NOVA AURORA

PARANÁ

Quer doar sangue durante o Carnaval? Hemepar tem programação especial

Publicado em

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) estará recebendo doações em todo o Estado durante a semana de Carnaval. Com funcionamento em horários distintos por conta das festividades, a rede reforçou a urgência para a doação de sangue, em especial do tipo O- e A-, que historicamente costumam ter maior demanda.

“Para além das comemorações, esta semana é uma ótima oportunidade para demonstrar compaixão com o próximo, especialmente quando este ato pode salvar até quatro vidas. O sangue é um elemento muito especial, considerando que não possui substituto. E por isso é sempre importante reforçar que toda doação é muito bem vinda”, comentou o secretário de Estado da Saúde, César Neves.

Para a diretora do Centro, Liana Andrade Labres de Souza, períodos de longas festividades tendem a aumentar a necessidade do uso de sangue armazenado e podem criar uma situação de desabastecimento caso a demanda não seja compatível com o número de doações.

“Este é um período em que notamos um fluxo de viagens e realizações turísticas acima da média, o que nos alerta para a possibilidade de maior demanda dos bancos de sangue. E essa é uma operação que somente pode ser efetiva quando munimos a população da consciência pela doação”, reforçou.

Os homens podem doar sangue a cada dois meses, em quatro vezes ao ano. Já as mulheres, a cada três meses, numa máxima de três doações ao ano. Depois de coletado, o sangue é fracionado e acontece o processo de separação dos hemocomponentes (plasma, hemácias, plaquetas e crio), após isso, a bolsa fica estocada até o resultado dos exames para a liberação. Por isso, também é importante ressaltar a validade da doação com antecedência, uma vez que, após a coleta, o sangue pode levar até 48 horas para ser liberado.

Leia Também:  Celepar comemora aniversário de 58 anos em meio a projeto de expansão internacional

HEMEPAR – O Hemepar é responsável pela coleta, armazenamento, processamento, transfusão e distribuição de sangue para 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos que atuam em todas as regiões do Paraná. É uma entidade sem fins lucrativos e atende à demanda de fornecimento de sangue e hemoderivados do Estado graças às doações dos voluntários.

PARA DOAR – É necessário ter entre 16 e 69 anos completos. Menores de idade com autorização e presença do responsável legal. Os doadores maiores de 59 anos devem, preferencialmente, permanecer em casa durante a pandemia. O doador deve pesar no mínimo 51 quilos, estar descansado, alimentado e hidratado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação) e apresentar documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação).

A doação pode ser agendada clicando aqui.

Confira a programação das principais unidades de coleta de sangue no Estado no feriado:

Apucarana – aberto todos os dias.

Paranaguá –  fechado somente no dia 20.

Leia Também:  Sanepar faz visitas de orientação técnica a mais de 3,5 mil imóveis em Capitão Leônidas Marques

Curitiba – Hemepar – aberto todos os dias.

Curitiba – Biobanco – fechado nos dias 20 e 21. Aberto no dia 22.

Ponta Grossa –  fechado nos dias 20 e 21. Aberto no dia 22.

Irati –  fechado nos dias 20 e 21. Aberto no dia 22.

Guarapuava – aberto todos os dias.

União da Vitória – aberto durante o período da tarde no dia 20. Fechado no dia 21.

Pato Branco – fechado somente no dia 21.

Francisco Beltrão – fechado somente no dia 21.

Foz do Iguaçu – fechado somente no dia 21.

Cascavel – aberto todos os dias.

Campo Mourão – fechado nos dias 20 e 21. Aberto no dia 22.

Umuarama –  fechado somente no dia 21.

Cianorte – fechado nos dias 20 e 21. Aberto no dia 22.

Paranavaí – fechado somente no dia 20.

Maringá – fechado nos dias 20 e 21. Aberto no dia 22.

Londrina – fechado nos dias 20 e 21. Aberto no dia 22.

Cornélio Procópio – fechado nos dias 20 e 21. Aberto no dia 22.

Jacarezinho – fechado nos dias 20 e 21..

Toledo – fechado nos dias 20 e 21.

Telêmaco Borba – fechado nos dias 20 e 21

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Produção de mandioca deve crescer 6% no Paraná, projeta boletim do Deral

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Celepar comemora aniversário de 58 anos em meio a projeto de expansão internacional

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA