NOVA AURORA

PARANÁ

Programa do Estado que dá visibilidade a ideias sustentáveis seleciona primeiras empresas

Publicado em

Dez empresas paranaenses foram selecionadas para o Banco de Soluções Sustentáveis da Invest Paraná – agência de promoção e atração de investimentos do Governo do Estado, vinculada à Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Seic). O banco faz parte do Programa de Aceleração de Solução Sustentáveis (Invest Pass), ação da Invest Paraná voltada para identificar produtos e serviços sustentáveis oferecidos por provedores paranaenses.

A seleção foi feita por uma banca formada pela Secretaria de Estado da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar) e Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).

O banco tem objetivo de dar visibilidade a projetos de soluções sustentáveis em três áreas: Construções Sustentáveis (processos da construção civil que não gerem danos ao meio ambiente), Resíduos e Economia Circular (ações como reciclagem, reutilização de material de descarte, entre outros), e Processos e Tecnologias Sustentáveis para a Indústria (ações que tornem o processo industrial ambientalmente correto, como reutilização de água, uso de embalagens recicláveis, entre outros).

Por meio do cadastro na Invest Paraná, o próprio Governo do Estado, bem como prefeituras, investidores, além de empresas privadas e organizações não governamentais, têm acesso às ferramentas desenvolvidas por essas companhias. Entre as empresas cadastradas no banco estão startups e empreendedores individuais, bem como micro, pequenas e médias empresas. Uma das obrigatoriedades é que a operação da companhia seja baseada no Paraná.

“A ideia é disponibilizar essas soluções sustentáveis dentro do Estado. A listagem das empresas selecionadas fica disponível no site da Invest Paraná para consulta e conhecimento de todo o Governo do Estado, prefeituras e das entidades privadas”, explica o diretor de Desenvolvimento Econômico da Invest Paraná, Rogério Chaves.

Ele destaca ainda que as empresas serão apresentadas nas viagens que as equipes da Invest Paraná fazem pelos municípios do Interior, gerando ainda mais visibilidade às soluções sustentáveis

A empresária Carla Ocala, da Construtora Ocala, uma das empresas selecionadas para o banco, destaca que o Invest Pass vai facilitar a vida das empresas selecionadas na busca por novas conexões de negócios que busquem soluções sustentáveis.

Leia Também:  PCPR e outras forças desarticulam grupo que atuava nos Campos Gerais e mais regiões

A construtora passa a integrar o Banco de Soluções Sustentáveis com o sistema construtivo steel frame, mais rápido e com redução sensível de volume de resíduos na construção em comparação com o método comum de alvenaria (ver abaixo). “O Estado pode nos ajudar com essa iniciativa alinhando forças, colocando pessoas e empresas em conexão, e, dessa forma, diminuindo o grau de dificuldades de uma empresa”, destaca a empresária.

Conheça as dez soluções escolhidas para integrar o banco da Invest Paraná:

TECH GIRLS – A empresa com uma unidade em Curitiba atua para reduzir o déficit de mulheres no mercado de tecnologia a partir de duas frentes: educação tecnológica e recuperação de lixo eletrônico. As ações são voltadas a mulheres de baixa renda e contam com cinco módulos: arte do lixo eletrônico, empreendedorismo digital, manutenção de notebooks, lógica de programação e desenvolvimento de software. As alunas recuperam notebooks obsoletos em oficinas de manutenção. Os notebooks recuperados são cedidos às estudantes para que dar continuidade nos estudos.

CONSTRUTORA OCALA – A empresa de Curitiba é especializada no sistema construtrivo steel frame – muito utilizado nos Estados Unidos, Europa e Japão. Ele substitui a alvenaria com a utilização de perfis de aço pré-moldados, os quais são apenas montados no local da construção. Com isso, a construção ganha não só agilidade, mas também uma redução sensível no volume de resíduos.

NETZER0 – Startup de Cascavel especializada em soluções para o mercado de energia. Lançou o aplicativo Plug.e que faz gestão em tempo real de usinas e consumidores de energia limpa. A proposta é ofertar a ferramenta de maneira simples e intuitiva, com gestão inteligente de energia em tempo real para impulsionar negócios, e também conectar e administrar consumidores de produtores. Além de obter resultados financeiros, o app também tem a função de neutralizar emissões de carbono.

ESSENCE WEDDING – Especializada na organização de casamentos, a empresa de Curitiba faz a gestão dos resíduos gerados por esse e outros tipos de eventos. É comprometida com a educação e conscientização de práticas sustentáveis que podem ser inseridas nestas festas. A empresa trabalha com economia circular – processo com menor dependência de matéria-prima virgem, priorizando insumos duráveis, recicláveis e renováveis –, bem como com a conscientização dos noivos e fornecedores.

Leia Também:  DER/PR amplia prazo de doação de veículos pesados e equipamentos a prefeituras

EARTH RENEWABLE TECHNOGIES (ERT) – Maior fabricante de plástico biodegradável da América Latina, produzido a partir da cana-de-açúcar. Com sede em Curitiba, a ERT produz bioplástico renovável e compostável. Com isso, o material recebe destinação correta ao fim de seu tempo útil, podendo virar adubo para plantas. Como comparativo, o plástico produzido do petróleo leva mais de 100 anos para se decompor, enquanto que o biodegradável leva apenas alguns meses.

ELISA EFLUENTES LIMPOS E SOLUÇÕES EMBIENTAIS – Projeto que consiste em transformar esgoto sanitário industrial e residencial em água de reuso. O processo é certificado e apresenta resultados dentro dos parâmetros legais exigidos pelas autoridades sanitárias.

IMPACTO + – Ferramenta online que permite que indústrias e órgãos públicos façam diagnósticos do nível de maturidade em relação às premissas ESG – sigla em inglês de três pilares: ambiental, social e governamental. A ferramenta também identifica gaps e elabora planos de ação para otimizar a escalabilidade das práticas ESG.

ORBIS VERDI – Empresa de Foz do Iguaçu que oferece soluções ambientais inovadoras e práticas. A proposta é ofertar formas acessíveis de proteção ao meio ambiente, assim como relatar, implementar e incentivar práticas sustentáveis. Oferece serviços como desenvolvimento de planos e treinamentos de equipes para obtenção de certificação ESG e GRI, passo a passo para proteção de nascentes, elaboração de documentos para certificação de áreas com potencial de comercialização de créditos de carbono, entre outros.

BLOCO TERM SOLUÇÕES CONSTRUTIVAS – A empresa tem objetivo de facilitar o acesso da população à residência digna e sustentável, com redução de custos da obra e aumento da qualidade e segurança da moradia. Para isso, utiliza o sistema construtivo com blocos de paredes prontas feitos de EPS – poliestireno expandido, material que, além da praticidade de instalação em relação ao concreto, tem propriedades de isolamento térmico e impermeabilidade.

SANETRAN – Empresa de Curitiba que oferece soluções de gerenciamento e valorização de resíduos de empresas, como reutilização, reciclagem e destinação adequada. Tudo isso a partir de serviços de gerenciamento, coleta, transporte e destinação de resíduos.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Programa paranaense que apoia planejamento dos municípios é protagonista de fórum nacional

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  RenovaPR já viabilizou 6.662 projetos de energia sustentável em propriedades rurais

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA