NOVA AURORA

PARANÁ

Rede 399 apresenta ações do Planejamento nos Campos Gerais e promove votação de prioridades

Publicado em

O Governo do Estado levou, nesta quarta-feira (21), o encontro do Rede399 – Pacto pelo futuro: Planejando o Paraná, a Telêmaco Borba, onde foram apresentadas as principais ações da Secretaria de Estado do Planejamento (SEPL): o Plano Plurianual (PPA) e os programas Paraná Produtivo (Fase II) e Conecta399.

O projeto é realizado em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado do Paraná – Comissão de Orçamento, tem apoio das governanças definidas pela primeira fase do Paraná Produtivo, e vem reunindo lideranças locais, setor produtivo, associações, universidades, deputados, prefeitos, vereadores e secretários municipais.

Entre os destaques do encontro, que teve início em maio em Castro, passando por Ponta Grossa, Francisco Beltrão e Pato Branco, houve a oportunidade de lideranças locais poderem debater e votar na priorização de propostas para a região, que compreende 19 municípios.

Com a participação ativa de mais de 200 pessoas reunidas no auditório do Centro Universitário de Telêmaco Borba (Unifateb), a plateia pode escolher, entre as contribuições regionais provenientes de Consulta Pública online feita em abril, as que merecem mais atenção.

O objetivo dos encontros é consolidar as demandas regionais com vistas à elaboração do novo Plano Plurianual PPA 2024-2027, que deve ser entregue até 30 de setembro, conjuntamente às necessidades levantadas através do Programa Paraná Produtivo.

O secretário de Estado do Planejamento, Guto Silva, reafirmou no local que a orientação do governador Carlos Massa Ratinho Junior foi efetivar um planejamento a médio e longo prazo, diferente do que habitualmente tem ocorrido no Brasil, de se pensar em curto prazo.

“Hoje tivemos a oportunidade, com prefeitos, vereadores, lideranças, entidades e terceiro setor, de poder fazer esse balanço, identificar quais são as ações prioritárias na região e traduzir para o orçamento do Estado, uma ação de planejamento. Vamos percorrer até fim de setembro todas as regiões do Paraná, para que mais iniciativas e estratégias possam estar representadas dentro do orçamento”, disse.

Leia Também:  Deputado Paulo Litro promove reunião secretários de Dois Vizinhos

POLÍTICAS PÚBLICAS – Durante o encontro, 116 propostas para a região, consolidadas e classificadas, passaram pela seleção que definiu áreas e ações prioritárias. A área de saúde foi a mais votada, sendo a demanda de destaque a de mais vagas em hospitais e especialidades, menos tempo de espera e menos deslocamentos, seguida da área de economia e emprego, com foco na melhoria do ambiente de negócios, apoio a pequenas e micro empresas e menos burocracia.

“Foi mais uma etapa no processo de participação popular na construção do PPA. Agora vamos dar um tratamento para essas propostas, definir quais são as prioridades. Nesta votação eletrônica, por exemplo, houve uma surpresa porque o recorte regional saiu diferente do recorte estadual, apontando como prioridade a saúde em vez da segurança pública”, explicou o diretor de Planejamento da SEPL, João Giona. “Então, a gente tem uma condição de orientar melhor as ações do PPA a partir dessa visão regional, mais específica”.

O diretor de Projetos da SEPL, Marcos Marini, reforçou que a inovação deste formato do evento foi a possibilidade de a população votar nas ações levantadas na consulta pública do PPA, inclusive a partir da base da própria governança do Paraná Produtivo.

“Aqui na Regional 8 do programa, que compreende os Campos Gerais, as pessoas tiveram a grande oportunidade de votar nas ações para um modelo diferenciado, de participar dentro do Governo do Estado do Paraná das políticas públicas do planejamento para o PPA”, disse.

O presidente da Comissão de Orçamento da Assembleia Legislativa, Luiz Claudio Romanelli, ressaltou que a iniciativa foca na ideia do orçamento participativo, que está na Constituição e no ordenamento jurídico brasileiro, sendo importante para a ampliação de uma gestão democrática.

Leia Também:  Sala Aberta: artistas vão criar a apresentar seus trabalhos em espaço do MAC Paraná

“Estamos fazendo uma política ouvindo ainda mais as pessoas, visto que se a demanda de uma região não estiver incluída no Plano Plurianual, a chance é alta de ficar de fora do radar do planejamento”, disse o deputado.

Ericleia da Silva, vice-presidente da Governança da Região 8, explicou que o evento está levando o planejamento estadual para todas as regiões do Estado e que também foi possível, durante o encontro, expor as demandas regionais com mais assertividade.

“Mostramos nossa grande extensão territorial, a dificuldade das estradas e de acessos e também a importância da agricultura familiar, que representa 72,8% dos estabelecimentos agropecuários da região, a necessidade de mais assistência técnica aos pequenos produtores, o que será capaz de transformar a região, pois sozinhos somos limitados”, disse.

Ericleia aproveitou a reunião para levar ao secretário Guto Silva um projeto regional que já tem algumas instituições envolvidas e que visa dar o pontapé inicial no desenvolvimento de uma nova cadeia produtiva, dos hortifrútis, focando na produção de algumas frutas vermelhas e citrus, que será expandido futuramente para toda a região.

A próxima etapa do projeto Rede399 está programada para semana que vem, na quarta feira (28), no município de Cornélio Procópio, no Norte Pioneiro.

PRESENÇAS – Também participaram do evento o representante regional da Casa Civil, Thiago Chamorra; o secretário estadual de Inovação, Modernização e Transformação Digital, Marcelo Rangel; os deputados estaduais Moacir Fadel e Alexandre Curi; a vice-prefeita de Telêmaco Borba, Rita Araújo; o prefeito Telêmaco Borba, Márcio Matos; e o vice-reitor da Unifateb Thiago Roberto Lopes.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.

Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.

Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.

Leia Também:  Aline Campos renovo bronze em praia deslumbrante no Rio: ‘Tô bem, obrigada’

Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.

O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.

Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.

Leia Também:  Aline Campos acorda animada e exibe gingado contagiante no quintal: "desafio"!

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA