NOVA AURORA

PARANÁ

Reformas de duas pontes vão alterar tráfego de veículos em União da Vitória

Publicado em

A Secretaria estadual de Infraestrutura e Logística, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR), vai alterar o tráfego de veículos em duas pontes de União da Vitória, na região Sul, a partir de 6 de junho. A medida é necessária para prosseguir com as obras de recuperação e manutenção das estruturas.

A Ponte Manoel Ribas, também conhecida como Ponte dos Arcos, vai ficar totalmente bloqueada a partir do dia 6 por pelo menos dois dias, para os serviços de instalação de novas juntas de dilatação. A ponte tem 200 metros de extensão e 9 metros de largura, com calçadas em ambos os lados e pista única de 4,9 metros, sendo necessário o bloqueio por não haver espaço de trânsito suficiente para operação pare-e-siga.

Na Domício Scaramella também será feita a instalação de novas juntas de dilatação, mas a ponte permanecerá em operação pare-e-siga durante as atividades, previstas para durarem três dias. Ela tem 463,90 metros de extensão e 13,30 metros de largura, com duas faixas de tráfego de 3,75 m cada.

Leia Também:  38 anos da OSP e obra rara de Andersen são destaques da programação cultural do Paraná

As juntas de dilatação consistem em materiais resistentes à temperatura que ocupam o espaço entre os vãos da ponte, permitindo que as peças do tabuleiro possam se dilatar ou retrair evitando danos. A reforma das duas pontes está contemplada em um contrato de conservação e manutenção de nove Obras de Arte Especiais (OAEs) em rodovias do Escritório Regional Médio Iguaçu, do DER/PR. O investimento é de R$ 7.838.631,85, atendendo pontes também em Bituruna, Porto Vitória e um viaduto em Palmas.

Os serviços previstos incluem reparos e recuperação das estruturas de concreto, reparo total do pavimento, instalação de dispositivos de drenagem como sarjetas e meio-fio, novos guarda-corpos, recomposição de drenos, sinalização, defensas, placas, limpeza e pintura, entre outros. Ao todo, o Governo do Estado está investindo cerca de R$ 114 milhões para atender 195 OAEs em todo o Paraná.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Sanepar capacita profissionais que farão a limpeza do Litoral

Published

on

By

Os profissionais que farão os serviços de limpeza das praias, durante o verão no litoral paranaense, vão receber da Sanepar treinamento técnico e de orientação nos dias 26 e 27 de dezembro. Serão 120 pessoas que estarão diariamente na orla trabalhando na coleta, separação e destinação dos resíduos das praias. A capacitação será feita na Associação dos Funcionários da Sanepar do Litoral (AESLI).

Técnicos da Sanepar prepararam conteúdo com informações básicas sobre o saneamento, sobre as estruturas dos sistemas de abastecimento de água e de coleta e tratamento do esgoto do Litoral, além de temas relacionados à conduta e ética profissional, pautados no Código de Conduta da Sanepar. Os supervisores das equipes desse trabalho também passam pelo treinamento e ainda recebem preparação para uso dos aplicativos de supervisão remota, como por exemplo o Google Forms, o Timestamp e o WhatsApp. Esses aplicativos auxiliam na elaboração dos relatórios e da autofiscalização da Sanepar.

Leia Também:  Prazo para empresas com dívidas fiscais aderirem a acordo de quitação é prorrogado

Após receberem as informações teóricas, os agentes de limpeza farão visita técnica na Associação de Coletores de Resíduos Sólidos de Pontal do Paraná, localizado no Balneário Ipanema.

A limpeza nas praias, durante a temporada, será feita todos os dias das 8h30 às 12h e das 14h às 17h20. São 9 equipes: duas em Guaratuba, quatro em Matinhos e três em Pontal do Paraná. No ano passado foram recolhidas 344 toneladas de lixo durante a temporada.

Por decisão da diretoria da Sanepar e com o de acordo da Empresa Rodoservice, e ainda em razão das condições atuais das praias, os serviços que seriam feitos a partir do próximo dia 28 de dezembro foram antecipados para esta terça-feira (24). Duas equipes, totalizando 22 pessoas mais dois quadriciclos, farão a partir de amanhã a coleta nas areias da orla, com trabalho mais intensivo no município de Matinhos.

SANEADORAS – A Sanepar também está disponibilizando para essa temporada do Verão Maior Paraná as equipes saneadoras. Elas terão a incumbência de fazer a limpeza noturna nas praias, após os shows programados pelo projeto do Governo do Estado Verão Maior Paraná para a temporada de verão 2024/2025. As saneadoras são os equipamentos utilizados para remover os resíduos pequenos, de tamanhos diminutos. Eles revolvem e peneiram a areia da praia, em profundidade média de 20 centímetros.

Leia Também:  38 anos da OSP e obra rara de Andersen são destaques da programação cultural do Paraná

Serviço:

Capacitação para agentes de limpeza

Data: 26 e 27/12/2024

Horários: 26/12 – 13h30 às 17h30

27/12 – 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30

Local: Associação dos Funcionários da Sanepar do Litoral (AESLI) – Avenida Paraná,105 – Matinhos/PR.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA