NOVA AURORA

PARANÁ

Quase 5 mil profissionais da Educação usam app para atendimento psicológico gratuito

Publicado em

Lançado oficialmente em junho de 2022, o aplicativo de telessaúde Bem Cuidar conta hoje com o cadastro de 4,8 mil profissionais da rede estadual de educação do Paraná. A plataforma, que oferece atendimento psicológico online e gratuito, foi criada pela Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) em parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Professores, diretores, pedagogos e funcionários de colégios da rede podem utilizar a ferramenta para agendar e realizar teleconsultas com um psicólogo. O serviço contempla tanto os profissionais do Quadro Próprio do Magistério (QPM) e do Quadro dos Funcionários da Educação Básica (QFEB) quanto os temporários (do Processo Seletivo Simplificado — PSS), e também é oferecido a servidores que atuam na Seed-PR e nos Núcleos Regionais de Educação.

No início da implementação do projeto, havia sete psicólogos clínicos da UEL participantes do programa — hoje, o número subiu para 13. Além disso, desde novembro, também há três residentes psiquiatras atendendo via aplicativo.

Leia Também:  Paraná tem a melhor classificação do Brasil em potencialidade agrícola, segundo estudo do IBGE

“O foco do programa, como o próprio nome já diz, é cuidar dos nossos profissionais, afinal, eles estão lá na ponta, no dia a dia com os nossos estudantes”, diz a diretora-geral da Seed-PR, Louise Caroline Löw. Ela observa que o suporte psicológico contribui diretamente para a diminuição do número de afastamentos e faltas.

“É nisso que a gente pensa: oferecer para os nossos estudantes não só infraestrutura de qualidade, mas também professores, diretores, pedagogos e demais profissionais em plenas condições de saúde para melhor atendê-los. Isso reflete na aprendizagem”, ressalta.

Daniela de Liz Crotti, diretora do Colégio Estadual Cívico-Militar Ermelino de Leão, em Curitiba, utiliza o aplicativo desde seu lançamento, em junho de 2022, e notou diferenças em seu cotidiano.

“Às vezes, a gente precisa falar com alguém sobre algo que está no nosso dia a dia e que a gente não consegue passar para frente”, diz. “E é legal porque quando você vai fazer a consulta, surgem inúmeras perguntas, não só sobre a Daniela profissional, gestora de um colégio, mas também a Daniela mulher, a Daniela mãe, a Daniela amiga”, pontua.

Leia Também:  Paraná adere à Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental Quilombola

COMO USAR O APP – O Bem Cuidar está disponível para download no Google Play e na Apple Store. Após baixar o app no smartphone, é preciso fazer um rápido cadastro e solicitar atendimento com um dos psicólogos disponíveis.

A sessão pode ser agendada para até uma semana após a solicitação. É preciso, então, se conectar à plataforma no dia e horário estabelecidos para a sessão on-line. Durante o atendimento, o profissional deixará agendado o próximo encontro.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Com Investimento de R$ 23 milhões, Estado inicia obras de nova rodovia e viaduto em Irati

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Antigo necrotério de Curitiba será palco de peça de terror do Festival de Curitiba

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA