NOVA AURORA

PARANÁ

Programação esportiva dos postos fixos do Verão Maior Paraná vai até o dia 31 de janeiro

Publicado em

As ações esportivas e de lazer do Verão Maior Paraná promovidas pela Secretaria de Estado do Esporte estão na última semana. As atividades estão em andamento desde 26 de dezembro e vão até 31 de janeiro. Os seis postos fixos no Litoral (Guaratuba, Caiobá, Matinhos, Praia de Leste, Ipanema e Shangri-Lá) e os dois da região Noroeste (Porto Rico e São Pedro do Paraná) já promoveram 650 mil atendimentos.

Os destaques dessa última semana são as competições esportivas que fazem parte dos Jogos de Aventura e Natureza (JAN). Nos dias 27, 28 e 29, a Arena de Caiobá recebe o Circuito Paranaense de Vôlei de Praia. Nestes mesmos dias, Antonina sedia o Festival das Águas, com apresentações de Caiaque Polo, Seasider Cross e Maratona.

Em Guaratuba, nos dias 28 e 29, acontece o Paranaense Open de Bodyboarding, com ação do paradesporto no sábado (28), às 15h. Já em Paranaguá, no domingo (29) acontece a primeira etapa do Circuito JAN de Corrida de Rua. A competição tem início às 8h, com largada em frente à Arena Albertina Salmon.

Além disso, os postos fixos continuam com suas programações diárias, que incluem caminhada orientada, recreação infantil, aula de dança, ginástica, torneios relâmpagos, muro de escalada com tirolesa, vôlei de praia, beach tennis, futevôlei, futmesa, beach soccer e empréstimo de material. No posto de Guaratuba, os veranistas também podem participar de um passeio ciclístico, que se inicia às 8h no domingo (29).

Leia Também:  Estado entrega títulos de regularização fundiária a 88 famílias de Ivaí

Até o dia 29, a programação cultural do Circo na Praça e do Circo na Praia pode ser acompanhada pela população, com atrações diárias e performances no trapézio, malabares, dança ou oficinas recreativas. Em Caiobá, o Circo na Praia acontece nos dias 26 e 29. Em Shangri-Lá, a equipe circense ainda se apresenta do dia até o dia 29. Já o Circo na Praça tem programação em Matinhos nos dias 27, 28 e 29, na Praça Central.

Os eventos do Jogos de Aventura e Natureza continuam durante os dois primeiros finais de semana de fevereiro. No dia 4 acontece o Desafio JAN de Cross Games (competição de Cross Fit), nos dias 4 e 5 o Paranaense de Surfe e do dia 10 ao dia 12 o Paranaense de Beach Tennis.

O assessor técnico do Jogos de Aventura e Natureza e do Verão Maior Paraná, Jackson Douglas, avalia positivamente o desenvolvimento das ações esportivas do Verão Maior Paraná ao longo desse mês.

“Já temos mais de 650 mil atendimentos nos postos fixos. São veranistas participando de diversas atividades, com destaque para a tirolesa, as atividades de palco e recreação, que sempre contam com bastante participação. Além disso, com os próprios eventos organizados especialmente pelos postos de atendimento, como o Verão na Sua Casa, Caça ao Tesouro, Gincana da Família, temos uma programação intensa para a família inteira”, afirma.

Leia Também:  Estado homologa investimento de R$ 36 milhões em conservação de rodovias no Noroeste

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná tem ações voltadas aos veranistas e comunidade local, com atividades esportivas e de lazer, aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, torneios e eventos esportivos, além de uma série de outras práticas relacionadas ao entretenimento. Acesse o site www.verao.pr.gov.br e confira a programação completa das atrações promovidas pelo Governo do Estado. As ações acontecem nos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste do Paraná.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Atleta apoiado pelo Estado vence a segunda etapa do circuito brasileiro skate

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Pós-chuvas: DER/PR avança na recuperação da pavimentação na PR-323 em Umuarama

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA