NOVA AURORA

PARANÁ

Rádio Educativa apresenta informativos sobre a história do Teatro Guaíra

Publicado em

A trajetória e as curiosidades do Teatro Guaíra, um dos símbolos da cultura paranaense, agora podem ser acompanhadas pelos ouvintes da Rádio Educativa 97.1 FM. A partir desta terça-feira (20), os ouvintes terão a oportunidade de conhecer mais sobre esse importante patrimônio cultural do Estado por meio de pequenos relatos transmitidos ao longo da programação.

Essa iniciativa faz parte da campanha comemorativa promovida pela Secretaria de Estado da Cultura e o Centro Cultural Teatro Guaíra em celebração aos 140 anos da instituição. A campanha, que teve início em julho com o lançamento de um logotipo comemorativo, inclui diversas ações nas redes sociais e na rádio, visando compartilhar curiosidades, fatos marcantes, detalhes de bastidores e histórias sobre o teatro.

Nos informativos da rádio, os locutores Fabiana Wantuch e Thobias de Santana serão os responsáveis por narrar as histórias e curiosidades do Teatro Guaíra ao longo da programação, proporcionando aos ouvintes uma imersão na rica história deste espaço cultural.

Leia Também:  PCPR na Comunidade atende mais de 1,6 mil pessoas em Castro com serviços gratuitos

Além do conteúdo transmitido na Rádio Educativa e divulgado nas redes sociais, a campanha dos 140 anos do Teatro Guaíra inclui a série “O Palco e o Tempo”, que traz entrevistas e relatos de pessoas que desempenharam papéis importantes na história do teatro. Os episódios inéditos vão ao ar todas as quintas-feiras, às 19h50, na TV Paraná Turismo, e estão disponíveis no canal do Teatro Guaíra no YouTube, junto com os episódios já exibidos.

Até agora, foram lançados cinco episódios: o primeiro aborda a origem e evolução do teatro, seguido por entrevistas com personalidades como o ator e teatrólogo Danilo Avelleda, os atores José Basso e Lúcio Weber e a ex-diretora artística e ex-bailarina Loraci Setragni.

A série é apresentada por Áldice Lopes, diretor artístico do Teatro Guaíra. Além disso, um episódio extra no YouTube do teatro foi disponibilizado, e traz algumas curiosidades das cortinas corta-fogo dos palcos do Bento Munhoz da Rocha (Guairão) e Salvador de Ferrante (Guairinha). Esses aparatos de segurança foram pintados pelo ilustrador paranaense Poty Lazzarotto, que estaria completando 100 anos em 2024.

Leia Também:  Nova apresentação da Orquestra Sinfônica une obra russa, tcheca e brasileira no Teatro Guaíra

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Secretaria da Saúde promove mutirão de exames oftalmológicos em Arapongas

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  PCPR na Comunidade atende mais de 1,6 mil pessoas em Castro com serviços gratuitos

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA