NOVA AURORA

PARANÁ

Próxima parada: Cinema na Praça chega a Matinhos com oito sessões gratuitas

Publicado em

O Cinema na Praça segue nesta semana levando diversão ao Litoral, desta vez ao município de Matinhos, onde as sessões gratuitas e ao ar livre acorrerão de quinta a domingo (12 a 15). A estreia do projeto, uma das atrações do Verão Maior Paraná, foi bastante prestigada, na semana passada, em Guaratuba.

As sessões acontecem em dois horários: às 19 horas, com o filme “O Poderoso Chefinho 2 – Negócios da Família”, e às 21, com a animação “Os Croods 2 – Uma Nova Era”. Para os quatro dias de sessão no município foram eleitos quatro pontos diferentes da cidade, possibilitando que mais pessoas tenham acesso aos filmes. Por estarem programadas em locais abertos, as exibições podem ser canceladas caso chova.

Pensando em abranger todos os públicos, os filmes transmitidos têm classificação indicativa livre, para toda a família. Outro foco é a acessibilidade – a produção do Cinema da Praça disponibiliza as primeiras fileiras dos assentos para pessoas com deficiência, idosos e gestantes.

Leia Também:  Polícia Militar reúne comandantes para preparação da Operação Verão, em Matinhos

Em 16 de janeiro, o caminhão do Cinema na Praça segue para Pontal do Paraná. Em seguida, percorre as cidades de Paranaguá, Morretes e Antonina, e retorna a Matinhos, finalizando a temporada nos dias 11 e 12 de fevereiro. Acesse a programação completa AQUI.

PROJETO – O Cinema na Praça é um projeto do Governo do Paraná executado pela Secretaria de Estado da Cultura e Casa Civil – Governadoria. Conta com o apoio da Renault do Brasil e da Motion Picture Association, associação americana da indústria do entretenimento que representa os principais estúdios, produtores e distribuidores internacionais de filmes.

Por meio de um caminhão adaptado com uma tela de cinema, pensado especialmente para o projeto, o Cinema na Praça passa por cidades com até 30 mil habitantes que não possuem cinemas. Cerca de 400 cadeiras completam a estrutura que aguarda o público, proporcionando que uma parcela cada vez maior da população tenha acesso ao entretenimento.

Leia Também:  Wheeling movimentou a programação esportiva de Guaratuba, Matinhos e Pontal

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná tem ações voltadas aos veranistas e comunidade local, com atividades esportivas e de lazer, aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, torneios e eventos esportivos, além de uma série de outras práticas planejadas para promover entretenimento seguro para todos. As ações acontecem nos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste do Paraná.  Acesse o site www.verao.pr.gov.br e confira a programação completa das atrações promovidas pelo Governo do Estado.

Serviço:

Matinhos

19h: “O Poderoso Chefinho 2 – Negócios da Família”

21h: “Os Croods 2 – Uma Nova Era”

12 de janeiro
Praça Dante Luiz Júnior Rua Assis Chateaubriand, 280 – Balneário Caiobá

13 de janeiro
Rua Projetada, 24, em frente à Arena Vicente Gurski

14 de janeiro
Estacionamento do Terminal Rodoviário, Rua Campos do Jordão, 44 – Bairro Sertãozinho

15 de janeiro
Pracinha de Gaivotas – Rua Padre Osvaldo Gomes, 158-204 – Balneário Gaivotas

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Curso de Fabricação de Queijos da UEPG está com inscrições abertas

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Três times garantem vaga para a próxima fase da Copa do Brasil

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA