NOVA AURORA

PARANÁ

Ratinho Junior anuncia novo teste com câmeras corporais com tradução simultânea na PM

Publicado em

O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou nesta quinta-feira (10) que o Governo do Paraná vai implementar neste ano um projeto-piloto inédito na América Latina com câmeras Axon Body 4, da empresa Axon, na Polícia Militar.

Esse é um dos modelos mais tecnológicos do mercado porque conta com tradução simultânea em diversos idiomas, podendo auxiliar no diálogo com turistas, além de campo de visão de 160 graus, comunicações bidirecionais e suporte com recursos em tempo real, como mapas e alertas instantâneos.

Elas serão utilizadas pela Secretaria da Segurança Pública em Curitiba e Foz do Iguaçu, auxiliando também no contato com turistas estrangeiros. São 50 unidades dentro do projeto. As definições de entrega ainda estão em andamento.

“Além de monitorar tudo o que o policial faz, essa câmera também tem essa tecnologia de tradução simultânea, favorecendo o policiamento cidadão. Vamos começar a testar esse modelo nas cidades turísticas e vamos avançar cada vez mais para outros locais”, afirmou Ratinho Junior.

Leia Também:  Jogos da Juventude definem vencedores da etapa regional; nova fase será em agosto

A negociação foi fechada durante uma visita à empresa Axon, em Phoenix, nos Estados Unidos. Ela também fornecerá 2 mil tasers (armas não letais de incapacitação neuromuscular) para as forças de segurança do Paraná.

A Axon Body 4 permite que os agentes se comuniquem em tempo real, combinando a transmissão ao vivo de vídeo com áudio bidirecional. Essa capacidade permite assistência adicional em situações críticas. A câmera possui um campo de visão mais amplo, muito mais próximo campo de visão de um humano. O equipamento também inclui um sensor de 5 MP, que permite a captura de detalhes mais nítidos e gravações de alta resolução. Essas atualizações podem ajudar a registrar mais informações pertinentes nas situações em que serão utilizadas.

Ela também conta com um dispositivo chamado “observe-me”, que permite que os policiais sinalizem para outros policiais. Quando um policial pressiona esse botão, os usuários recebem uma notificação em instantes para que possam prestar suporte imediato.

Leia Também:  Em parceria com a União, Paraná amplia equipes de saúde de diversos municípios

Há um ano a Polícia Militar já testa 300 câmeras corporais da marca Powerconn em todo o Estado. Elas estão sendo utilizadas nos serviços operacionais com maior interação com a população. As câmeras têm autonomia de 12 horas contínuas de gravação e o processo de gravação começa logo após elas serem retiradas da estação de recarregamento, no início do serviço da equipe policial. A previsão é de concluir esse estudo até o final de 2025.

O Governo do Paraná tem a intenção de adquirir câmeras corporais para toda a Polícia Militar nos próximos anos. Esses equipamentos devem ser usados em operações, atuações ostensiva e em contato com presos, perícias externas, buscas pessoais, veiculares ou domiciliares, nas intervenções e resolução de crises, motins e rebeliões no sistema prisional, entre outros.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

Published

on

By

A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

Leia Também:  Representantes de 39 países: Piana apresenta potencial do Paraná ao Corpo Consular

Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

Leia Também:  Espaço Cultural BRDE abre a mostra "Casa Mundo - das formas de coabitar" no dia 13

Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA