PARANÁ
Programas de residência técnica fortalecem qualificação profissional dos paranaenses
Publicado em
3 de janeiro de 2023por
Itajuba TadeuO Governo do Estado destinou, entre 2019 e 2022, o montante de R$ 134,4 milhões para a ampliação dos programas de Residência Técnica (Restec), com impacto positivo na qualificação do setor público do Paraná. Nesse período, foram lançados 15 novos programas, somando 2.654 vagas para residentes e 927 oportunidades exclusivas para servidores e empregados públicos estaduais.
Somente em 2022, o aporte financeiro ultrapassou a marca de R$ 79,4 milhões. Ao todo, foram lançadas 1.447 novas vagas para residentes em seis programas, nas áreas de ciências forenses, gestão ambiental, gestão pública, projetos e obras públicas, saúde pública e segurança pública.
Coordenados pela então Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), os programas de Restec são considerados uma política pública de Estado, com amparo na Lei nº 20.086/2019. A iniciativa consiste na seleção de profissionais recém-graduados em diferentes áreas para desenvolver atividades práticas no âmbito da administração direta e autárquica do Poder Executivo Estadual.
Semelhantes às residências médicas e outras da área da saúde, os programas de Restec são desenvolvidos na modalidade de pós-graduação lato sensu (especialização), e custeadas pelo governo estadual. Parte das vagas nos cursos de especialização é reservada para servidores e empregados públicos. As atividades dos residentes estão alinhadas aos objetivos e metas institucionais, conforme o Plano Plurianual (PPA) do Paraná.
Os recursos financeiros são aplicados no custeio dos cursos de especialização para os residentes e servidores; no pagamento de bolsas e auxílio transporte para os residentes; no pagamento de bolsas para as equipes pedagógicas dos programas; e na contratação de seguros para os residentes, com cobertura de acidentes pessoais e sinistros que possam ocorrer no desempenho das atividades práticas.
COMPROMISSO – Segundo o gestor da área, Aldo Nelson Bona, essa ampliação de investimentos reflete um compromisso governamental para estimular o ingresso de novos talentos nos programas de residência técnica. “Atendendo uma orientação do governador Ratinho Júnior, ao longo desses quatro anos de gestão, empreendemos esforços para ampliar de forma expressiva os programas de residência técnica e diversificar a oferta entre as universidades”, afirma.
Ele reforça, ainda, a visão estratégica do Estado com foco na qualidade dos serviços públicos. “Foram 15 novos programas, que sem dúvida ampliaram significativamente as oportunidades de formação continuada para os profissionais recém-graduados. Essa é a visão estratégica do governador para formar quadros qualificados para o serviço público, principal objetivo dos programas de residência”, enfatiza.
Na prática, os programas de Restec representam uma oportunidade para que os jovens conheçam as possibilidades da carreira pública. Geralmente, depois dessa experiência, eles se sentem motivados para participar de concursos e processos seletivos organizados por órgãos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, nas esferas municipal, estadual e federal.
ATIVIDADES – Atualmente, são 1.198 residentes desenvolvendo atividades em 32 órgãos do governo estadual, localizados em Curitiba e em 31 cidades do interior paranaense. Além dos programas lançados neste ano, os profissionais atuam em residências de cultura, economia rural, gestão ambiental, gestão de ambientes promotores de inovação, inovação e transformação digital e turismo.
Os bolsistas dedicam seis horas por dia para práticas acadêmico-pedagógicas em caráter de apoio, sob a orientação e supervisão de especialistas, nos respectivos segmentos profissionais.
Para Guilherme Gravena, bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e residente de Gestão Pública na Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), esse tipo de iniciativa é importante para aperfeiçoar competências e habilidades profissionais.
“Acredito que a residência seja uma oportunidade para buscar experiência profissional e desenvolver habilidades interpessoais que serão muito úteis no mercado de trabalho. O programa também possibilita ampliar os contatos com gestores e técnicos que nos desafiam na busca por melhores resultados, sem perder de vista os aspectos éticos da profissão”, disse o bolsista.
Vinculado à Restec de Inovação e Transformação Digital do Instituto Água e Terra (IAT), Miller Faustino do Vale acredita que o setor público concentra um grande potencial profissional.
“Por algum tempo, o setor público foi visto como um ambiente burocrático, sem muito espaço para desenvolvimento e desafios profissionais, mas nos últimos anos essa realidade tem mudado e o setor público tem se tornado mais atrativo, com possibilidades de desenvolvimento profissional e qualificação”, afirma o residente, que é bacharel em Comunicação Organizacional pela Universidade Tecnologia Federal do Paraná (UTFPR).
Em todos os programas de Restec, as atividades práticas abrangem tarefas relacionadas aos planejamentos estratégicos das secretarias, autarquias e demais órgãos públicos, incluindo a mobilização de recursos e o apoio nos processos de tomada de decisão. Depois de um reajuste de 25%, implementado em 2021 no valor das bolsas-auxílio, os residentes técnicos contam com remuneração mensal de R$ 2.595, sendo R$ 2.375 referentes à bolsa e R$ 220 para o auxílio-transporte.
Fonte: Governo do Paraná
PARANÁ
Ganhando o Mundo: últimos intercambistas começam a chegar com mala cheia de experiências
Published
9 horas agoon
23 de dezembro de 2024By
O Natal será com a família reunida e com diversas histórias para compartilhar para 27 alunos que voltaram do intercâmbio nos Estados Unidos nesta segunda-feira (23), dentro do programa Ganhando o Mundo. Eles desembarcaram no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, onde foram recebidos com muita emoção por pais e familiares depois de quatro meses estudando na América do Norte. Outros alunos devem chegar em janeiro.
Foram mil estudantes de escolas públicas paranaenses que tiveram a oportunidade de realizar um intercâmbio com as despesas pagas pelo Governo do Estado, após uma seleção que envolveu mais de 12 mil candidatos. A edição de 2025 será ainda maior e levará 1,2 mil alunos para cinco países de língua inglesa (Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido). Durante seis meses, os jovens farão curso equivalente ao Ensino Médio no Brasil.
O chefe do Departamento de Intercâmbios da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Marlon de Campos, destacou que a edição do Ganhando o Mundo deste ano foi um sucesso. “Todo o processo está sendo incrível. Foi o primeiro ano que nós tivemos mil alunos viajando, 950 deles já retornaram no primeiro semestre, e agora o restante está voltando”, ressaltou.
“Eles voltam com uma cabeça completamente mudada, muito mais atenciosos com a sua família, com a sua escola, com o seu espaço. Quando eles viajam e experienciam uma oportunidade tão diferente, não só da língua, mas também cultural e acadêmica, eles ampliam os seus horizontes e isso faz com que se tornem líderes”, acrescentou.
EXPERIÊNCIA DE VIDA — Entre as intercambistas que chegaram nesta segunda-feira está Isabella Parra Hass, de 16 anos, estudante do Colégio Estadual Rio Branco, em Rio Branco do Ivaí, no Norte do Estado. Para ela, a principal conquista com o intercâmbio foi tornar-se uma pessoa mais independente. “Foi uma das melhores experiências da minha vida. Vivi coisas que eu nunca imaginaria viver, conheci pessoas incríveis e me tornei uma pessoa tão madura, independente, que eu nunca imaginei que eu conseguiria”, explicou.
Ela conta que pôde vivenciar a cultura americana na prática. “Fui líder de torcida e também gerente do time de basquete feminino. Foi muito legal vivenciar a cultura deles, do esporte, mas mais do que isso, saber que você consegue fazer algo quando realmente se quer muito. Uma oportunidade incrível que nunca imaginei que poderia ter e que graças ao Ganhando o Mundo consegui realizar um dos meus maiores sonhos”, disse, com os olhos ainda com lágrimas após encontrar os pais.
A família viajou cerca de 350 quilômetros para receber a filha, pouco para uma distância que já foi continental. “A gente viveu junto esse intercâmbio. Ela lá e eu acompanhando daqui, nos falando todos os dias, dando força nas horas das dificuldades e sorrindo, acreditando que tudo ia dar certo”, afirmou Maria Inez Parra Hass, mãe de Isabella.
“Agradeço ao Governo do Estado por esse intercâmbio, por esse projeto. Ela gostou muito da escola, construiu muitas amizades, foi muito bem recebida pela família e agora esse presente de Natal que estamos está recebendo com a chegada dela”.
Para Pedro Moreira Silva, 16 anos, do Colégio Estadual Arcângelo Nandi, de Santa Terezinha de Itaipu, no Oeste, o que mais lhe chamou sua atenção foi a cultura do esporte nos colégios americanos. “Eu não teria oportunidade de fazer um intercâmbio se não fosse por esse programa, para estudar numa verdadeira high school. Uma das coisas mais legais foi o esporte que pratiquei, participando do time de futebol americano, que foi incrível, e um pouco de wrestling”, ressaltou.
Outro destaque foi o aprimoramento da língua. “O meu inglês melhorou muito, o que vai me ajudar a ter um bom emprego. Fora isso, aprendi coisas novas, como comidas típicas de lá e que vou cozinhar para a minha família, além da neve, porque lá é bem gelado”, disse.
A mãe de Pedro, Katyussa Maiara Moreira, contava os minutos para chegada do filho, acompanhada do marido e da filha mais nova. “Começa a bater aquela ansiedade. A gente fala que não vai ficar nervosa, mas não tem como. É um orgulho como mãe saber que ele conquistou isso, que chegou onde chegou e só tenho muito a agradecer a Deus e ao Governo do Estado”, salientou.
“Ele se desenvolveu muito bem. No começo foi difícil, mas todo dia conversava com ele pelo WhatsApp, então estava longe, mas perto ao mesmo tempo. E agora ter ele aqui junto no Natal, poder passar o Ano-Novo era uma coisa que a gente queria muito”, celebrou o pai, Rodimar Silva.
Quem também vai ter muita história para contar é Amanda Samiria, de 16 anos, do Colégio Estadual Joaquim de Oliveira Franco, de Mandirituba, na Região Metropolitana de Curitiba. Ela foi recebida pelos pais e amigos no saguão do aeroporto. “Ao mesmo tempo que apertava o coração, eu sabia que aquilo ia ser para o meu bem. Toda a independência, maturidade e responsabilidade que eu ganhei com esse programa foi incrível, uma oportunidade de estar vivendo em um outro país, de morar com uma outra família, com uma cultura totalmente diferente da minha”, comentou.
“Ao mesmo tempo que o coração está apertado por eu ter deixado minha segunda família lá nos Estados Unidos, também está muito alegre de reencontrar todo mundo, de ver o quanto eu sou amada aqui e o quanto tudo valeu a pena. Já tenho planos para compartilhar tudo o que eu aprendi, que eu não vou deixar só para mim, mas sim dividir com os outros, contar como foi a minha experiência para inspirar outras pessoas a também participarem”, acrescentou.
GANHANDO O MUNDO – Iniciado como projeto-piloto em 2022, o Ganhando o Mundo levou 100 estudantes para o Canadá, na América do Norte, naquele ano. Na segunda edição, outros 100 alunos tiveram a experiência de conhecerem uma outra cultura, desta vez com destino a Nova Zelândia, na Oceania.
Em 2023, o programa passou a incluir professores, com 96 docentes enviados para o Canadá e a Finlândia, países referências em educação. No mesmo ano, mais 40 alunos estudaram por um semestre letivo na França. Já em 2024, o número de intercambistas cresceu dez vezes, chegando a mil alunos que viajaram para países de língua inglesa, como Canadá, Nova Zelândia, Inglaterra, Austrália e Estados Unidos. Além disso, 100 diretores de colégios estaduais embarcaram no meio do ano para um intercâmbio de duas semanas no Chile.
A próxima edição, em 2025, será ainda maior. Mais de 1,2 mil alunos da rede estadual terão como destino cinco países de língua inglesa (Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido). Durante seis meses, os jovens farão curso equivalente ao Ensino Médio no Brasil.
Também em 2025 acontecerá a primeira edição do programa voltada aos alunos de 1ª série dos cursos técnicos em agropecuária, agrícola, florestal, operações de máquinas florestais e agronegócio, matriculados nos centros de educação profissional. Cem estudantes vão para Iowa, nos Estados Unidos, estado líder em tecnologia agrícola e coração do corn belt (cinturão agrícola forte em produção de milho e um dos principais pólos agrícolas do mundo).
Fonte: Governo PR
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