PARANÁ
Referência em contas públicas, servidora paranaense recebe medalha de mérito
Publicado em
8 de março de 2023por
Itajuba TadeuA servidora Célia Loureiro Girardi era muito nova quando deixou sua família em Clevelândia para estudar e trabalhar na Capital. Depois de um longo bate-papo sobre o trabalho que desenvolvia na prefeitura do município localizado, no Sudoeste do Paraná, já na área financeira, o então governador José Richa fez o convite.
“Ele foi a Clevelândia para uma feira e começamos a tomar um chimarrão juntos e a conversar. Eu contei como era feito o trabalho de arrecadação do ICMS no município. Foi aí que ele disse que eu era muito jovem, precisava estudar mais sobre o setor e me convidou para vir pra Curitiba. Para mim foi um desafio. Era muito jovem, e vir para Capital era algo muito novo”, relembrou Célia.
Dividindo um quarto com outras duas estudantes em um pensionato para mulheres, ela mergulhou no curso de Ciências Contábeis e prestou concurso público. Foi assim que a jovem iniciou sua carreira no governo estadual, na área financeira da Secretaria Estadual da Saúde.
Na gestão do ex-governador Jaime Lerner, Célia foi nomeada diretora administrativa financeira e seguiu sua carreira na Sesa, por 16 anos. Foi lá, inclusive, que sua amizade estreita com a ex-secretária municipal de Saúde de Curitiba e hoje deputada, Márcia Huçulak, nasceu. A paixão pelo trabalho na saúde foi tão grande que a servidora até pensou na possibilidade de cursar Medicina, mas quis o destino que ela seguisse a carreira com os números.
De 2000 a 2003, Célia se especializou dentro da Secretaria Estadual de Fazenda. Em 2003, veio um novo convite e Célia Girardi foi indicada para o Grupo Financeiro Setorial da Casa Civil. Ela conta que foi um susto e que teve receio, na época. “Eu me assustei quando veio o convite, falavam que ninguém parava lá por mais de dois anos, que ia ficar de pinga-pinga em secretarias. Eu gosto de chegar no lugar e ficar, fazer meu trabalho bem-feito, mostrar minha honestidade, minha lealdade”, contou.
O que a servidora ainda não sabia era que esse temido tempo curto na pasta se transformaria em longo, e que pela Casa Civil se aposentaria depois de 21 anos de trabalho, no topo da carreira como agente fazendária.
Ao todo, foram cinco governadores, centenas de colegas e milhares de desafios. A servidora afirma que o fato de ser técnica e experiente foi garantindo a sua passagem de administração em administração, e que ser mulher nunca foi um empecilho para alcançar o topo da carreira.
“Ao contrário. Nunca senti nenhum tipo de preconceito, ou exclusão por ser mulher. Sou correta e fiel aos números. Cuidar disso na administração pública é muito desafiador. Tive apoio de todas as minhas chefias e colegas, homens e mulheres. Como mãe eu tenho esse jeito também de agregar pessoas e mesmo com muitos desafios sempre tive apoio da família, dos amigos e dos colegas de trabalho”, comemorou.
A jovem, que amadureceu no serviço público, faz questão de deixar um recado às novas servidoras. “Não baixem a cabeça, lutem! Não por ser mulher, nós temos os mesmos direitos que os homens, mas vocês precisam lutar para chegar nos caminhos que desejam. Estudem, se profissionalizem, tenham coragem”.
Célia Girardi se aposentou em janeiro deste ano, com direito à celebração de reconhecimento dos colegas. Quanto à aposentadoria ela brinca: “Depois de tantos anos, eu não me sinto desligada. Continuo atendendo o telefone, revendo os amigos, dando uma consultoria ou outra porque, mesmo fora, eu me sinto em casa. O governador Ratinho Junior é um exemplo de liderança e eu me orgulho de ter feito parte desse time”.
MEDALHA DO MÉRITO FAZENDÁRIO – Na manhã desta quarta-feira (8), no Dia Internacional da Mulher, Célia Girardi foi homenageada pelos colegas da Secretaria Estadual de Fazenda com a Medalha do Mérito Fazendário.
A honraria, entregue pelo secretário Renê Garcia, é um reconhecimento aos 41 anos de contribuição profissional ao desenvolvimento econômico e social e pela sua contribuição no equilíbrio das finanças públicas em âmbito estadual.
A Medalha do Mérito Fazendário foi criada para prestigiar servidores, profissionais e acadêmicos no âmbito fazendário. Além da medalha, a servidora recebeu uma placa do Sindicato dos Fazendários do Paraná (Sindifazcre-PR) e uma homenagem da Casa Militar.
Sobre as homenagens, Célia disse estar emocionada com tanto carinho e reconhecimento. “Foi muito gratificante. Como mulher me sinto honrada por todo esse tempo de trabalho e dedicação ao Governo do Estado do Paraná. Hoje, no Dia da Mulher, posso dizer que foi um desafio viver tantos anos em um cargo onde mais se diz ´não´, mas onde também fui muito respeitada e reconhecida”, afirmou.
Fonte: Governo do Paraná
PARANÁ
Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia
Published
20 minutos agoon
3 de abril de 2025By

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição de conhecimentos específicos na área voltada para alunos desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio ou Ensino Médio Técnico das redes públicas e privadas de todo o País.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma online pelo site www.obict.com.br/ ou pelo aplicativo Olímpico, disponível para os sistemas iOS e Android, até o dia 14 de abril, às 22h. As inscrições podem ser feitas pelos professores responsáveis das instituições de ensino, quanto de forma avulsa pelos alunos interessados.
Na primeira edição da Obict, o Paraná já demonstrou ser uma potência na competição. Além de ser o Estado com mais inscritos em todo o País (3.118 de 36.500 alunos), três estudantes do município de Borrazópolis, no Vale do Ivaí, conquistaram medalhas de ouro.
Para o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o Paraná tem todos os recursos para se destacar novamente na segunda edição da Olimpíada. “Vamos fazer um trabalho muito forte em conjunto com outras secretarias, principalmente a de Educação, para que nossos alunos participem ativamente da competição e que neste ano possam ter ainda mais alunos sendo premiados”.
Os medalhistas de ouro, Gabriel Telles, João Paulo Machado Filho e Kauê dos Santos, cursam o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual José de Anchieta, mas foram premiados na categoria Ensino Fundamental, pelo desempenho nas provas aplicadas em 2024, quando então estavam matriculados na Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, também em Borrazópolis.
“Os estudantes paranaenses têm se destacado em competições como a Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia, e isso é fruto de um trabalho contínuo direcionado à inovação e à inclusão de componentes curriculares como programação e robótica nas escolas paranaenses. Você que é estudante da rede estadual, inscreva-se na olimpíada, e você, professor, incentive seus estudantes a participarem. Vamos, juntos, mostrar a qualidade da educação paranaense para todo o Brasil”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.
COMO FUNCIONA – A Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia será dividida em quatro fases, sendo as duas primeiras de forma online e as duas últimas, presenciais. A primeira fase é a online e acontece entre os dias 2 e 14 de abril, com uma prova que utiliza recursos multimídia e com possibilidade de consulta. A segunda está prevista para entre os dias 21 e 27 de abril, também no formato online, mas sem possibilidade de consulta.
A terceira etapa, marcada para 30 de maio, será presencial e aplicada em diversos polos ao redor do Brasil. A quarta e última fase também acontece de forma presencial, com data e local a serem divulgados pela organização da competição.
São quatro categorias: Júnior, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Sênior, para alunos do Ensino Médio e Técnico; a categoria livre, aberta para adultos e familiares acompanharem e incentivarem os jovens, e por fim a categoria para estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, novidade da segunda edição da Obict.
A inclusão da nova categoria visa estimular desde cedo o interesse de crianças pelos estudos em ciência, tecnologia e inovação, além do espírito competitivo. Todos os alunos inscritos recebem certificados de participação, e os melhores colocados recebem uma medalha exclusiva ao final da competição.
Fonte: Governo PR

Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia

No México, Viaje Paraná intensifica a promoção do turismo estadual

PCPR prende homem por duas tentativas de homicídio em Colombo

Comandante-geral da PMPR participa do encontro do CNCG no Rio de Janeiro

Ceasa Curitiba recebe evento de drift no estacionamento neste final de semana
PARANÁ


Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia
Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição de conhecimentos...


No México, Viaje Paraná intensifica a promoção do turismo estadual
O trabalho de promoção, apresentação e atração de investimentos ao turismo paranaense em nível internacional segue a todo vapor. O...


61 famílias de Guarapuava recebem chaves da casa própria com apoio do Estado
A Cohapar participou nesta quinta-feira (03) da inauguração e entrega de chaves das 61 casas que compõem o Residencial Prime...
POLÍCIA


Comandante-geral da PMPR participa do encontro do CNCG no Rio de Janeiro
O comandante-geral da Polícia Militar do Paraná (PMPR), coronel Jefferson Silva, participa desde o dia 1 de abril, da primeira...


PCPR prende homem por duas tentativas de homicídio em Colombo
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu preventivamente um homem suspeito de duas tentativas de homicídio contra uma mesma vítima....


PCPR prende homem investigado por extorsão contra a própria mãe em Andirá
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu preventivamente um homem, de 22 anos, investigado pelo crime de extorsão, além de...
ENTRETENIMENTO


Após lipo, Rosiane Pinheiro rebate críticas ao corpo: ‘Difícil aceitar que sou gostosa’
Rosiane Pinheiro, de 50 anos, rebateu críticas após compartilhar um vídeo no qual aparece usando um biquíni fio-dental e exibindo...


Leticia Spiller entra em trend e diverte seguidores imitando a filha: ‘Excelente’
Leticia Spiller, de 51 anos, entrou para a trend de imitar os filhos e divertiu seguidores nesta quinta-feira (3). No...


Ex-chiquitita Aretha Oliveira exibe barrigão em ensaio fotográfico: ‘Na reta final’
Aretha Oliveira, de 40 anos, registrou a reta final da gravidez com um ensaio para as lentes da fotógrafa Débora...
ESPORTES


Grêmio abre campanha na Sul-Americana com vitória sobre o Sportivo Luqueño
Nesta quarta-feira, o Grêmio iniciou sua participação na Copa Sul-Americana com um resultado positivo ao vencer por 2 a 1...


São Paulo estreia na Libertadores com vitória sobre o Talleres
Em uma partida marcada pela cautela e pela busca pelo equilíbrio, o São Paulo iniciou sua participação na Libertadores de...


Botafogo sofre derrota na estreia na Libertadores
O atual campeão da competição não conseguiu repetir o feito de consagrar seu título na Libertadores de 2025. Nesta quarta-feira,...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
PARANÁ3 dias ago
Skatista paranaense Gui Khury iguala recorde de Bob Burnquist em evento internacional
-
ENTRETENIMENTO6 dias ago
Sérgio Reis recebe Amado Batista e esposa, em jantar de reencontro: ‘Meus amigos’
-
AGRONEGÓCIO6 dias ago
Financiamento privado impulsiona o agronegócio com crescimento das CPRs
-
POLÍTICA PR3 dias ago
Deputados homenageiam Operário pela conquista do Campeonato Paranaense 2025