NOVA AURORA

PARANÁ

Ratinho Junior é eleito Personalidade do Ano em premiação da revista TOPVIEW

Publicado em

O governador Carlos Massa Ratinho Junior foi eleito a Personalidade do Ano da revista TOPVIEW. Ele ganhou a categoria de maior destaque do Prêmio Personalidades 2023, entregue nesta terça-feira (06), no Museu Oscar Niemeyer. A escolha foi motivada, segundo a publicação, pelo trabalho de Ratinho Junior para estimular o empreendedorismo, a economia criativa e o desenvolvimento sustentável e valorizar a capacidade criativa dos paranaenses por meio de programas, parcerias e investimentos.

“Para mim é uma honra ser um dos homenageados entre tantas personalidades importantes do Estado. Fazemos um governo de forma sincera e, quando você joga com a transparência na relação com o cidadão, as pessoas veem verdade nisso. Quero dividir esse prêmio com a população que confia, que tem acreditado no nosso trabalho nesse bom momento que o Paraná vem vivendo”, comemorou.

O governador atribuiu o reconhecimento aos avanços registrados na gestão em áreas como educação, sustentabilidade, transparência e empregabilidade. Em 2022, o Estado liderou a geração de empregos na região Sul do Brasil, além de atingir o quinto melhor resultado do País, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O Paraná também passou a ser a quarta maior economia do País.

“Hoje o Paraná é a melhor educação do Brasil segundo o Ideb, somos o Estado mais sustentável do Brasil, reconhecido pelo Ranking de Competitividade entre os Estados, o único com selo diamante em transparência pública, reconhecido pela USP e pelos Tribunais de Contas de todo o País. São reconhecimentos em diversas esferas da gestão. E temos uma geração de emprego que tem batido recorde, além de uma industrialização que tem atraído empresas semanalmente para investir no Paraná”, ressaltou.

Leia Também:  Coopavel premia os melhores avicultores de 2023

Ele também apresentou o panorama de obras realizadas nos últimos anos, como a revitalização da Orla de Matinhos, a pavimentação em concreto da PRC-280 (Sudoeste), a duplicação da Rodovia dos Minérios (Região Metropolitana de Curitiba), o início da Ponte de Guaratuba e a entrega da Ponte da Integração Brasil – Paraguai.

E citou um novo ciclo de investimentos em infraestrutura com as concessões rodoviárias, com 3,3 mil quilômetros, a Nova Ferroeste, corredor ferroviário que conectará o Paraná ao Mato Grosso do Sul e o novo Moegão do Porto de Paranaguá. “Os projetos que nós tiramos do papel são históricos. Fizemos grandes obras, e agora queremos fazer a Ponte de Guaratuba. Tudo isso acaba somando e faz com que as pessoas sintam que o Paraná vive um bom momento”, enfatizou.

O presidente do Grupo RIC Paraná, que edita a TOPVIEW, Leonardo Petrelli Neto, destacou a importância de Ratinho Junior para o Estado. “O governador é um grande político hoje no cenário nacional e tem levado o Paraná como um exemplo de gestão no Brasil inteiro”, disse.

Leia Também:  Em evento no Egito, Paraná se torna o 1º Hub Local2030 da ONU Habitat no mundo

PREMIAÇÃO — Em sua terceira edição, o Prêmio Personalidades TOPVIEW 2023 foi dividido em 45 categorias reunidas em cinco grupos: Justiça, Negócios e Gestão; Saúde e Bem-estar; Cultura, Estilo e Entretenimento; Educação, Sustentabilidade e Ação Social; e Sociedade. A dinâmica da premiação envolveu neste ano 57 jurados e 135 pessoas indicadas. Houve um número de mulheres reconhecidas superior ao das edições anteriores.

Outras lideranças do Estado receberam prêmios durante a cerimônia. O vice-governador Darci Piana foi reconhecido como Personalidade do Setor das Federações por sua atuação à frente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio)

O secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel, foi eleito o Homem do Ano. Outro homenageado foi o presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), Jorge Callado, que foi reconhecido como Personalidade de Comercialização e Exportação.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Saúde promove seminário para aprimorar cuidados na rede de urgência e emergência

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Governo fecha acordo com a bancada federal para dobrar investimentos no Estado

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA