NOVA AURORA

PARANÁ

Público lota as praias de Pontal e Matinhos durante os shows de Eduardo Costa e Antony & Gabriel

Publicado em

Nem a ameaça de chuva desanimou o público que lotou as areias de Pontal do Paraná e de Matinhos para os shows gratuitos do Verão Maior Paraná nesta sexta-feira (13) no Litoral. O sertanejo Eduardo Costa e a dupla Antony & Gabriel abriram a segunda semana de shows da temporada, tocando para uma multidão que se reuniu em frente às estruturas montadas pelo Governo do Estado nas cidades.

O cantor mineiro Eduardo Costa se apresentou em Pontal do Paraná, no palco em frente ao Centro de Eventos do Balneário Marisol. Já a dupla paranaense, que é sucesso nas redes sociais com hits como “A Roça Venceu” e “Desandeiro”, animou os turistas e moradores que encheram a praia de Caiobá. 

As apresentações gratuitas fazem parte da programação do Verão Maior no Litoral e contam com parceria da Renault do Brasil e apoio das prefeituras dos dois municípios. Os shows contam com policiamento reforçado e equipes de segurança privadas contratadas pelas prefeituras para garantir a segurança do público e o fluxo do trânsito nas regiões.

Leia Também:  Pesquisadores do Paraná e Québec discutem soluções inovadoras em evento na Fiep

MATINHOS – Naturais de Joaquim Távora, no Norte Pioneiro, mas estabelecidos em Londrina a oito anos, a dupla Antony & Gabriel estava animada em tocar no Litoral, local que os dois já frequentaram muito antes do sucesso.

“Estávamos muito felizes de fazer parte desse evento, na expectativa para que chegasse logo este show. A gente é do Paraná e sempre visitou o Litoral para passar as férias, é muito bacana voltar dessa forma”, disse Gabriel.

“Conhecemos muito bem o litoral paranaense, porque o pessoal da nossa região desce sempre para cá e nós também vínhamos muito. É a realização de um sonho fazer show no Litoral. Como a chuva deu uma trégua, tudo colaborou para ser uma festa linda”, completou Antony. 

Quem se animou para acompanhar a apresentação não se arrependeu, e os hits da dupla, intercalados pelos clássico da música sertaneja, foram acompanhados em coro pela multidão. 

Junto com a esposa Miriam, o empresário Rodrigo Aparecido da Silva, de Ibiporã, no Norte do Estado, comemorou o aniversário de 37 anos com o show da dupla que já conhece bem. “É o primeiro show que venho aqui em Caiobá, Antony & Gabriel que são lá do lado da minha cidade. É bom demais ter shows como esse no Litoral, e no dia do meu aniversário é melhor ainda”, disse. 

Leia Também:  Interligações de redes podem afetar o abastecimento em bairros de Cascavel na quinta

O dentista Rhayan Fonseca, de 27 anos, estava com toda a família curtindo o show. Eles vieram de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, para passar uns dias em Caiobá e se surpreenderam positivamente com toda a estrutura do Verão Maior Paraná.

“Eu cheguei faz mais ou menos uma semana e fiquei sabendo do show aqui na praia mesmo, é uma ideia muito boa, um bom momento para curtir com a família. Todos os shows que tiverem, nós vamos acompanhar”, afirmou. 

VERÃO

Turistas de todos os cantos estão aproveitando os shows. Foto: Roberto Dziura Jr./AEN

PONTAL DO PARANÁ – Dono de sucessos como “Amor de Violeiro” e “Olha Ela Aí”, Eduardo Costa elogiou a iniciativa do Governo do Estado em promover shows gratuitos para a população. “É uma iniciativa maravilhosa, porque gera muito emprego indiretamente, movimenta a economia local e também faz com que as pessoas tenham férias agradáveis, podendo participar dos shows”, disse.

“Apesar de estar trabalhando, esse clima de férias é muito gostoso, o pessoal aproveita muito. É lindo ver as pessoas curtindo o show tranquilas até tarde, se divertindo, sem compromisso. A gente curte junto”, afirmou o cantor. 

Além de curtir a música, a comerciante Gislaine Azevedo da Silva aproveitou o momento para ganhar um dinheirinho e disse que os shows ajudaram a movimentar o seu comércio.

“Colabora bastante com nosso trabalho. Além de trazer eventos e atrações que animam a cidade, a gente acaba lucrando também. A venda está animada”, afirmou. “A semana passada foi bem agitada, tinha muita gente, e esta semana também”. 

O advogado Bruno Luiz Scremin, de 32 anos, está passando as férias no Litoral e aproveitou para curtir o show em Pontal. “Fiquei com uma expectativa boa com a produção, é uma boa oportunidade para movimentar as praias do Paraná. O balneário de Marisol é menos movimentado que outros da região, e isso abre oportunidade de trazer mais turistas para cá”, disse.

A professora Andreia Velter, de 48 anos, vem todo ano ao Litoral e aprovou as atrações do Verão Maior. “Sempre esperamos muito divertimento, muita praia e está muito legal. Este ano tem muito entretenimento, muitas atrações. Já vi o show em Caiobá, agora estou vendo aqui, e estão todos muito bons”, contou.  

PRÓXIMAS ATRAÇÕES – Neste sábado (14), Eduardo Costa repete a dose e se apresenta em Matinhos. O palco de Pontal do Paraná será animado pelo Alemão do Forró. Os shows iniciaram no último fim de semana, quando milhares de pessoas se reuniram para ouvir as músicas de César Menotti & Fabiano, Jeann & Julio e Edson & Hudson.

Outros grandes nomes da música nacional, como Leonardo, Fernando & Sorocaba, Bruno & Barretto, Guilherme & Santiago e a banda Ara Ketu estão confirmados para a temporada de shows do Verão Maior Paraná, que segue até 11 de fevereiro.

O público terá a chance de acompanhar também os sucessos de George Henrique & Rodrigo, Pedro Paulo & Alex, João Bosco & Vinícius, Maria Cecília & Rodolfo e os clássicos do Trio Parada Dura.

Todas as atrações iniciam a partir das 20h com direito a playlist variada tocada por DJs e recreação das equipes da Secretaria do Esporte. Os shows contam com policiamento reforçado e equipes de segurança privadas contratadas pelas prefeituras para garantir a segurança do público e o fluxo do trânsito nas regiões.

VERÃO

Antony e Gabriel agitaram a noite em Matinhos. Foto: Roberto Dziura Jr./AEN

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná tem ações voltadas aos veranistas e à comunidade local, com atividades esportivas e de lazer, aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, torneios e eventos esportivos, além de uma série de outras práticas relacionadas ao entretenimento. Acesse o site www.verao.pr.gov.br e confira a programação completa das atrações promovidas pelo Governo do Estado. As ações acontecem nos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste do Paraná.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Interligações de redes podem afetar o abastecimento em bairros de Cascavel na quinta

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Novo balanço do Corpo de Bombeiros aponta mil salvamentos durante a temporada

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA