NOVA AURORA

PARANÁ

Projeto do Deppen ajuda mulheres privadas de liberdade a refletirem sobre envolvimento com drogas

Publicado em

Os direitos das mulheres e a política sobre drogas, com foco no enfrentamento às drogas lícitas, ilícitas e o aliciamento pelo tráfico. Essas são as bases do projeto Vida Nova, desenvolvido pela Polícia Penal do Paraná (PPPR), em parceria com o Núcleo Estadual de Políticas Sobre Drogas (NEPSD), ambos ligados à Secretaria da Segurança Pública.

O público-alvo são as mulheres que estão cumprindo pena no Centro de Integração Social (CIS) da PPPR, localizado no Complexo Penitenciário de Piraquara. O CIS é uma unidade de progressão em regime fechado de segurança mínima, voltada à ressocialização de mulheres privadas de liberdade e pautada pelos princípios da Justiça Restaurativa. O CIS tem capacidade para 162 PPLs, sendo que atualmente realiza a custódia de 97 mulheres, em sua maioria entre 20 e 35 anos.

O Vida Nova consiste em ofertar atividades (palestras e rodas de conversa) que promovam a reflexão sobre temas diversos conectados com o problema das drogas, com foco no impacto social. As atividades serão desenvolvidas entre este mês de julho e outubro, com rodas de conversa e formação de grupos de autoajuda e ajuda-mútua. A cada semana será debatido um tema, conduzido por meio do método de 12 passos da Pastoral da Sobriedade.

Leia Também:  Lenora de Barros abre 2ª edição do Programa Público do MUPA com mostra e mesa de conversa

As exposições de temas pelo palestrante serão precedidas de roda de conversa com as mulheres para solucionar dúvidas e reflexão do tema.

O diretor-geral da Polícia Penal do Paraná, Osvaldo Messias Machado, afirma que este projeto está consonante com os objetivos do CIS, que é o tratamento das pessoas em situação de privação de liberdade. “É um projeto que vem atender a uma problemática do sistema prisional, que é o uso de drogas lícitas e ilícitas”, diz. “A maior parte das pessoas que privadas de liberdade tem alguma situação referente ao uso ou tráfico de drogas. Nosso objetivo é trabalhar esta questão de forma mais ampla”.

“Os temas abordados fazem parte de estratégias eficazes para promover a conscientização e mudança de comportamento das mulheres em relação ao mundo das drogas”, explica a diretora do CIS, Marilu Katia da Costa. “Através de vivências positivas, o projeto auxilia as participantes no desenvolvimento de habilidades e também na tomada de decisões em relação ao uso de drogas e a tantos outros desafios que possam enfrentar durante sua vida”.

Leia Também:  Avenida será interditada a partir de segunda-feira para obra da Ponte de Guaratuba

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

R$ 77 milhões: Governo divulga resultado preliminar do Compra Direta Paraná 2025

Published

on

By

O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, divulgou nesta sexta-feira (04) a classificação preliminar da Chamada Pública do Programa Compra Direta Paraná 2025. Por meio dele serão contratados gêneros alimentícios da agricultura familiar destinados à rede socioassistencial, restaurantes populares, cozinhas comunitárias e hospitais filantrópicos, entre outros.

Também serão atendidos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas). Estes poderão disponibilizar os alimentos na forma de cestas básicas diretamente à população vulnerável.

Para esta edição deverão ser contratadas 185 Associações e Cooperativas, de todas as regionais do Estado, totalizando um investimento de R$ 77 milhões, provenientes do Fundo Estadual de Combate à Pobreza. Nos próximos 12 meses serão entregues 63 gêneros, de 10 grupos: arroz, complementos, farinhas, feijão, frutas, hortaliças, legumes, ovos, pão, polpas e sucos, totalizando 8.300 toneladas.

Leia Também:  Mulheres são presas após saquear caminhão de cerveja que tombou na BR-277

Os projetos preliminares foram encaminhados a todas as organizações para conferência e eventuais ajustes, como desistência de grupos, municípios a serem atendidos e valor limite do contrato. Neste caso o grupo passa automaticamente para o próximo classificado, que deverá se manifestar sobre o interesse no fornecimento por email.

Na próxima semana deverá ser divulgada a classificação final, com início da formalização dos contratos. Estima-se que o início do fornecimento ocorra na segunda quinzena de abril.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA