NOVA AURORA

PARANÁ

Programa Sanepar Startups está com inscrições abertas até 30 de julho

Publicado em

A fase de inscrições para a segunda edição do Sanepar Startups entra na reta final. O prazo para que os empreendedores participem do processo de licitação do maior programa de inovação aberta do saneamento brasileiro encerra em 30 de julho. Todos os detalhes do edital, os desafios de cada tema, prazos e o formulário de inscrição estão disponíveis neste site.

O programa vai classificar inicialmente 15 propostas que apontem soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios do setor de saneamento ambiental. Essas propostas passam pela fase de pré-aceleração e apresentação oral à banca avaliadora. Dessas, cinco serão selecionadas e irão receber R$ 150 mil cada para aplicação em testes e homologações para as soluções apontadas.

Os empreendedores terão, além da oportunidade de desenvolvimento dos projetos inovadores, mentorias técnicas e de negócios, acesso à infraestrutura e apoio técnico para desenvolvimento da PoC (Prova de Conceito) e rede networking com os parceiros do Programa, com possibilidade de expansão para suas redes.

Leia Também:  Taça das Favelas Paraná 2023 tem 11,6 mil inscritos; competição começa no dia 12

Reconhecida como uma das empresas mais inovadoras do País, a Sanepar busca superar os desafios com sustentabilidade e competitividade.

“A inovação está no DNA da Sanepar. E é por meio de instrumentos e mecanismos mais modernos que a empresa acompanha e responde às mudanças mercadológicas, com celeridade, assegurando serviços de saneamento ambiental e contribuindo com o desenvolvimento social e econômico do Estado”, destaca o diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile.

O gerente de Pesquisa e Inovação da Sanepar, Gustavo Possetti, faz um convite às empresas que possuam alguma solução tecnológica, inovadora e sustentável aplicáveis ao setor de saneamento para que se inscrevam no processo.

“As startups que tenham soluções, que atendam aos desafios do edital e que possam de alguma forma transformar o saneamento, com base na otimização de processos produtivos, na infraestrutura resiliente e sustentável, nos recursos hídricos e clima e na melhoria na relação com o cliente, devem se inscrever e nos ajudar a dar soluções transformadoras para a sociedade”, explica.

Leia Também:  Governo promove nesta quarta-feira mutirão de emprego com mil vagas para mulheres

O Programa Sanepar Startups tem a parceria do Parque Tecnológico Itaipu Brasil (PTI-BR), da Finep – Inovação e Pesquisa, empresa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae/PR) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Com sessões esgotadas, espetáculo Lendas Brasileiras é visto por mais de 8 mil pessoas

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Governador em exercício participa das celebrações do Dia do Exército Brasileiro

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA