NOVA AURORA

PARANÁ

Projeto Unicentro de Braços Abertos reúne 800 alunos de Ensino Médio em Prudentópolis

Publicado em

O Câmpus Avançado de Prudentópolis da Unicentro abriu suas portas ao longo do mês de agosto para cerca de 800 estudantes de escolas públicas e privadas da região Centro-Sul. Eles conheceram um pouco mais sobre os cursos ofertados pela universidade, as formas de ingresso e as atividades de ensino, pesquisa e extensão. As atividades fazem parte do projeto Unicentro de Braços Abertos.

O diretor da unidade universitária, professor Edson Macohon, conta que o projeto foi idealizado com o objetivo de reforçar a importância do ensino superior aos alunos que estão concluindo o Ensino Médio. “Os professores dos diversos cursos ofertados em Prudentópolis e Irati falaram sobre o mercado de trabalho e as características de cada curso. E os alunos conheceram o ambiente universitário com toda a sua diversidade, pluralidade, cultura e história. São ações importantes para despertar o interesse deles em continuarem seus estudos”, afirmou.

Débora Olbertz foi uma das alunas que participou da visita. A estudante do Imaculada Virgem Maria sonha em cursar Medicina e aproveitou a visita ao câmpus avançado para tirar suas dúvidas sobre os processos seletivos da Unicentro. “Foi bem importante porque eu estava com muitas dúvidas sobre o vestibular e, além disso, pude entender um pouquinho sobre a dinâmica da universidade, as oportunidades de bolsa de estudo fora do país, algo que é muito interessante”, comentou.

Leia Também:  Praia com chuva: Corpo de Bombeiros reforça cuidados aos veranistas

Já Henrique Kosechen, que estuda no Colégio Estadual Vila Nova, está decidido quanto ao curso de Direito. Ele está inscrito para realizar o vestibular e a terceira prova do Programa de Avaliação Continuada da Unicentro (PAC). A visita reforçou ainda mais o seu desejo em ingressar na universidade. “Foi um dia bem interessante, deu para conhecer outros cursos e ver que tem muitas possibilidades e que, se a gente quer, a gente precisa correr atrás”, contou.

A professora Patrícia Grocoski Schwab acompanhou seus alunos do Colégio Professor Antônio Emílio Antonelli, de Guamiranga, na atividade e elogiou a iniciativa. “O terceiro ano é um ano de descobertas na vida deles, em que eles vão escolher uma profissão. Então esse momento é mais uma motivação e abriu a mente deles sobre a importância da educação pública e de qualidade”, salientou.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Praia com chuva: Corpo de Bombeiros reforça cuidados aos veranistas

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Poliniza Paraná fica entre os 20 projetos mais influentes na América Latina em 2024

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA