NOVA AURORA

PARANÁ

Relação sincera do poder público com imprensa é tema de Fórum Nacional no Paraná

Publicado em

Como melhorar a relação do poder público com a imprensa. Esse foi o tema da palestra do jornalista Fernando Rodrigues, CEO do portal Poder 360°, nesta segunda-feira (20), no 3° Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná.

Para o jornalista, com larga experiência na cobertura política, com passagem em veículos como Folha de S.Paulo, UOL, BBC, GloboNews, entre outros, a comunicação pública deve se fiar em três pilares para obter bons resultados: transparência, proatividade na divulgação das informações e persistência na tentativa de estabelecer contato não só com os meios de comunicação, mas diretamente com os próprios jornalistas.

“É um esforço de convencimento. O agente público, o secretário de comunicação, tem que conversar com os profissionais do jornalismo e convencê-los de que uma informação positiva não é chapa-branca. É uma informação de utilidade pública que vale a pena ser publicada, porque o cidadão vai poder usar aquele dado”, ressaltou.

Para o CEO do Poder Poder 360°, as secretarias de Comunicação dos estados e das prefeituras têm um papel muito importante na publicação de campanhas de interesse público em seus próprios canais de divulgação, além da mídia convencional. Campanhas contra violência doméstica ou de saúde, como foi feito ao longo da pandemia, além de questões de educação e segurança pública, são fundamentais nesse processo.

Leia Também:  Motorista de BMW é preso com pistola sem registro em Toledo

“Esse é um papel muito importante da comunicação pública: fazer campanhas educativas e difundir bons valores que elevem o nível de civilidade das pessoas para que elas entendam como se comportar em sociedade”, enfatizou Rodrigues.

FAKE NEWS – O combate às notícias falsas também foi abordado pelo jornalista no Fórum de Secretarias de Comunicação. Nesse processo, um dos papéis das secretarias de comunicação, na opinião de Rodrigues, é se certificar de que os veículos que vincularão campanhas publicitárias oficiais são sérios.

Para isso, o jornalista sugeriu às secretarias que verifiquem se os veículos empregam corretamente seus colaboradores, se têm códigos de conduta, manuais de redação, se respeitam os direitos trabalhistas, entre outras ações. “Isso ajudaria a elevar o nível do jornalismo de uma forma geral e, por consequência, reduzir o que se chama hoje de fake news”, avaliou.

Leia Também:  Experiência do Banco de Alimentos Comida Boa é tema do podcast Notícia Boa Paraná

AGENDA – A abertura oficial do Fórum ocorreu pela manhã. A primeira palestra foi ministrada pelo conselheiro Ivan Bonilha, do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR). A importância das pesquisas para o planejamento dos governos também foi debatido no fórum. Com o tema “Pesquisas do Futuro”, o presidente do Instituto Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo, explanou como as pesquisas são importantes para as tomadas de decisões governamentais. A programação da tarde contou com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior.

REPRESENTANTES – Além do Paraná, participam do fórum em Foz do Iguaçu secretários ou representantes dos estados do Acre, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo, Sergipe, Tocantins e Roraima.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

318 mil pessoas: jogos oficiais do Estado quebram recorde de participantes em 2024

Published

on

By

O ano de 2024 marcou a quebra de recordes de participação nos Jogos Oficiais do Estado. Com campeonatos organizados para públicos formados por jovens, adultos e idosos, o Governo do Paraná atendeu mais de 318,8 mil pessoas, entre atletas e comissões técnicas, em atividades promovidas entre janeiro e novembro.

O número é a soma da quantidade de participantes dos Jogos Escolares do Paraná (Jeps), Jogos Escolares Bom de Bola, Jogos Escolares Eletrônicos, Jogos da Juventude do Paraná (Jojups), Paraná Bom de Bola, Paraná Combate, Jogos Universitários do Paraná (Jups), duas etapas do Jogos da Integração do Idoso (JIIDOs), três dos Jogos de Aventura e Natureza (JANs), Jogos Paradesportivos do Paraná, Jogos Abertos do Paraná (Japs) e Paraná Master.

“Nossa cadeia esportiva atende desde a formação até o público idoso, consolidando o Paraná como referência nacional no esporte”, destacou o secretário estadual do Esporte, Helio Wirbiski. “O calendário oficial inclui uma variedade de competições que promovem saúde, incentivam a prática de atividades físicas e revelam novos talentos. É com grande satisfação que o Estado oferece toda a estrutura necessária – transporte, alimentação e hospedagem, fomentando o esporte para todos os paranaenses”, acrescenta.

JOGOS ESCOLARES – Os Jogos Escolares do Paraná (Jeps) completaram 70 anos em 2024. Iniciados em maio, reuniram atletas de 12 a 17 anos, alunos de escolas estaduais, municipais e particulares, em competições até outubro, quando foram disputadas as finais em Campo Mourão (12 a 14), Pato Branco (15 a 17) e Pérola (Futebol de Campo). Ao todo, o esporte escolar da SEES atendeu mais de 134 mil pessoas nos Jeps, Jeps Bom de Bola e Jeps Eletrônicos.

Leia Também:  Museu Oscar Niemeyer lança livro histórico de 400 páginas sobre sua coleção permanente

A coordenadora dos Jeps, Marcia Tomadon, conta que entre 2021 até 2024 houve um aumento de cerca de 10% a 15% de participantes por ano, com recordes tanto nos escolares quanto no Bom de Bola. “Hoje temos os melhores atletas, os melhores professores participando, confiando no evento que o Governo do Estado entrega para toda a comunidade esportiva”, afirma.

JOGOS DE RENDIMENTO – Ao todo, dentro das sete competições de rendimento organizadas pela Secretaria de Estado do Esporte (SEES), foram atendidas mais de 61 mil pessoas, com recorde nos Jogos Paradesportivos (2,1 mil somando as modalidades disputadas em Londrina e Foz do Iguaçu), e estreia da categoria do Futebol Suíço dentro do Paraná Bom de Bola.

Somando as fases regionais, macrorregionais e finais dos torneios que acontecem ao longo do ano (Japs, Jojups e Paraná Bom de Bola) com os que acontecem em etapa única (Paraná Combate, Jogos Paradesportivos, Jogos Universitários e Paraná Master), foram mais de R$ 25 milhões investidos para atender os mais diversos públicos de atletas paranaenses.

“É um extrato extremamente positivo, mesmo sem nem contar os atendimentos indiretos que acontecem a cada evento ou etapa realizada. É essencial agradecer aos municípios-sede. Eles abraçam o evento, mobilizam estruturas e assim ajudamos na economia local, lotando hotéis e movimentando restaurantes. É muito bom ver como esse trabalho conjunto transforma não só o esporte, mas também a vida das pessoas em cada cidade por onde passamos”, disse Emerson ‘Milico’ Venturini, coordenador de Esportes de Rendimento da SEES.

Leia Também:  Vestibular 2024 da UEL tem 16 mil inscritos; Medicina é o curso mais disputado

INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO – Somando as três etapas que aconteceram ao longo do ano, e também competições dentro do Verão Maior Paraná 2023/24, os JANs atenderam mais de 120 mil pessoas. A programação contou com diversos torneios estaduais e nacionais, além de oficinas, clínicas esportivas e mais de 60 modalidades diferentes. Em 2024, foram organizadas as etapas de Curitiba e RMC, Festival de Inverno (no Litoral) e Vale do Iguaçu (na região de Pato Branco).

Dentro da mesma pasta, pela primeira vez na história foram organizadas duas edições dos Jogos da Integração do Idoso (JIIDOs) no mesmo ano – a tradicional, no litoral do Estado e uma nova versão, mais focada em iniciação esportiva, no município de Maringá, no Noroeste. Ao todo, foram mais de 4 mil atendimentos.

ATENDIMENTOS POR COMPETIÇÃO EM 2024:

Esporte Escolar

Jeps – 100,1 mil

Jeps Bom de Bola – 21,6 mil

Jeps Eletrônico – 12,1 mil

Esporte de Rendimento

Japs – 22 mil

Jojups – 19,5 mil

Paraná Bom de Bola – 12 mil

Paraná Combate – 2,4 mil

Jogos Paradesportivos – 2,1 mil

Jups – 2 mil

Paraná Master – 1 mil

Inovação e Desenvolvimento

Jans – 120 mil

Jiido – 4,1 mil

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA