NOVA AURORA

PARANÁ

Projeto de extensão da UENP atende pacientes diabéticos de Bandeirantes e Itambaracá

Publicado em

O projeto de extensão “Promoção de Saúde ao Paciente Diabético”, do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), atenderá cerca de 300 pacientes com diabetes de Bandeirantes e Itambaracá a partir de setembro. A ação teve início nesta semana na Unidade de Saúde Básica União, no centro de Bandeirantes, com atividades para idosos como verificação de pressão arterial, glicemia capilar (teste de diabetes) e atividade física.

A equipe multiprofissional responsável pelo projeto realizou uma roda de conversa sobre alimentação saudável, com orientações para prevenção e controle de hipertensão (pressão alta) e diabetes. Todas as ações do projeto acontecerão através de uma parceria entre a UENP e as secretarias de Saúde e de Ação Social dos municípios. As próximas ações ocorrerão na Unidade de Saúde Invernada, em Bandeirantes, e na UBS de Itambaracá.

Com o objetivo de desenvolver ações voltadas à conscientização e à promoção da saúde de pacientes diabéticos, o projeto entregará uma caderneta para que os idosos façam anotações da glicemia, da pressão e da medicação. “Dessa maneira, conseguiremos acompanhar os pacientes diabéticos para que eles não tenham complicações em relação a questões de medicação, de glicemia e de hemoglobina glicada”, observa a coordenadora do projeto, Simone Cristina Castanho Sabaini de Melo.

Leia Também:  Pagamento à vista do IPVA de veículos com final de placa 7 e 8 vence nesta segunda-feira

A professora ainda destaca que o projeto fará outros diagnósticos importantes. “A atividade física também é primordial no controle do diabetes. É necessário tomar medicação de forma correta e manter alimentação mais adequada. São questões que envolvem o controle da glicemia e do diabetes, sempre pensando em evitar as complicações”, conclui.

A nutricionista Lillian Cibelle Francisco, que abriu a roda de conversas no lançamento do projeto, destaca que é necessário ter uma alimentação bastante variada e rica em proteína nessa faixa etária. “A gente sabe que a maioria dos idosos tem propensão a doenças como diabetes e hipertensão que estão relacionadas à alimentação. Então, quanto mais natural e mais saudável for a alimentação, menor serão os riscos de as doenças acontecerem e maior o controle delas em pacientes que já apresentarem”, acentua.

A enfermeira responsável pelo projeto, Kathleen Louise Bernini, avaliou a primeira ação como enriquecedora. Segundo ela, a equipe multiprofissional formada para atender os cerca de 300 pacientes é extremamente capacitada. “Temos profissionais de várias áreas como Educação Física, Farmácia e Enfermagem e, através desse grupo, nós vamos realizar atividades físicas, avaliações, acompanhamentos e encaminhamentos necessários para melhoria da qualidade de vida desses pacientes, visando contribuir com a prevenção de complicações da doença e redução de números de mortes prematuras”, enfatiza.

Leia Também:  PRC-466 em Guarapuava será interditada na quarta-feira para detonação de rochas

O projeto de extensão será financiado com recursos do Fundo Paraná e terá duração de 12 meses. O projeto é coordenado pela professora Simone Castanho e conta com uma equipe multidisciplinar formada pela enfermeira Kathleen Bernini e pelos estudantes Ana Beatriz Pagoti da Silva, Elisa Simis Poli, Rebeca Vitória Lima Romanini, Danilo Félix da Silva, Gabriel Otávio Rocha da Silva e Vítor Manoel Almeida Alves.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.

Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.

Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.

Leia Também:  Paraná já tem mais de 13 mil empresas beneficiadas com Selo do Baixo Risco

Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.

O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.

Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.

Leia Também:  Seed divulga nova chamada complementar do Ganhando o Mundo

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA