NOVA AURORA

PARANÁ

Programa Empreendedoras da Beleza forma primeira turma em São José dos Pinhais

Publicado em

O programa Empreendedoras da Beleza formou na última quinta-feira (19) a primeira turma de 30 alunas em São José dos Pinhais. Com objetivo de criar oportunidades de trabalho e capacitar profissionalmente mulheres em situação de vulnerabilidade social, o Governo do Estado, através do Gabinete da Primeira-Dama, da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), da Secretaria do Desenvolvimento Social e Família (Sedef) e da Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda (SETR), firmou uma parceria com o Grupo Boticário e o Instituto Grupo Boticário para oferecer cursos de empreendedorismo para o mercado de beleza. O projeto acontece por meio do Programa Paraná Competitivo.

Ao todo, o curso teve duração de 63 horas, distribuídos por 18 encontros. Durante a formatura, houve uma banca avaliadora composta por representantes do Governo do Estado e do Grupo Boticário que escolheram entre as 30 alunas dois destaques, que ganharam um curso profissional de maquiagem para noivas.

Uma delas foi Renata Castro, 42 anos, que  através do CRAS de São José dos Pinhais foi uma das selecionadas para participar do curso. Renata já é cabeleireira e maquiadora, mas afirma ter se surpreendido com o que a aprendeu no curso. “Achei que não iria encontrar nada de diferente no curso. Mas aprendi muita coisa, muitos detalhes que eu não tinha nem ideia”, ressalta Ranata, que já está lucrando com as novas técnicas que aprendeu no curso – um levantamento aponta que 42,9% das alunas que concluíram a capacitação já começou a ter sua própria renda. “Já fiz cinco maquiagens desde que o curso começou e todas as clientes adoraram. Teve até marido que veio me elogiar, dizendo que deixei a esposa dele ainda mais bonita. E isso é muito gratificante”, orgulha-se Renata. 

Leia Também:  Paraná apresenta ações de sustentabilidade na Cúpula Mundial da Família

Para a primeira-dama do Paraná, Luciana Saito Massa, a beleza vai além da estética: é um mercado propício para abraçar essas novas profissionais formadas no curso e, assim, transformar a vida dessas mulheres socialmente e economicamente. “Esse programa é fundamental para fortalecer as mulheres e proporcionar uma nova oportunidade para elas. Afinal, a beleza vai além da estética: é uma forma de autoconfiança e empreendedorismo”, defende a primeira-dama. 

Para Luiza Simonelli, diretora geral da Sedef , o curso é uma oportunidade para alavancar a vida dessas mulheres. “É uma chance de aprender, de se formar uma profissional com novas habilidades nesse segmento da beleza. O curso capacita as alunas a buscar sua independência e seu lugar no mercado de trabalho”, reforça.

Já Fabiana de Freitas, vice-presidente de Assuntos Corporativos do Grupo Boticário, explica que o curso se enquadra no propósito da empresa de transformar a vida das pessoas pela beleza. “O programa Empreendedoras da Beleza é um dos nossos principais alicerces para impulsionar o empreendedorismo e contribuir para a redução da desigualdade social através da capacitação profissional. Queremos, através desses cursos, empoderar as mulheres em situação de vulnerabilidade para que elas sejam cada vez  mais e de uma forma próspera, protagonistas da própria história”, conclui Fabiana.

Leia Também:  Circo na Praia e Circo na Praça movimentam programação do Verão Maior Paraná

Próximos cursos: 

25/09/2024 CIS Piraquara – Duração: 8h

27/09/2024 Quitandinha – Duração: 8h

04/10/2024 Penitenciaria Feminina do Paraná – Duração: 8h

18/10/2024 Mandirituba – Duração: 8h

25/10/2024 Piên – Duração: 8h

04/11/2024 Curitiba – Duração: 63h

As inscrições podem ser feitas neste link. 

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Portos do Paraná busca aprimorar estratégias de inovação

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Paraná apresenta ações de sustentabilidade na Cúpula Mundial da Família

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA