10 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

    PARANÁ

    Programa Geração Olímpica e Paralímpica abre inscrições para equipe administrativa

    Publicado em

    A Secretaria de Estado do Esporte abre nesta quinta-feira (23) as inscrições para a equipe administrativa do programa Geração Olímpica e Paralímpica. São ofertadas quatro vagas de estágio para alunos matriculados em cursos de graduação e pós-graduação. As inscrições seguem até 3 de março.

    As vagas são para profissionais das seguintes áreas: Educação Física (pós-graduando); Jornalismo/Comunicação Social/Marketing/Design (pós-graduando); Jornalismo/ Comunicação Social/ Marketing/Design (graduando) e Direito (graduando).

    O protocolo de inscrição e os documentos exigidos no Edital devem ser entregues na sede da Paraná Esporte, na Rua Pastor Manoel Virgínio de Souza, 1.020, no bairro Capão da Imbuia, em Curitiba, das 9h às 12h e de 13h30 às 17h.

    A seleção dos candidatos será feita por meio de análise curricular, prova de conhecimentos específicos e entrevista, abordando os seguintes conteúdos: Política de Esporte do Paraná; Paraná Esporte, seu papel, suas relações institucionais e seus projetos; e Programa Geração Olímpica e Paralímpica.

    Leia Também:  Universidades estaduais abrem 4.842 vagas para ingresso pelo Sisu; inscrição abre nesta quinta

    SOBRE O PROGRAMA – Criado pelo Governo do Paraná, o Geração Olímpica e Paralímpica é o maior programa em nível estadual de incentivo ao esporte na modalidade bolsa-atleta, conforme pesquisa realizada pela Universidade Federal do Paraná e divulgada na Revista Latino-Americana de Estudos Socioculturais do Esporte.

    Agente motivador para técnicos e atletas, o programa contribui para o desenvolvimento de futuros talentos esportivos. Anualmente, são investidos R$ 4,75 milhões, com o patrocínio exclusivo da Copel e realização do Governo do Estado. Na edição 2022 foram distribuídas 1.160 bolsas para atletas de 46 modalidades olímpicas e paralímpicas de todo Paraná.

    Confira a programação do processo seletivo:

    Inscrições – 23 de fevereiro a 03 de março

    Prova de conhecimentos específicos – 8 de março, às 14h, no Auditório da Paraná Esporte

    Entrevistas – 16 a 17 de março (cronograma individual a ser divulgado)

    Divulgação do resultado – 23 de março

    Início das atividades – 03 de abril

    Fonte: Governo do Paraná

    COMENTE ABAIXO:
    Advertisement

    PARANÁ

    “Ciclo(s)”: MIS-PR promove nova exposição com obras de Lu Berlese e Michelle Serena

    Published

    on

    By

    O Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) abre ao público na próxima quarta-feira (16), às 19h, a exposição “Ciclo(s) – Percepções da Alma em Movimento”, das artistas Lu Berlese e Michelle Serena. A mostra convida o visitante a uma imersão sensorial e poética sobre os ciclos da vida, da natureza e da arte, por meio de obras que mesclam fotografia, vídeo, performance e instalação. A entrada é gratuita.

    Ao explorar o corpo como território simbólico, a exposição propõe uma reflexão sobre tempo, memória e transformação. A partir de diálogo delicado e potente, as artistas constroem uma narrativa visual sobre os movimentos contínuos que atravessam a experiência humana — as pequenas mortes, os renascimentos, a impermanência e a vulnerabilidade como formas de resistência.

    A série de Lu Berlese parte da percepção do corpo como paisagem em constante mutação. Suas obras trazem à tona temas ligados à existência feminina, à maternidade e à memória afetiva, com imagens que evocam a dualidade entre tormenta e desejo, fracasso e êxito. Elementos da natureza, como o sal e a água, surgem como símbolos de renascimento e liberdade. “Posso derra(Mar) aqui o meu lamento?” questiona a artista, em uma das instalações da mostra.

    Leia Também:  Universidades estaduais abrem 4.842 vagas para ingresso pelo Sisu; inscrição abre nesta quinta

    Já Michelle Serena propõe uma travessia emocional a partir da fragilidade, com videoartes e performances que abordam a transitoriedade e o efêmero. Trabalhos como “Eu, Ovo”, “Cartografias do Inconstante” e “Um lugar de incertezas” conduzem o público por paisagens subjetivas e memórias incompletas. Ou seja, quem visitar a obra, poderá se deparar com a vida sempre em movimento. “Esses trabalhos celebram e abraçam a fragilidade como força e encontram beleza na constante transformação da existência”, afirma Michelle.

    Serviço:

    “Ciclo(s) – Percepções da Alma em Movimento”

    Abertura: 16 (quarta-feira), às 19h

    Local: Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR)

    Endereço: Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro – Curitiba

    Entrada gratuita

    Horários de visitação: terça a sexta, das 10h às 19h; sábado, domingo e feriados, das 10h às 18h

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Continuar lendo

    PARANÁ

    POLÍCIA

    ENTRETENIMENTO

    ESPORTES

    MAIS LIDAS DA SEMANA