NOVA AURORA

PARANÁ

Projeto Cinema na Praça exibe filmes gratuitos para 40 mil pessoas em três meses

Publicado em

De fevereiro a maio deste ano, 40 mil pessoas de municípios que não possuem salas de cinema puderam assistir filmes de forma gratuita, exibidos em local aberto e de fácil acesso. Com investimento de R$ 4,25 milhões, viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG), o projeto da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) realizou 140 sessões gratuitas de filmes em 71 cidades do Paraná, dentro do projeto Cinema na Praça.

Até o mês de setembro, os dois caminhões de cinema itinerantes ainda vão levar mais 158 sessões para 79 cidades. Confira a programação completa aqui

O projeto Cinema na Praça faz parte de um edital da LPG e é produzido em duas frentes. Uma pela Messe Produções Culturais e a outra pela Casa do Verbo Assessoria Cultural. Ambos os projetos têm o objetivo de ampliar o acesso do público às produções cinematográficas brasileiras. Para isso, dois caminhões baús equipados com painel de LED, iluminação e sistema de som percorrem todo o Paraná e transformam praças públicas em cinema a céu aberto.

A secretária de Cultura do Paraná, Luciana Casagrande Pereira, destaca a democratização do acesso à cultura e ao entretenimento. “O Cinema na Praça fortalece o senso de comunidade e promove a inclusão social. Ao trazer a magia do cinema para praças públicas, estamos proporcionando momentos de lazer e aprendizado, além de valorizar e incentivar a produção audiovisual nacional”, explicou.

Todos os filmes exibidos são nacionais. Responsável pelo Lote 1 do edital, a Messe Produções Culturais apresenta as produções “Minha Mãe é Uma Peça 3”, com direção de Susana Garcia, e “Brichos II – A Floresta é Nossa”, dirigido por Paulo Munhoz.

Leia Também:  Agepar disponibiliza consulta sobre implantação da Tarifa Social de saneamento

Já a Casa do Verbo Assessoria Cultural, responsável pelo Lote 2 do edital, selecionou “O Palhaço”, que tem direção de Selton Mello; “Maria do Caritó”, dirigido por João Paulo Jabur; e as animações “Lino – Uma Aventura de Sete Vidas”, de Rafael Ribas, e “As Aventuras do Avião Vermelho”, que se baseia em livro de Érico Veríssimo e é dirigido por Frederico Pinto e José Maia.

PÚBLICO – Francisco Pinheiro é um dos realizadores do Lote 2 do Cinema na Praça. Ele conta que o público tem crescido em cada cidade que passam, e destaca o estímulo cultural e econômico que o projeto causa nos municípios. “Boa parte do público não tem condição de ir a um cinema, de prestigiar, de poder ser público de uma ação cinematográfica com qualidade visual e sonora. Nós movimentamos a cidade do ponto de vista econômico, fazemos aquilo que é dever do Estado, propiciar momentos artísticos e culturais para toda a população do Paraná”, disse.

Já a realizadora do Lote 1 do Edital, a gestora e produtora cultural Flávia Vogue contou que é emocionante o depoimento da população de pequenos municípios e se diz satisfeita com o apoio do Estado e prefeituras. “A gente percebe que o engajamento da prefeitura, das secretarias dos meios de comunicação locais, faz toda a diferença no projeto. Percebemos que quanto maior o envolvimento da cidade na iniciativa, mais lotada fica a nossa sessão”, explicou.

Leia Também:  Estado lança Cátedra de Empoderamento e Empreendedorismo Feminino

Além disso, Flávia alerta para as próximas sessões que podem ter clima gelado. “Ressaltamos a importância de que a população venha bem aquecida, afinal o nosso cinema é ao ar livre. Vale tudo. Casaco, mantinha r o famoso chimarrão”, complementou.

SERVIÇO – Para conferir o serviço completo com as datas e locais nas 150 cidades contempladas pelo Cinema na Praça acesse AQUI

Confira a programação dos próximos dias:

Os municípios abaixo exibirão os filmes “Brichos 2″, às 18h30, e “Minha mãe é uma peça 3″, às 20h. Na mesma ordem de filmes, o horário muda nos municípios de Boa Vista da Aparecida, com sessões às 15h30 e às 17h, e em Três Barras do Paraná, com sessões às 16h30 e às 18h

 – Capitão Leônidas Marques – Quinta (30). Local: Praça São Cristóvão

 – Santa Lúcia – Sexta (31). Local: Praça Central Municipal

 – Boa Vista da Aparecida – Sábado (1). Local: Praça Elias Neves

 – Três Barras do Paraná – Domingo (2). Local: Praça Municipal João Batista Cerutti

Já Rancho Alegre d´Oeste vai exibir “Lino – Uma Aventura de Sete Vidas”, às 19h, e “O Palhaço”, às 21h. Será na sexta (24). Local: Praça dos Pioneiros, Avenida São Paulo.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Presente especial: documentário celebra os 40 anos da Orquestra Sinfônica do Paraná

Published

on

By

Quatro décadas de história, centenas de concertos inesquecíveis e um repertório que atravessa gerações. Em 2025, a Orquestra Sinfônica do Paraná celebra seus 40 anos e ganha um presente especial: um documentário que resgata essa trajetória marcante. Dividido em quatro capítulos no formato de websérie, o material será disponibilizado no YouTube do Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná (IAOSP) e do Teatro Guaíra, permitindo que o público mergulhe nos momentos mais emblemáticos da Orquestra.

O lançamento dos três primeiros episódios está previsto para os dias que antecedem o aniversário da OSP, 28 de maio, data que também marca o início de uma série de concertos comemorativos no auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão). Nessas apresentações especiais, que serão realizadas nos dias 28, 29 de maio e 1º de junho, a OSP trará ao palco a grandiosa Sinfonia nº 2 de Gustav Mahler, conhecida como Sinfonia da Ressurreição. Com quase 200 músicos reunidos, a obra promete emocionar o público e tornar essa celebração inesquecível.

O quarto e último episódio da websérie será lançado após os concertos comemorativos, pois incluirá trechos dessas apresentações. Desta forma, o documentário vai contar a história da Orquestra desde o dia de sua estreia, em 1985, até o aniversário de 2025. O diretor Rogério Vieira explica que, diferente de uma narrativa linear, o documentário não seguirá uma ordem cronológica rígida.

A ideia do documentário nasceu de uma conversa entre Samuel Lago, presidente do IAOSP, e o produtor audiovisual Rogério Vieira. “Queremos que as pessoas conheçam a história da Orquestra por meio daqueles que a viveram de dentro: músicos, maestros, organizadores e trabalhadores da arte, todos que ajudaram a construir essa trajetória. A proposta é retratar essa jornada de forma autêntica e emocionante, com depoimentos que resgatam memórias e experiências únicas”, afirma Lago.

Leia Também:  Paraná é o primeiro estado com dupla certificação por eliminar da transmissão vertical do HIV e Sífilis

Apaixonado por música clássica, Rogério Vieira acompanha os concertos da OSP há muitos anos. “Muitas pessoas que apreciam a Orquestra e acompanham seus concertos talvez não tenham noção da complexidade envolvida, desde a forma como uma orquestra funciona até os desafios de administrá-la. É por isso que o documentário será tão especial: ele permitirá ao público enxergar os bastidores da Orquestra Sinfônica do Paraná, revelando os detalhes que tornam cada apresentação única”, revela o diretor do documentário.

PRIMEIRO TRECHO DISPONÍVEL — Ao longo dos meses de abril e maio, trechos do documentário serão divulgados no Instagram do Teatro Guaíra, da Orquestra Sinfônica do Paraná e do IAOSP. O primeiro, lançado nesta sexta-feira (04/04), traz um depoimento do maestro João Carlos Martins, pianista reconhecido internacionalmente como o maior intérprete do compositor clássico Johann Sebastian Bach.

Em maio de 2024, Martins teve uma participação memorável em um concerto da OSP: ele atuou como solista e dividiu a regência da Sinfônica com o diretor musical e regente titular da Sinfônica do Paraná, maestro Roberto Tibiriçá. “O maestro Eleazar de Carvalho, que foi meu professor, tinha uma admiração muito grande por João Carlos. Um dos grandes feitos dele como músico foi gravar toda a obra de Bach, é algo impressionante. E hoje é um exemplo de superação”, afirmou Tibiriçá, na ocasião.

Confira AQUI o primeiro trecho do documentário.

TRAJETÓRIA – Criada em 1985, a Orquestra Sinfônica do Paraná surgiu por iniciativa de uma equipe composta por profissionais como Eleni Bettes, Ivo Lessa e Tatiana Aben-Athar, com apoio do então governador José Richa e do secretário da Cultura, Fernando Ghignone. Seu primeiro maestro titular foi Alceo Bocchino, ex-aluno de Heitor Villa-Lobos e um dos grandes nomes da música erudita no Brasil. Falecido em 2013, Bocchino é maestro emérito da OSP. Na época da fundação, 61 músicos foram selecionados por meio de um concurso nacional, incluindo Osvaldo Colarusso como maestro adjunto.

Leia Também:  Estudo conduzido por técnicos do IDR indica melhores opções de laranja-pera para agricultura

Desde então, a OSP tem contado com a direção de outros renomados maestros. Após Bocchino e Colarusso (1985-1998), regeram Roberto Duarte (1998-1999), Jamil Maluf (2000-2002), Alessandro Sangiorgi (2002-2010), Osvaldo Ferreira (2011-2014), Stefan Geiger (2016-2020), e atualmente tem como maestro titular e diretor musical Roberto Tibiriçá, que está à frente da orquestra desde 2022.

Ao longo de quatro décadas, a OSP construiu um vasto repertório com mais de 900 obras catalogadas de aproximadamente 250 compositores, incluindo importantes nomes da música brasileira, como Heitor Villa-Lobos e Camargo Guarnieri, e paranaenses, como Henrique Morozowicz e Augusto Stresser. A Orquestra também teve a honra de trabalhar com mais de 50 maestros convidados e cerca de 200 solistas nacionais e internacionais.

A atuação da Orquestra Sinfônica do Paraná transcende os palcos paranaenses, com mais de mil apresentações realizadas dentro e fora do Paraná. A Orquestra participou de montagens de importantes óperas e balés, incluindo O Quebra-Nozes e O Lago dos Cisnes, de Tchaikovsky, Romeu e Julieta, de Prokofiev, além das óperas Carmen, de Bizet, A Viúva Alegre, de Lehar, e La Bohème, de Puccini.

Com uma capacidade notável de transitar entre estilos clássicos, românticos e contemporâneos, a Orquestra Sinfônica do Paraná se coloca como um dos principais conjuntos sinfônicos do país. Acompanhe a programação dos concertos no site da OSP e siga a Orquestra no Instagram e no Facebook para não perder nenhuma novidade deste corpo artístico do Centro Cultural Teatro Guaíra.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA