NOVA AURORA

PARANÁ

R$ 51 milhões: nova rede de dados em alta velocidade da Copel aumenta eficiência elétrica

Publicado em

A Copel concluiu na sexta-feira (13) a instalação de 65% de uma nova rede de transmissão de dados em alta velocidade entre usinas, subestações, redes de energia e os milhares de equipamentos que as interligam aos dois centros de operações da companhia e permitem operações automáticas. A iniciativa integra o amplo pacote de investimentos em automação que a empresa está realizando. Ao longo de 2025 serão instalados os equipamentos de telecomunicações para alcançar o total de 260 estações, com um investimento de R$ 51,5 milhões.

“Estamos construindo uma rede de transmissão de dados que antecipa o futuro”, afirma o presidente da Copel, Daniel Pimentel Slaviero. “É segura, confiável, atende todos os requisitos tecnológicos do sistema elétrico, com as barreiras mais adequadas para proteger nossas operações de ataques cibernéticos”, acrescenta Slaviero. “Isso significa uma rede mais eficiente, que proporciona um serviço de melhor qualidade à população”.

As 170 estações que já receberam a nova infraestrutura conectam a rede de fibra óptica que interliga as subestações de energia da Copel. Essa rede é exclusiva da Companhia, ou seja, não está vinculada à infraestrutura de telecomunicações de terceiros.

Leia Também:  Premiados, alunos de colégio estadual de Toledo se credenciam para eventos internacionais

É essa estrutura que garante tráfego de dados em alta velocidade e com redundância, o que confere segurança para a operação remota dos equipamentos automatizados instalados nas instalações de energia da empresa.

AUTOMATIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS – A companhia já conta com 100% das subestações automatizadas, operadas a distância. Além disso, há 9 mil equipamentos de automação instalados ao longo de mais de 200 mil quilômetros de redes de distribuição, além dos dispositivos operando nas usinas e nos mais de 9,7 mil quilômetros de linhas de transmissão.

Esses equipamentos de automação contribuem para fornecer energia de maior qualidade para a população. Isso porque, caso haja algum problema na rede, eles atuam automaticamente e avisam a central de operações da companhia, que pode enviar uma equipe instantaneamente para consertar a rede.

Além disso, em situações mais simples, como a queda de um galho sobre os cabos, eles conseguem restabelecer a rede de forma automática, sem intervenção humana, em poucos segundos. Na prática, mais automação significa desligamentos mais curtos e energia mais confiável.

Leia Também:  Cerca de 1.300 atletas participaram da Corrida de Rua da Sanepar em Matinhos

Desde 2021, a informação repassada de maneira remota e em tempo real começou a ser oferecida para o cliente no nível individual de atendimento, com a instalação de medidores inteligentes em cada unidade consumidora. A modernização já conecta um milhão de imóveis diretamente com o centro de operações da empresa, dando agilidade aos serviços e reduzindo os desligamentos.

Para implementar essa rede própria, de proporção inédita no país, além dos equipamentos, a Copel também está investindo em softwares, proporcionando a interface necessária com os sistemas em uso nas instalações da Copel no Paraná, como também em outros estados em que possui ativos de transmissão e geração de energia. Além disso, garantirá uma camada adicional de segurança cibernética, pois todos os ativos estarão conectados a uma rede controlada internamente.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Calendário turístico de abril tem eventos regionais de Páscoa, Festa do Pacu e ExpoLondrina

Published

on

By

As celebrações da Páscoa, exposições e festas típicas são destaques entre os eventos que atraem turistas e movimentam as diversas regiões do Paraná no mês de abril. Eles compõem a programação do calendário de eventos da Secretaria do Turismo (Setu-PR) e do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor. 

A gastronomia, como sempre, ajuda a enriquecer e dar sabor ao calendário. Um exemplo é o Circuito Gastronômico de Matinhos, no Litoral, que começou no dia 1º do mês e segue até junho. São ofertados pratos típicos, que valorizam a cultura caiçara, em 17 estabelecimentos do município, atraindo visitantes e consumidores para a cidade, em período fora da temporada.

Em Icaraíma, na região Noroeste, acontece a Festa do Pacu, nos dias 12 e 13. Rancho Alegre do Oeste (Oeste) realiza, também nos dias 12 e 13, a Festa da Tilápia no Tacho e Arraiá Municipal, enquanto em Rio Bom (Vale do Ivaí) tem a tradicional Festa do Espeto de Bambu (25 a 27).

Cascavel promove junto, com com a homenagem do Dia do Trabalhador, a 28ª Festa do Costelão, entre 26 de abril e 1º de maio.

TURISMO RELIGIOSO – Unindo atividades físicas com a religiosidade paranaense, acontece no dia 6 a segunda edição do Pedalando com Fé, no município de Cruzeiro do Oeste (Noroeste). 

Entre 8 e 10 deste mês, Foz do Iguaçu recebe o 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso, que vai reunir empresários e profissionais ligados ao segmento, em um momento capacitação e networking sobre o turismo ligado à fé, em suas mais variadas matrizes.

A Paixão de Cristo ganha apresentações e encenações ao redor do Paraná na semana de 13 a 20. Elas acontecem nos municípios de Arapongas, no dia 13; em Altônia e Itaipulândia, ambas no dia 18; e em Medianeira, no dia 20. Já Antonina, no Litoral, promove no dia 11 a sua Páscoa municipal.

FEIRAS E EXPOSIÇÕES – Começa no dia 4 e segue até 13 a ExpoLondrina, uma das maiores feiras do setor agro do Paraná, que reúne, além de eventos técnicos, shows de Ana Castela, Luan Santana, Matheus e Kauan, Simone Mendes, entre outros.

Leia Também:  Estado intensifica ações para abordagem de pacientes e tratamento da dengue

Também acontecem a ExpoPalmeira (4 a 7), a ExpoRio, em Rio Bonito do Iguaçu (25 a 27) e a ExpoReal, em Realeza (30 a 4 de maio). Em Toledo, de 9 a 13, será realizada a segunda edição da Toledo Bulls, evento de grandes competições de montaria e shows de renomados artistas do cenário nacional.

Haverá festas de rodeios em Nova Esperança (10 a 12) e Manoel Ribas (25 a 27). Irati promove a sua Motofest, de 11 a 13. Na mesma data, São José das Palmeiras realiza sua festa municipal. Maripá conta com o Arrancadão de Tratores (de 25 a 27), enquanto Guaíra recebe a 46ª Festa das Nações, de 30 de abril a 4 de maio.

Por fim, Missal realiza a 22º Deu Tsches Fest, também de 25 a 27. O evento é um resgate e preservação das tradições germânicas na culinária, na religiosidade e na música e dança.

TRADE – O Viaje Paraná apresenta ao trade do turismo os potenciais do setor no Capacita CVC, em Foz do Iguaçu, de 2 a 6. Também na Terra das Cataratas, de 26 a 29, acontece a Convenção da operadora BWT, reunindo cerca de 300 agentes de viagens, que serão impactados com o turismo paranaense.

ANIVERSÁRIOS E EMANCIPAÇÕES – Abril é marcado também por comemorações que celebram o aniversário ou a emancipação política de municípios paranaenses. É o caso do 61º aniversário de Tapejara, nos dias 12 e 13, e dos 48 anos de emancipação de Francisco Alves, celebrado de 19 a 21.

Em comemoração ao Dia do Trabalhador, em 1º de maio, alguns municípios já antecipam festas alusivas à data. Em Jussara e Rondon, ambos no Noroeste, a comemoração inicia no dia 30.

FORA DO ESTADO – Neste mês, além dos encontros as confraternizações, convenções e festivais ao redor do Paraná, o Estado participa também de eventos ao redor do Brasil. Em São Paulo (SP), entre os dias 14 e 16, acontece a WTM Latin America, enquanto no Rio de Janeiro (RJ), o turismo paranaense estará presente mais uma vez na Boat Show, importante evento ligado ao segmento náutico, que segue até 4 de maio.

Leia Também:  Darci Piana defende fortalecimento de debates sobre reforma tributária

Confira o calendário de eventos turísticos de abril:

1º de abril a 1º de junho – Circuito Gastronômico de Matinhos

02 a 06 – Capacita CVC Paraná – Foz do Iguaçu

04 a 13 – ExpoLondrina 2025 – Londrina

04 a 07 – ExpoPalmeira – Palmeira

06 – 2ª Edição do Pedalando com Fé – Cruzeiro do Oeste

08 a 10 – 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso – Foz do Iguaçu

09 a 13 – Toledo Bulls – 2ª Edição – Toledo

10 a 12 – Rodeio – Nova Esperança

11 – Páscoa Antonina 2025 – Antonina

11 a 13 – Festa do Município – São José das Palmeiras

11 a 13 – Irati Motofest – Iratí

12 a 13 – 61º Aniversário de Tapejara

12 a 13 – Festa do Pacu – Icaraíma

12 a 13 – Tilápia no Tacho e Arraia Municipal – Rancho Alegre do Oeste

13 – Cavalgada de Rio Bom – Rio Bom

13 – A Paixão de Cristo – Arapongas

14 a 16 – WTM Latin America – São Paulo

18 – Teatro da Paixão de Cristo – Altônia

18 – Encenação da Paixão de Cristo – Itaipulândia

19 a 21 – 48 Anos de Emancipação Política – Francisco Alves

20 – A Paixão de Cristo – Medianeira

25 a 27 – Festa Tradicional do Espeto no Bambu – Rio Bom

25 a 27 – 22º Deu Tsches Fest – Missal

25 a 27 – 30º Rodeio Crioulo – Manoel Ribas

25 a 27 – Exporio 2025 – Rio Bonito do Iguaçu

25 a 27 – Arrancadão de Tratores – Maripá

26 a 29 – Convenção BWT – Foz do Iguaçu

26 a 01 de maio – 57º Festa do Trabalhador e 28º Festa do Costelão – Cascavel

26 a 04 de maio – Boat Show – Rio de Janeiro

30 a 04 de maio – Expo Real – Realeza

30 a 01 de maio – Festa de Comemoração ao Dia do Trabalhador – Jussara

30 a 01 de maio – Festa do Trabalhador – Rondon

30 a 04 de maio – 46° Festa das Nações – Guaíra

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA