NOVA AURORA

PARANÁ

Projeto BPTran nas Escolas já alcançou 860 crianças e adolescentes em 2023

Publicado em

Em março, o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) da Polícia Militar do Paraná iniciou um projeto para alcançar mais crianças e adolescentes com educação no trânsito. Desde então 860 alunos de 11 instituições de ensino receberam a visita dos militares estaduais por meio do BPTran nas Escolas. A iniciativa atende Curitiba e Região Metropolitana e proporciona formação das crianças, permitindo que desenvolvam desde cedo uma consciência sólida sobre segurança, responsabilidade e respeito no trânsito.

“É fundamental que as crianças compreendam que não são apenas pedestres e passageiros, mas também têm a responsabilidade de adotar comportamentos seguros e respeitar os direitos dos outros usuários das vias. Essa educação no trânsito tem o objetivo de transformar as crianças em cidadãos conscientes e responsáveis. Queremos um futuro em que as ruas sejam espaços de convivência pacífica e respeito mútuo”, explica a tenente Fernanda Andrade, responsável pela Comunicação Social do BPTran.

O BPTran nas Escolas aborda assuntos voltados à educação no trânsito através de instruções teóricas e práticas de forma lúdica, para que as crianças aprendam a se portar nas vias, e até mesmo corrigir os adultos quando perceberem atitudes incorretas.

Leia Também:  Projeto da UEL recruta gêmeos e familiares para atendimento psicológico gratuito

São ministradas palestra sobre temas como “O que é Trânsito, Pedestres, Passageiros, Motoristas e Ciclistas”, e os canais de comunicação via 190 da Polícia Militar, 193 do Corpo de Bombeiros, 192 do SAMU e 181 do Disque-Denúncia. O projeto também conta com atividades práticas com o uso de tabuleiro gigante, televisão com vídeos educativos, atividade dinâmica no painel interativo de ímã e semáforo, demonstração de materiais.

AGENDAMENTOS – Para participar, as escolas devem fazer inscrição neste link, que está disponibilizado também no site oficial da Polícia Militar e pelo WhatsApp da Comunicação Social do BPTran, pelo (41) 3281-1614. Após realizada a inscrição, o responsável pela escola deverá aguardar até sete dias úteis para obter o retorno com o agendamento da data.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Governo do Estado encaminha à Assembleia Legislativa o Plano Plurianual 2024-2027

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Tradicionais eventos das cooperativas abrem calendário agrícola no Oeste do Paraná

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA