate as perspectivas dos negócios internacionais do Paraná, com um time de especialistas de referência no mercado. Entre os palestrantes confirmados estão, além de Bekin, Gilberto Peralta, presidente na Airbus; Mariana Soletti Beckheuser, CEO na Beckhauser; Marcel Malczewski, presidente do Conselho de Administração da Copel e do Conselho Estratégico do WTC Curitiba; e Gerson Faucz, delegado da Receita Federal do Brasil.

    Outro destaque da programação é o “Painel de especialistas: Roadmap para negócios internacionais do Paraná 2040”, que será conduzido pelo Observatório Sistema Fiep, apresentando uma agenda prospectiva para que o estado se torne referência nessa área.

    As inscrições para o 3º Seminário de Negócios Internacionais do Paraná são gratuitas e podem ser feitas neste link. Confira a programação completa AQUI.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Advertisement

    PARANÁ

    Concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná no Museu Oscar Niemeyer é sucesso de público

    Published

    on

    By

    O vão-livre do Museu Oscar Niemeyer (MON) voltou a se transformar em um grande palco ao ar livre neste sábado (5). Mesmo diante do sábado mais frio do ano em Curitiba, a Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) reuniu uma multidão para a segunda apresentação gratuita da série “Mostly Mozart”.

    Assim como no concerto inaugural da série em fevereiro, que atraiu mais de mil pessoas, a Orquestra Sinfônica do Paraná encantou o público com um programa dedicado ao compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart. Desta vez, o repertório trouxe também outro mestre do Classicismo, Joseph Haydn.

    “Colocamos 800 cadeiras no vão-livre, lotamos todas, e havia público em pé ainda, chegando a quase mil espectadores. A gente está muito feliz porque esse projeto é um grande sucesso”, celebrou Áldice Lopes, diretor artístico do Centro Cultural Teatro Guaíra.

    A “Sinfonia nº 25” de Mozart, reconhecida pelo tom dramático e ousadia na escrita, e a “Sinfonia nº 44” de Haydn, conhecida como “Fúnebre”, que se destaca pela profundidade e refinamento, foram interpretadas pela Orquestra Sinfônica do Paraná sob a regência do maestro convidado Angelo Martins.

    O violinista, que também atua como spalla da OSP desde 2017, possui vasta experiência no meio orquestral. Já integrou a Orquestra Sinfônica Brasileira e a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, além de ter sido premiado por suas composições para orquestra.

    Leia Também:  Governo transferiu mais de R$ 1 bilhão aos municípios em outubro

    Esta foi a primeira vez que Martins teve a oportunidade de reger a OSP. Ele comandou a orquestra ao mesmo tempo em que tocou seu violino, o que surpreendeu muitas pessoas. Mas ele explica que essa não é uma prática nova.

    “Um fato curioso é que a orquestra, quando ela nasceu como instituição, era dirigida pelo spalla ou por um cravista. Normalmente o dirigente era um multi-instrumentista: tocava cravo, tocava violino, cumpunha, regia, dava aula, era um pouco luthier também”, expôs o violinista.

    Martins comemorou a presença massiva do público. “É uma oportunidade que a Orquestra Sinfônica do Paraná tem para continuar construindo e renovando o seu público. Se a gente não tem esse suporte do público, se a gente não consegue chegar ao público, o que a gente faz perde o sentido”, avalia.

    Entre o público presente estava a professora Carolina Dolis de Souza, que compareceu às duas apresentações da OSP no Museu Oscar Niemeyer. “O concerto foi maravilhoso, neste lugar extremamente especial, em comemoração aos 40 anos da Orquestra Sinfônica. É um privilégio poder estar aqui”, disse a educadora.

    OSP NO MON — A série “Mostly Mozart” contará com outras quatro apresentações ao longo de 2025, sempre aos sábados, às 16 horas, no Museu Oscar Niemeyer. Os próximos concertos serão nos dias 5 de julho, 6 de setembro, 8 de novembro e 6 de dezembro. Todas as sessões são gratuitas, sem necessidade de retirada de ingressos.

    Leia Também:  Conservação: no Dia da Água, Estado restaura 16 nascentes de 11 municípios

    A iniciativa integra a programação especial em comemoração aos 40 anos da Orquestra Sinfônica do Paraná e reforça o compromisso do Centro Cultural Teatro Guaíra em levar seus corpos artísticos a diferentes espaços da cidade.

    “Essa série não apenas homenageia Mozart, mas também celebra o próprio legado da OSP, proporcionando experiências musicais inesquecíveis em um cenário magnífico, que é o Museu Oscar Niemeyer”, destaca Cleverson Cavalheiro, diretor-presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra.

    40 ANOS DA OSP — A OSP comemora quatro décadas de história no dia 28 de maio de 2025, data que também marca o início de uma série de concertos comemorativos no auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão). Nessas apresentações especiais, que serão realizadas nos dias 28, 29 de maio e 1º de junho, a OSP trará ao palco a grandiosa Sinfonia nº 2 de Gustav Mahler, conhecida como Sinfonia da Ressurreição.

    No mês de maio, a OSP também celebrará o aniversário com um presente especial: um documentário que resgata essa trajetória marcante. Dividido em quatro capítulos no formato de websérie, o material será disponibilizado no YouTube do Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná (IAOSP) e do Teatro Guaíra, permitindo que o público mergulhe nos momentos mais emblemáticos da Orquestra.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Continuar lendo

    PARANÁ

    POLÍCIA

    ENTRETENIMENTO

    ESPORTES

    MAIS LIDAS DA SEMANA