NOVA AURORA

PARANÁ

Região Noroeste terá mais um grande final de semana com os Jogos de Aventura e Natureza

Publicado em

Os Jogos de Aventura e Natureza etapa Corredores das Águas vão levar diversas atividades a Maringá, Marialva, Marilena, Nova Londrina, Terra Rica, Paranavaí, Porto Rico e São Pedro do Paraná, todos no Noroeste do Paraná, neste final de semana. Ao todo, a etapa, que começou no sábado (23) e segue até este domingo (01), contempla 47 diferentes ações.

As atividades do segundo fim de semana começam já nesta quinta-feira (28) com BMX Freestyle e Standup Padlle, em Porto Rico; Wheeling, em Nova Londrina, e Punhobol, em Maringá. As competições e eventos prosseguem nos próximos três dias em todos os demais municípios. Beach Tennis, Voo Livre e Handebol de Areia são outras atrações.

ATIVIDADES – Os JANs– Corredores das Águas começaram com o Festival da Família, ação que reuniu atividades lúdicas, aulas de dança e ritmo, prática esportiva, concurso para pets, apresentações culturais e até passeio de balão na Praça da Catedral, em Maringá. Houve oficinas e apresentações de ginástica, kung fu, tirolesa, gincanas e desfiles.

Os Jogos Indígenas do Paraná, que celebram a cultura e os esportes desta população, foram outro destaque. Atletas indígenas praticaram arco e flecha, cabo de força, jogo de malha, atletismo, corrida com tora, futebol, arremesso de lança, luta corporal, natação e peteca. Além disso, fizeram apresentações culturais, pintura corporal e expuseram artesanatos.

Leia Também:  Grupo de humor Porta dos Fundos se apresenta no Teatro Guaíra no domingo

No domingo (24) uma das atrações foi a terceira etapa do estadual de Skate Street nas categorias mirim feminino, amador feminino, mirim masculino, iniciante e amador. Foram disputadas as semifinais da categoria amador masculino, que contou com 75 atletas, e as finais da categoria iniciante masculino, amador feminino e masculino.

Desde segunda-feira (25), Maringá abriga o Punhobol nas Escolas, esporte coletivo semelhante ao voleibol, com a diferença de ser jogado em um campo de grama. Durante a semana foram realizadas oficinas gratuitas nas escolas públicas. Ao todo, mais de mil crianças participaram.

Em Porto Rico e em São Pedro do Paraná houve revoada de balões coloridos, evento que encantou as comunidades e foi complementado com palestras de balonismo. A ideia é conectar as pessoas com a natureza e estimular o aprendizado sobre a atividade.

JOGOS – Criados pelo Governo do Estado, em 2019, os Jogos de Aventura e Natureza (JAN) são coordenados pela Secretaria do Esporte, com o apoio da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Secretaria de Cultura, prefeituras e federações esportivas de cada modalidade.

Leia Também:  4 mil pessoas participaram do Circuito de Corridas Sanepar em Curitiba e no Litoral

Em 2023 já foram realizadas a etapa Norte, em Londrina, Arapongas, Alvorada do Sul, Primeiro de Maio e Sertanópolis, e o Festival de Inverno, no Litoral do Estado. Os JANs ainda chegarão a Angra Doce.

“Os JANs unem a prática esportiva e turismo. As atividades acontecem em cenários paranaenses que chamam atenção pela beleza da natureza. O objetivo é incentivar o esporte e fomentar a economia regional, além de levar lazer à população”, afirma o secretário estadual de Esporte, Helio Wirbiski.

Confira a programação do final de semana:

Terra Rica 

30/09 – Wheeling

30/09 e 01/10 – Voo Livre

01/10 – Beach Tennis

São Pedro do Paraná 

30/09 e 01/10 – Standup Paddle

01/10 – Águas Abertas

Paranavaí

29/09 a 01/10 – Beach Tennis

Porto Rico

28/09 – BMX Freestyle

28 e 29/09 – Standup Paddle

30/09 e 01/10 – Handebol de Areia

Nova Londrina

28/09 – Wheeling

29/09 – BMX Freestyle

Marialva

29/09 – Wheeling

30/09 e 01/10 – Encontro de veteranos do motocross

Maringá 

28 e 29/09 – Punhobol

29/09 a 01/10 – BMX Freestyle

30/09 e 01/10 – Mano a Mano X1

30/09 e 01/10 – Teqball

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Com mais de 40 modalidades, Jogos de Aventura e Natureza chegam ao Vale do Iguaçu

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Secretaria da Saúde capacita profissionais da região Oeste no cuidado à pessoa idosa

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA