NOVA AURORA

PARANÁ

Rede estadual participa da 2ª edição da Maratona Tech com mais de 500 escolas

Publicado em

A Rede Estadual de Ensino do Paraná é destaque da 2ª edição da Maratona Tech, competição nacional que estimula o aprendizado em pensamento computacional e a cultura do protagonismo para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e das séries do Ensino Médio de escolas públicas e privadas.

No total 582 escolas da rede (mais de 25%) se inscreveram nesta edição da maratona, ultrapassando, em números, as participações da edição passada, para a qual 129 instituições se inscreveram. O engajamento das escolas públicas do Paraná rendeu ao Estado posição no segundo lugar em número de inscritos, com mais de 203 mil, perdendo apenas para o Estado de São Paulo. Ao todo, devem participar da competição mais de 1 milhão de alunos.

Realizado pela ONG Associação Cactus, com apoio do Movimento Tech, o evento é formado por pessoas e organizações que desejam despertar jovens e adultos para as possibilidades da carreira em tecnologia; atuando também na capacitação e empregabilidade de novos brasileiros na indústria de tecnologia, fomentando novos empreendimentos.

Leia Também:  Copel e prefeituras da região Noroeste alinham ações conjuntas para poda de árvores

Grandes marcas, como iFood, patrocinam o evento, cujo objetivo é levar a inovação para a sala de aula, desenvolvendo a aprendizagem dos jovens e conectando-os às tecnologias. Ao final, 300 estudantes e 75 escolas receberão prêmios, que vão desde medalhas e notebooks até bolsas de estudo e imersões em big techs e instituições de ensino de excelência.

“A exemplo da edição passada, quando 67 dos nossos alunos foram premiados ao fim do concurso, temos grande expectativa de que novamente a excelência da educação do Paraná fique em evidência e que os estudantes da rede estadual ponham em prática tudo o que já vêm aprendendo em sala”, reforça o secretário de estado da educação do Paraná, Roni Miranda. 

MARATONA TECH – Na primeira fase desta edição, que acontece durante todo o mês de agosto, os professores das instituições participantes lançaram desafios aos alunos dos ensinos fundamental e médio, nos quais projetos de pesquisa voltados à tecnologia deveriam ser desenvolvidos. As atividades são aplicadas em sala, e têm como foco o uso das tecnologias no mercado de trabalho.

Leia Também:  Residentes técnicos iniciam atividades na área de transformação digital do Estado

Ao fim das atividades cinco alunos do ensino fundamental e cinco do ensino médio de cada escola, serão selecionados, e seguirão para a segunda etapa, que acontecerá durante o mês de setembro. O resultado desta primeira fase deve ser divulgado ainda na primeira semana, também de setembro.

Já na segunda fase, o foco dos desafios será o módulo de Pensamento Computacional e Lógico. As atividades serão realizadas remotamente e classifica os alunos que disputarão a final da maratona. 

PREMIAÇÃO – Os estudantes com os melhores resultados receberão medalhas e bolsas para a continuidade dos estudos. Ao todo serão distribuídas 100 medalhas: 10 medalhas de ouro, 20 medalhas de prata e 70 medalhas de bronze. Além de cursos de imersão em tecnologia, os 10 primeiros colocados também serão premiados com notebooks.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.

Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.

Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.

Leia Também:  Polícia Civil participa de operação nacional de combate a crimes contra mulheres

Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.

O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.

Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.

Leia Também:  Patrimônio do Norte do Paraná, UENP celebra aniversário de 17 anos com 3.799 alunos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA