NOVA AURORA

PARANÁ

Ratinho Junior é eleito Personalidade do Ano em premiação da revista TOPVIEW

Publicado em

O governador Carlos Massa Ratinho Junior foi eleito a Personalidade do Ano da revista TOPVIEW. Ele ganhou a categoria de maior destaque do Prêmio Personalidades 2023, entregue nesta terça-feira (06), no Museu Oscar Niemeyer. A escolha foi motivada, segundo a publicação, pelo trabalho de Ratinho Junior para estimular o empreendedorismo, a economia criativa e o desenvolvimento sustentável e valorizar a capacidade criativa dos paranaenses por meio de programas, parcerias e investimentos.

“Para mim é uma honra ser um dos homenageados entre tantas personalidades importantes do Estado. Fazemos um governo de forma sincera e, quando você joga com a transparência na relação com o cidadão, as pessoas veem verdade nisso. Quero dividir esse prêmio com a população que confia, que tem acreditado no nosso trabalho nesse bom momento que o Paraná vem vivendo”, comemorou.

O governador atribuiu o reconhecimento aos avanços registrados na gestão em áreas como educação, sustentabilidade, transparência e empregabilidade. Em 2022, o Estado liderou a geração de empregos na região Sul do Brasil, além de atingir o quinto melhor resultado do País, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O Paraná também passou a ser a quarta maior economia do País.

“Hoje o Paraná é a melhor educação do Brasil segundo o Ideb, somos o Estado mais sustentável do Brasil, reconhecido pelo Ranking de Competitividade entre os Estados, o único com selo diamante em transparência pública, reconhecido pela USP e pelos Tribunais de Contas de todo o País. São reconhecimentos em diversas esferas da gestão. E temos uma geração de emprego que tem batido recorde, além de uma industrialização que tem atraído empresas semanalmente para investir no Paraná”, ressaltou.

Leia Também:  Ponte na PRC-466 entre Borrazópolis e Kaloré será interditada a partir do dia 28

Ele também apresentou o panorama de obras realizadas nos últimos anos, como a revitalização da Orla de Matinhos, a pavimentação em concreto da PRC-280 (Sudoeste), a duplicação da Rodovia dos Minérios (Região Metropolitana de Curitiba), o início da Ponte de Guaratuba e a entrega da Ponte da Integração Brasil – Paraguai.

E citou um novo ciclo de investimentos em infraestrutura com as concessões rodoviárias, com 3,3 mil quilômetros, a Nova Ferroeste, corredor ferroviário que conectará o Paraná ao Mato Grosso do Sul e o novo Moegão do Porto de Paranaguá. “Os projetos que nós tiramos do papel são históricos. Fizemos grandes obras, e agora queremos fazer a Ponte de Guaratuba. Tudo isso acaba somando e faz com que as pessoas sintam que o Paraná vive um bom momento”, enfatizou.

O presidente do Grupo RIC Paraná, que edita a TOPVIEW, Leonardo Petrelli Neto, destacou a importância de Ratinho Junior para o Estado. “O governador é um grande político hoje no cenário nacional e tem levado o Paraná como um exemplo de gestão no Brasil inteiro”, disse.

Leia Também:  Governador Ratinho Junior integra pacto nacional de proteção às escolas

PREMIAÇÃO — Em sua terceira edição, o Prêmio Personalidades TOPVIEW 2023 foi dividido em 45 categorias reunidas em cinco grupos: Justiça, Negócios e Gestão; Saúde e Bem-estar; Cultura, Estilo e Entretenimento; Educação, Sustentabilidade e Ação Social; e Sociedade. A dinâmica da premiação envolveu neste ano 57 jurados e 135 pessoas indicadas. Houve um número de mulheres reconhecidas superior ao das edições anteriores.

Outras lideranças do Estado receberam prêmios durante a cerimônia. O vice-governador Darci Piana foi reconhecido como Personalidade do Setor das Federações por sua atuação à frente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio)

O secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel, foi eleito o Homem do Ano. Outro homenageado foi o presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), Jorge Callado, que foi reconhecido como Personalidade de Comercialização e Exportação.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Sanepar resgata animais e faz replantio de vegetação na Barragem Miringuava

Published

on

By

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) realiza desde janeiro o resgate da flora e fauna na Barragem Miringuava, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Mais de 300 animais foram resgatados, realocados ou afugentados. São cerca de 30 profissionais atuando no resgate, entre veterinários, biólogos, engenheiros florestais e técnicos.

Com capacidade para 38,2 bilhões de litros, o reservatório teve a desocupação da área verde autorizada em setembro de 2024 pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e licença emitida pelo IAT (Instituto Água e Terra). Estudos prévios à obra identificaram as principais espécies de vegetação e animais da região para preservar a fauna e a flora. 

Até agora, cerca de 30 hectares da área a ser inundada já tiveram a vegetação suprimida. Além disso, também está em andamento a execução dos novos acessos no entorno do futuro reservatório.

PROTEÇÃO E COMPENSAÇÃO AMBIENTAL – No entorno da futura represa são realizadas ações de recuperação e enriquecimento ambiental. As áreas antes usadas para pastagens e agricultura são restauradas com mudas de árvores nativas da região. No interior do reservatório são resgatados outros animais e plantas e realocados para áreas mais vegetadas. 

Com o trabalho, além de recuperar a área, a Sanepar possibilita uma compensação ambiental superior ao que será suprimido pela barragem. Com a medida, a Companhia compensará em torno de 700 hectares. Isso corresponde a uma área 62,6% maior à que será utilizada para a reserva de água. Ao todo, o reservatório ocupará 430,6 hectares.

Leia Também:  Com aporte de R$ 30 milhões, Estado incrementa agricultura e turismo em São José dos Pinhais

O engenheiro florestal da Sanepar Aurélio Lourenço Rodrigues explica que a região é rica em vegetação e abriga desde espécies comuns, como variações de orquídeas, até raras, como os xaxins. Essas espécies são fixadas em outras árvores ou no próprio solo, o que garante a manutenção da biodiversidade destes grupos.

Rodrigues destaca que a prioridade é a preservação das espécies em risco de extinção. “O trabalho precisa ser minucioso. Embora o abastecimento de água seja de grande interesse público, ele causa impacto. Nosso papel é minimizá-lo, garantindo proteção e sobrevida às espécies mais raras após a implantação do reservatório.”

CUIDADO DE ANIMAIS SILVESTRES –  Além dos animais realocados para as áreas de soltura, foram 75 animais afugentados, quando é feito o acompanhamento daqueles que se deslocam naturalmente, e 62 atendimentos veterinários no Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) e na base de atendimento móvel. Outros 12 animais foram destinados ao Museu de História Natural para fins científicos. Os principais animais resgatados são anfíbios e répteis, como cobras e sapos.

Leia Também:  Com chuvas mais intensas, Saúde alerta para cuidados contra a leptospirose

A bióloga e gestora socioambiental da Sanepar, Ana Cristina Rego Barros, explica que a equipe avalia a condição dos animais resgatados. “Se ele está em condição física e a comportamental íntegra, retorna para as áreas de soltura. Quando se observa algum ferimento, ele é atendido pela equipe de veterinários, avaliado, tratado e depois realocado.” 

Ana Cristina explica que as cobras peçonhentas, sobretudo as jararacas, abundantes na região, são encaminhadas ao Centro de Produção de Imunobiológicos (CPPI), instituição ligada à secretaria estadual da Saúde, para a produção de soro antiofídico. Isso porque a sua soltura na região pode oferecer risco aos moradores.

Antes do corte das árvores, as equipes também fazem a coleta de colmeias de abelhas nativas sem ferrão e as realocam para o Núcleo de Conservação de Abelhas Nativas. Atualmente, são monitoradas nove colmeias.

“Todo o trabalho é feito em conjunto e simultaneamente com o trabalho de supressão da flora. A área que será suprimida em um determinado momento, passa por vistoria prévia pelas equipes de resgate, que atuam buscando as plantas de interesse para a realocação, como as ameaçadas de extinção e vestígios da fauna para afugentamento e resgate”, destaca a especialista.

Relembre o início das obras da última etapa da Barragem do Miringuava AQUI.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA