NOVA AURORA

PARANÁ

Referência no setor, Portos do Paraná vira trampolim para jovens talentos no mercado profissional

Publicado em

A Portos do Paraná é referência em logística, na preservação do meio ambiente, em inovação e está sempre batendo recordes. Mas não é só isso. A empresa pública também tem se tornado um trampolim para estagiários ingressarem no mercado de trabalho. Com o currículo enriquecido pelo desempenho no Porto de Paranaguá, jovens talentosos têm cada vez mais oportunidades na Comunidade Portuária e iniciado promissoras carreiras profissionais.

“Consegui o estágio no final de 2021, passei por três setores da Diretoria de Operações (Coordenadoria de Sistemas e Performance, Gerência de Fiscalização Operacional e Gerência de Navegação). O tempo que fiquei em cada um desses setores me trouxe conhecimento amplo da operação e fez com que eu me encantasse ainda mais pelo Porto de Paranaguá”, conta Emily Bozi, que traz de família o gosto pela atividade portuária.

“Iniciei o estudo da área portuária com 14 anos, quando comecei o Técnico em Portos. Desde o começo do curso, ansiava estagiar na Portos do Paraná. Meu pai é portuário e quando ele contava sobre o trabalho, minha vontade só aumentava”, lembra.

No Porto, ela desenvolveu o uso de ferramentas modernas e o acompanhamento de atividades estratégicas. “Foi muito positivo para mim, não somente por aprender a utilizar a ferramenta, mas por ser necessário o uso da criatividade e integração da equipe. No meu novo trabalho, irei elaborar o Power BI da empresa e conseguirei utilizar todo o conhecimento que obtive no Porto”, projeta Emily, que agora vai trabalhar na Pasa – Paraná Operações Portuárias S/A.

Leia Também:  Atletas de ginástica rítmica colorem areias do Litoral em apresentação da modalidade

Quem também sonhava em trabalhar na área portuária era Jhulyane Aparecida Marins Pinto, que agora é contratada da Rochamar Agência Marítima. “Quando fiquei sabendo da vaga de estágio, logo fiz minha candidatura. Achei que iria atuar na área administrativa, que é meu campo de formação, mas fui encaminhada ao setor de operações e, em agosto de 2021, começou a jornada. Tive que aprender do zero e hoje todo meu entendimento na área devo ao time de operações, que me acolheu e sempre esteve disposto a me passar seus conhecimentos”, diz.

Para ela, esse estágio foi fundamental para ingressar no mercado profissional. “Passar pelo setor de operações da Portos foi uma experiência e tanto. Hoje, em meu novo emprego, posso dizer que o estágio me abriu portas e assim seguirá para milhares de jovens que sonham em ter uma oportunidade”, avisa.

Quem também comemorou essa passagem pela Portos do Paraná foi o técnico em Saúde e Segurança do Trabalho, Renan Carneiro da Silva. “Se eu não tivesse a oportunidade de estágio na Portos do Paraná, na Gerência de Saúde e Segurança do Trabalho, talvez não tivesse ingressado na área assim tão prontamente quanto eu ingressei no Ogmo, o Órgão Gestor de Mão de Obra Portuária”, avalia.

Leia Também:  Secretaria da Agricultura divulga nova estimativa da safra 2022/23

“No Porto consegui fazer várias rotinas referentes à minha área, rotinas administrativas, rotinas operacionais, consegui também desenvolver outras habilidades que não envolvem a minha área, como a comunicação, falar em público, agir de uma forma mais profissional”, completa.

Esse também foi o caminho que levou Thainá Corrêa Pinto de estagiária na Portos do Paraná a profissional portuária na Copadubo, empresa de transportes que atua no Porto de Paranaguá. “Desenvolvi habilidades que sei que agregarão no meu futuro, onde também conheci pessoas extraordinárias que sempre lembrarei, que me receberam com tanto carinho e simpatia e ajudaram tanto em meu aprendizado. Obtive muitos conhecimentos que me ajudaram, pois hoje faço uso no meu dia-a-dia, como por exemplo o sistema Appaweb”, destaca.

Para ela, passar pela empresa pública é um diferencial para os jovens. “As empresas da região valorizam pessoas que fizeram estágio no Porto, o que facilitou para que eu entrasse no mercado de trabalho. Me sinto feliz em ter trabalhado em uma empresa que investe na valorização e reconhecimento dos estagiários, depositando confiança e incentivo no nosso trabalho. É uma imensa satisfação ter iniciado minha carreira profissional na Portos do Paraná”, arremata Thainá.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

No México, Viaje Paraná intensifica a promoção dos atrativos turísticos do Estado

Published

on

By

O trabalho de promoção, apresentação e atração de investimentos ao turismo paranaense em nível internacional segue a todo vapor. O Governo do Estado, por meio do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor –, está presente no Roadshow Festival Brasil, no México. Equipes do órgão participam das programações desde o início da semana, com foco em estreitar laços e abrir novos campos de mercado ao Paraná.

O evento itinerante já passou por duas localidades do país (Cidade do México e Guadalajara) e nesta quinta-feira (3) encerra a programação em Monterrey. O festival é uma oportunidade ao Paraná, que pode apresentar seus potenciais, atrativos e serviços ao trade mexicano, um dos mercados turísticos que mais cresce no mundo.

A participação do Viaje Paraná na programação internacional faz parte dos planos do Estado, que tem como foco atrair turistas e colocar o Paraná nos holofotes do turismo e do mercado mundial de viagens. Com mais de 130 milhões de habitantes, o México é um mercado em expansão, com viajantes que buscam novas experiências culturais, naturais e gastronômicas – todas encontradas em abundância no Estado.

“Estamos falando de um grande país, que também tem uma das maiores economias da América. Estar aqui e poder conversar, apresentar e introduzir ao mercado mexicano o quão atrativo é o Paraná, não tem preço”, disse Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná. “Enquanto órgão de promoção, nossa expectativa é ampliar o nosso mercado, investindo no trade sul-americano, europeu e agora norte-americano, disseminando o grande potencial do turismo paranaense”.

RESULTADOS NA PRÁTICA – Em cada cidade, o Viaje Paraná realizou uma capacitação do trade mexicano sobre as potencialidades do Estado, sendo destaque em muitos momentos do evento. Foram apresentados potenciais turísticos, como Foz do Iguaçu (Oeste), Curitiba e o Litoral paranaense, além da sua diversidade cultural, natural e gastronômica.

Leia Também:  Fomento já liberou R$ 20 milhões a prefeituras e empreendedores de cidades atingidas por chuvas

Adriana Goméz é gerente da empresa Imacop Internacional, de Guadalajara. Ela aprovou a capacitação e comentou que espera ver os destinos paranaenses configurando cada vez mais nas agências mexicanas. “Essa capacitação que tivemos sobre o Paraná foi muito interessante, porque pudemos aprender mais sobre Curitiba e outros destinos que não conhecíamos, com muitos atrativos e pontos turísticos chamativos. Eu espero que os viajantes se interessem por esses destinos e que as agências os incluam na oferta mexicana”, disse a mexicana.

“Estou muito feliz de conhecer os estados brasileiros. Nós mandamos muitos turistas ao Brasil e percebemos que o Paraná é um destino em potencial, pela localização, oferta e belezas. Eu adorei saber mais sobre o turismo de Curitiba e fiquei surpreso, porque não sabia que as Cataratas do Iguaçu ficavam nesse Estado. A capacitação foi muito eficiente”, disse Hermano Gomez, participante do evento, também de Guadalajara.

EM ALTA – O Road Show Festival no México tem como objetivo promover o Brasil como destino turístico tendência, atraindo operadoras de turismo, jornalistas, agentes de viagens e demais profissionais mexicanos especializados no setor.

A interação direta entre o trade turístico brasileiro e mexicano aumenta as oportunidades de vendas e parcerias comerciais no futuro. Em 2022, o número de turistas mexicanos no Brasil foi de 52.171, enquanto de janeiro a setembro de 2023 foram 52.725 visitantes e, no mesmo período de 2024, 63.872 viajantes.

“O México é um mercado em que as pessoas viajam muito, por isso a importância de estarmos aqui. Foz do Iguaçu é um dos focos da nossa apresentação para esse público, ao lado de Curitiba, muito pela configuração cosmopolita da Capital, porque os mexicanos buscam esse tipo de mercado, com alta gastronomia e boa oferta de hospedagens”, explicou Marcelo Martini, diretor de Operações e Segmentação Turística do Viaje Paraná.

Leia Também:  Tecpar é referência nacional em análise de embalagens que têm contato com alimentos

SEQUÊNCIA – De lá, a equipe do órgão de promoção comercial segue sua missão internacional, com foco no mercado norte-americano. Ela parte para Miami, nos Estados Unidos, onde acontece o Seatrade Cruise Global 2025, evento que promove o contato de destinos com as grandes operadoras náuticas e de navios de cruzeiro.

A programação é uma oportunidade de continuar negociações e conversas já iniciadas no Seatrade de 2024. Neste ano, devem ser apresentados novamente os potenciais do Litoral paranaense, que já contou com duas temporadas de cruzeiros e outras paradas feitas a parte.

Na semana passada, o navio Scenic Eclipse fundeou na Baía de Paranaguá, com mais de 200 turistas vindos dos Estados Unidos que tiveram a oportunidade de conhecer a Ilha do Mel. A embarcação é operada pela Royal Caribbean, grande empresa de navios de cruzeiros com sede em Miami, onde acontece o evento Seatrade.

Já as temporadas de navios de cruzeiros em Paranaguá aconteceram entre dezembro de 2023 e março de 2024 – com 16 paradas em que mais de 39 mil turistas foram recepcionados – e entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025, quando foram movimentadas mais de 19 mil cruzeiristas, em oito paradas no Litoral do Paraná.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA