NOVA AURORA

PARANÁ

Projeto Cinema na Praça exibe filmes gratuitos para 40 mil pessoas em três meses

Publicado em

De fevereiro a maio deste ano, 40 mil pessoas de municípios que não possuem salas de cinema puderam assistir filmes de forma gratuita, exibidos em local aberto e de fácil acesso. Com investimento de R$ 4,25 milhões, viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG), o projeto da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) realizou 140 sessões gratuitas de filmes em 71 cidades do Paraná, dentro do projeto Cinema na Praça.

Até o mês de setembro, os dois caminhões de cinema itinerantes ainda vão levar mais 158 sessões para 79 cidades. Confira a programação completa aqui

O projeto Cinema na Praça faz parte de um edital da LPG e é produzido em duas frentes. Uma pela Messe Produções Culturais e a outra pela Casa do Verbo Assessoria Cultural. Ambos os projetos têm o objetivo de ampliar o acesso do público às produções cinematográficas brasileiras. Para isso, dois caminhões baús equipados com painel de LED, iluminação e sistema de som percorrem todo o Paraná e transformam praças públicas em cinema a céu aberto.

A secretária de Cultura do Paraná, Luciana Casagrande Pereira, destaca a democratização do acesso à cultura e ao entretenimento. “O Cinema na Praça fortalece o senso de comunidade e promove a inclusão social. Ao trazer a magia do cinema para praças públicas, estamos proporcionando momentos de lazer e aprendizado, além de valorizar e incentivar a produção audiovisual nacional”, explicou.

Todos os filmes exibidos são nacionais. Responsável pelo Lote 1 do edital, a Messe Produções Culturais apresenta as produções “Minha Mãe é Uma Peça 3”, com direção de Susana Garcia, e “Brichos II – A Floresta é Nossa”, dirigido por Paulo Munhoz.

Leia Também:  Boletim aponta 19 mil atingidos pelas chuvas; cinco cidades tiveram decretos homologados

Já a Casa do Verbo Assessoria Cultural, responsável pelo Lote 2 do edital, selecionou “O Palhaço”, que tem direção de Selton Mello; “Maria do Caritó”, dirigido por João Paulo Jabur; e as animações “Lino – Uma Aventura de Sete Vidas”, de Rafael Ribas, e “As Aventuras do Avião Vermelho”, que se baseia em livro de Érico Veríssimo e é dirigido por Frederico Pinto e José Maia.

PÚBLICO – Francisco Pinheiro é um dos realizadores do Lote 2 do Cinema na Praça. Ele conta que o público tem crescido em cada cidade que passam, e destaca o estímulo cultural e econômico que o projeto causa nos municípios. “Boa parte do público não tem condição de ir a um cinema, de prestigiar, de poder ser público de uma ação cinematográfica com qualidade visual e sonora. Nós movimentamos a cidade do ponto de vista econômico, fazemos aquilo que é dever do Estado, propiciar momentos artísticos e culturais para toda a população do Paraná”, disse.

Já a realizadora do Lote 1 do Edital, a gestora e produtora cultural Flávia Vogue contou que é emocionante o depoimento da população de pequenos municípios e se diz satisfeita com o apoio do Estado e prefeituras. “A gente percebe que o engajamento da prefeitura, das secretarias dos meios de comunicação locais, faz toda a diferença no projeto. Percebemos que quanto maior o envolvimento da cidade na iniciativa, mais lotada fica a nossa sessão”, explicou.

Leia Também:  Artista indígena Gustavo Caboco lança livros no MUPA e apresenta performance e curtas

Além disso, Flávia alerta para as próximas sessões que podem ter clima gelado. “Ressaltamos a importância de que a população venha bem aquecida, afinal o nosso cinema é ao ar livre. Vale tudo. Casaco, mantinha r o famoso chimarrão”, complementou.

SERVIÇO – Para conferir o serviço completo com as datas e locais nas 150 cidades contempladas pelo Cinema na Praça acesse AQUI

Confira a programação dos próximos dias:

Os municípios abaixo exibirão os filmes “Brichos 2″, às 18h30, e “Minha mãe é uma peça 3″, às 20h. Na mesma ordem de filmes, o horário muda nos municípios de Boa Vista da Aparecida, com sessões às 15h30 e às 17h, e em Três Barras do Paraná, com sessões às 16h30 e às 18h

 – Capitão Leônidas Marques – Quinta (30). Local: Praça São Cristóvão

 – Santa Lúcia – Sexta (31). Local: Praça Central Municipal

 – Boa Vista da Aparecida – Sábado (1). Local: Praça Elias Neves

 – Três Barras do Paraná – Domingo (2). Local: Praça Municipal João Batista Cerutti

Já Rancho Alegre d´Oeste vai exibir “Lino – Uma Aventura de Sete Vidas”, às 19h, e “O Palhaço”, às 21h. Será na sexta (24). Local: Praça dos Pioneiros, Avenida São Paulo.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Polícia Militar divulga esquema de segurança de domingo para o Athletiba

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Polícia Penal e Ministério Público do Trabalho capacitam mulheres em gastronomia

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA