NOVA AURORA

PARANÁ

Promovido pela Cultura, Movimenta Preta reflete sobre racismo e representatividade

Publicado em

A Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) dá início em 2023 ao Movimenta Preta, que reúne a programação das instituições culturais em torno das discussões sobre o lugar e a representatividade da mulher preta em nossa cultura. A ação faz parte das atividades do Núcleo de Políticas Afirmativas da SEEC.

“Essa é a primeira vez que consolidamos uma programação em torno do tema com várias instituições participantes. A ideia é que o Movimenta Preta cresça a cada ano e se torne um período em que refletimos sobre as desigualdades e violências em relação a esse público”, afirma Mariana Lopes, assessora de Políticas Afirmativas da SEEC.

No dia 25 de julho é comemorado o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra e o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. Tereza de Benguela foi uma líder do Quilombo Quariterê que viveu no século XVIII.

Depois da morte do companheiro José Piolho, Tereza se tornou a rainha do quilombo e por meio de sua liderança a comunidade resistiu à escravidão por duas décadas. Em 1770, o quilombo foi destruído pelas forças do governador da Capitania do Mato Grosso, Luiz Pinto de Souza Coutinho. Parte da  população (79 negros e 30 índios) foi assassinada e outra, aprisionada.

A data é um marco na luta contra o racismo e uma oportunidade para trazer o tema à tona, pois os dados sobre violência e desigualdade demonstram a realidade que atinge a população negra, principalmente mulheres. De acordo com a Associação de Mujeres Afro, na América Latina e no Caribe, 200 milhões de pessoas (54% da população) se identificam como negras. E tanto no Brasil quanto no Exterior esse grupo é o que mais sofre com as desigualdades socioeconômicas e raciais.

Leia Também:  Paraná completa um ano com média de menos de um dia para viabilizar uma empresa

PROGRAMAÇÃO – Entre os destaques estão atividades e espetáculos do Julho das Pretas no Museu Paranaense, a visibilidade da pauta negra com a sessão do Cine Adélia na Biblioteca, além de uma aula de dança especial oferecida pelo Teatro Guaíra.

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

Cinema Coletivo Adélia – Sessão do cineclube itinerante voltada para a discussão de temáticas negras. Sexta-feira, dia 21/07, às 18 horas, no auditório.

Rua Cândido Lopes, 133 – Centro, Curitiba – (41) 3221-4951.

Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)

Oficina de crochê “Fazeduras Têxteis: crochê, costura e conversa” com a artista Eliana Brasil. Aliada à prática, o objetivo é que cada participante fale sobre as memórias e sensações que o crochê desperta.

Quinta-feira, 06/07, das 15h às 17h. Atividade aberta ao público em geral.

Interessados podem de inscrever neste formulário. Limite de 30 vagas.

Rua Mateus Leme, 336 – São Francisco, Curitiba – (41) 3222-8262.

Centro Juvenil de Artes Plásticas (CJAP)

Oficina de crochê “Fazeduras Têxteis: crochê, costura e conversa” com a artista Eliana Brasil.

Terça-feira, 04/07, das 15h às 17h. Atividade direcionada aos alunos, pais e responsáveis vinculados ao CJAP, que podem se inscrever neste formulário. Limite de 30 vagas.

Leia Também:  Estão abertas as inscrições para exames da EJA do Ensino Médio

R. Mateus Leme, 56 – São Francisco, Curitiba – (41) 3323-5643.

Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR)

Mesa-redonda com a temática “Sexualidades Dissidentes”. A proposta é trazer mulheres pretas para um debate sobre a relação entre raça e gênero.

Quinta-feira, dia 13/07, às 17 horas.

Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro, Curitiba – (41) 3232-9113.

Museu Paranaense (MUPA)

Ao longo deste mês o museu promove uma programação gratuita e aberta a todos os públicos com diversas atividades e espetáculos com o evento Julho das Pretas.

Domingos, dias 16 e 23/07, das 11h às 16h – Música, teatro, poesia, cultura tradicional e cultura de rua.

Rua Kellers, 289 – São Francisco, Curitiba – (41) 3304-3300.

Centro Cultural Teatro Guaíra (CCTG)

Aula de balé com a professora e bailarina Luana Nery. A atividade acontece com foco no empoderamento de mulheres e meninas pretas através da dança.

Sexta-feira, dia 07/07, das 13h às 14h. Para participar, as interessadas e os interessados de todas as idades podem se inscrever até as 17h do dia 05/07 no e-mail assessoriaespecial.paseecpr@gmail.com, enviando nome, idade, RG e informando o seu vínculo com a Secretaria da Cultura, sendo colaborador ou público externo. Limite de 25 vagas.

Entrada pelo Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Mini Guaíra), na Rua Amintas de Barros, sem número. Telefone (41) 3304-7900.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Calendário turístico de abril tem eventos regionais de Páscoa, Festa do Pacu e ExpoLondrina

Published

on

By

As celebrações da Páscoa, exposições e festas típicas são destaques entre os eventos que atraem turistas e movimentam as diversas regiões do Paraná no mês de abril. Eles compõem a programação do calendário de eventos da Secretaria do Turismo (Setu-PR) e do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor. 

A gastronomia, como sempre, ajuda a enriquecer e dar sabor ao calendário. Um exemplo é o Circuito Gastronômico de Matinhos, no Litoral, que começou no dia 1º do mês e segue até junho. São ofertados pratos típicos, que valorizam a cultura caiçara, em 17 estabelecimentos do município, atraindo visitantes e consumidores para a cidade, em período fora da temporada.

Em Icaraíma, na região Noroeste, acontece a Festa do Pacu, nos dias 12 e 13. Rancho Alegre do Oeste (Oeste) realiza, também nos dias 12 e 13, a Festa da Tilápia no Tacho e Arraiá Municipal, enquanto em Rio Bom (Vale do Ivaí) tem a tradicional Festa do Espeto de Bambu (25 a 27).

Cascavel promove junto, com com a homenagem do Dia do Trabalhador, a 28ª Festa do Costelão, entre 26 de abril e 1º de maio.

TURISMO RELIGIOSO – Unindo atividades físicas com a religiosidade paranaense, acontece no dia 6 a segunda edição do Pedalando com Fé, no município de Cruzeiro do Oeste (Noroeste). 

Entre 8 e 10 deste mês, Foz do Iguaçu recebe o 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso, que vai reunir empresários e profissionais ligados ao segmento, em um momento capacitação e networking sobre o turismo ligado à fé, em suas mais variadas matrizes.

A Paixão de Cristo ganha apresentações e encenações ao redor do Paraná na semana de 13 a 20. Elas acontecem nos municípios de Arapongas, no dia 13; em Altônia e Itaipulândia, ambas no dia 18; e em Medianeira, no dia 20. Já Antonina, no Litoral, promove no dia 11 a sua Páscoa municipal.

FEIRAS E EXPOSIÇÕES – Começa no dia 4 e segue até 13 a ExpoLondrina, uma das maiores feiras do setor agro do Paraná, que reúne, além de eventos técnicos, shows de Ana Castela, Luan Santana, Matheus e Kauan, Simone Mendes, entre outros.

Leia Também:  Com 256 novos RGs e orientações sobre denúncias, ação da PCPR movimentou Guaratuba

Também acontecem a ExpoPalmeira (4 a 7), a ExpoRio, em Rio Bonito do Iguaçu (25 a 27) e a ExpoReal, em Realeza (30 a 4 de maio). Em Toledo, de 9 a 13, será realizada a segunda edição da Toledo Bulls, evento de grandes competições de montaria e shows de renomados artistas do cenário nacional.

Haverá festas de rodeios em Nova Esperança (10 a 12) e Manoel Ribas (25 a 27). Irati promove a sua Motofest, de 11 a 13. Na mesma data, São José das Palmeiras realiza sua festa municipal. Maripá conta com o Arrancadão de Tratores (de 25 a 27), enquanto Guaíra recebe a 46ª Festa das Nações, de 30 de abril a 4 de maio.

Por fim, Missal realiza a 22º Deu Tsches Fest, também de 25 a 27. O evento é um resgate e preservação das tradições germânicas na culinária, na religiosidade e na música e dança.

TRADE – O Viaje Paraná apresenta ao trade do turismo os potenciais do setor no Capacita CVC, em Foz do Iguaçu, de 2 a 6. Também na Terra das Cataratas, de 26 a 29, acontece a Convenção da operadora BWT, reunindo cerca de 300 agentes de viagens, que serão impactados com o turismo paranaense.

ANIVERSÁRIOS E EMANCIPAÇÕES – Abril é marcado também por comemorações que celebram o aniversário ou a emancipação política de municípios paranaenses. É o caso do 61º aniversário de Tapejara, nos dias 12 e 13, e dos 48 anos de emancipação de Francisco Alves, celebrado de 19 a 21.

Em comemoração ao Dia do Trabalhador, em 1º de maio, alguns municípios já antecipam festas alusivas à data. Em Jussara e Rondon, ambos no Noroeste, a comemoração inicia no dia 30.

FORA DO ESTADO – Neste mês, além dos encontros as confraternizações, convenções e festivais ao redor do Paraná, o Estado participa também de eventos ao redor do Brasil. Em São Paulo (SP), entre os dias 14 e 16, acontece a WTM Latin America, enquanto no Rio de Janeiro (RJ), o turismo paranaense estará presente mais uma vez na Boat Show, importante evento ligado ao segmento náutico, que segue até 4 de maio.

Leia Também:  Profissionais da Saúde recebem capacitação sobre intoxicações e notificações de casos

Confira o calendário de eventos turísticos de abril:

1º de abril a 1º de junho – Circuito Gastronômico de Matinhos

02 a 06 – Capacita CVC Paraná – Foz do Iguaçu

04 a 13 – ExpoLondrina 2025 – Londrina

04 a 07 – ExpoPalmeira – Palmeira

06 – 2ª Edição do Pedalando com Fé – Cruzeiro do Oeste

08 a 10 – 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso – Foz do Iguaçu

09 a 13 – Toledo Bulls – 2ª Edição – Toledo

10 a 12 – Rodeio – Nova Esperança

11 – Páscoa Antonina 2025 – Antonina

11 a 13 – Festa do Município – São José das Palmeiras

11 a 13 – Irati Motofest – Iratí

12 a 13 – 61º Aniversário de Tapejara

12 a 13 – Festa do Pacu – Icaraíma

12 a 13 – Tilápia no Tacho e Arraia Municipal – Rancho Alegre do Oeste

13 – Cavalgada de Rio Bom – Rio Bom

13 – A Paixão de Cristo – Arapongas

14 a 16 – WTM Latin America – São Paulo

18 – Teatro da Paixão de Cristo – Altônia

18 – Encenação da Paixão de Cristo – Itaipulândia

19 a 21 – 48 Anos de Emancipação Política – Francisco Alves

20 – A Paixão de Cristo – Medianeira

25 a 27 – Festa Tradicional do Espeto no Bambu – Rio Bom

25 a 27 – 22º Deu Tsches Fest – Missal

25 a 27 – 30º Rodeio Crioulo – Manoel Ribas

25 a 27 – Exporio 2025 – Rio Bonito do Iguaçu

25 a 27 – Arrancadão de Tratores – Maripá

26 a 29 – Convenção BWT – Foz do Iguaçu

26 a 01 de maio – 57º Festa do Trabalhador e 28º Festa do Costelão – Cascavel

26 a 04 de maio – Boat Show – Rio de Janeiro

30 a 04 de maio – Expo Real – Realeza

30 a 01 de maio – Festa de Comemoração ao Dia do Trabalhador – Jussara

30 a 01 de maio – Festa do Trabalhador – Rondon

30 a 04 de maio – 46° Festa das Nações – Guaíra

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA