NOVA AURORA

PARANÁ

Programa de Integridade do Estado é tema de palestra com novos policiais militares

Publicado em

O Núcleo de Integridade e Compliance Setorial da Polícia Militar do Paraná (NICS/PMPR) iniciou um ciclo de palestras sobre o programa do Governo do Estado junto aos núcleos e estabelecimentos de ensino da PMPR. As palestras têm como público-alvo os alunos do Curso de Formação de Praças (CFP) da corporação e objetivam demonstrar como está sendo implementado o compliance, que já alcançou todas as entidades da administração direta e indireta.

O conteúdo da apresentação contempla os principais pontos que envolvem as atividades da corporação na administração pública. O intuito é levar aos novos alunos um panorama que os auxilie a ter uma compreensão organizacional adequada a esse novo momento da gestão.

De acordo com o major Wladimir Denkewski, chefe do NICS/PMPR e agente de Compliance da PM, essa iniciativa visa difundir a cultura de integridade, incentivando-os na busca da melhoria contínua em seu ambiente de trabalho. “Os novos militares estaduais podem participar ativamente de todo o processo, expondo suas necessidades e auxiliando na construção de uma Polícia Militar mais atuante, voltada às necessidades da sociedade e preocupada com o bem-estar de seu efetivo”, afirmou.

Leia Também:  Um ano sem pedágio: Estado investe R$ 222 milhões em obras e segurança nas rodovias

Além de apresentar o programa, a ação visa difundir os canais de denúncia existentes na instituição, pelas vias eletrônica e física, cujas interações são analisadas e atribuídas aos órgãos competentes para deliberações.

O programa é uma política pública de Estado para coibir corrupção, melhorar os ambientes de trabalho e contribuir com a saúde do servidor estadual, a partir da identificação de riscos à gestão íntegra e ética. Para receber o programa, instituído pela lei estadual 19.857/2019, todo órgão do Estado tem que dispor de um servidor, o agente de Compliance, para acompanhar a implantação e monitorar a redução dos riscos. 

O desenvolvimento do Programa de Integridade e Compliance do Paraná pode ser acompanhado no site da Controladoria-Geral do Estado, na aba Compliance. Ali, estão disponíveis os conceitos, os códigos e legislação seguidos e o status do programa. Atualmente, dos 62 órgãos que adotaram o programa, 22 já passaram por entrevistas de servidores e montagem do mapa de risco e estão na fase de implantação do Planos de Integridade. Mais de 10 mil servidores passaram pela entrevista inicial.

Leia Também:  BRDE lança edital para apoiar novos projetos por meio de incentivos fiscais

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia

Published

on

By

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição de conhecimentos específicos na área voltada para alunos desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio ou Ensino Médio Técnico das redes públicas e privadas de todo o País.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma online pelo site www.obict.com.br/ ou pelo aplicativo Olímpico, disponível para os sistemas iOS e Android, até o dia 14 de abril, às 22h. As inscrições podem ser feitas pelos professores responsáveis das instituições de ensino, quanto de forma avulsa pelos alunos interessados.

Na primeira edição da Obict, o Paraná já demonstrou ser uma potência na competição. Além de ser o Estado com mais inscritos em todo o País (3.118 de 36.500 alunos), três estudantes do município de Borrazópolis, no Vale do Ivaí, conquistaram medalhas de ouro.

Para o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o Paraná tem todos os recursos para se destacar novamente na segunda edição da Olimpíada. “Vamos fazer um trabalho muito forte em conjunto com outras secretarias, principalmente a de Educação, para que nossos alunos participem ativamente da competição e que neste ano possam ter ainda mais alunos sendo premiados”.

Leia Também:  PCPR divulga edital de contratação de psicólogos e assistentes sociais para o programa Prumos da SESP

Os medalhistas de ouro, Gabriel Telles, João Paulo Machado Filho e Kauê dos Santos, cursam o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual José de Anchieta, mas foram premiados na categoria Ensino Fundamental, pelo desempenho nas provas aplicadas em 2024, quando então estavam matriculados na Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, também em Borrazópolis.

“Os estudantes paranaenses têm se destacado em competições como a Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia, e isso é fruto de um trabalho contínuo direcionado à inovação e à inclusão de componentes curriculares como programação e robótica nas escolas paranaenses. Você que é estudante da rede estadual, inscreva-se na olimpíada, e você, professor, incentive seus estudantes a participarem. Vamos, juntos, mostrar a qualidade da educação paranaense para todo o Brasil”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

COMO FUNCIONA – A Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia será dividida em quatro fases, sendo as duas primeiras de forma online e as duas últimas, presenciais. A primeira fase é a online e acontece entre os dias 2 e 14 de abril, com uma prova que utiliza recursos multimídia e com possibilidade de consulta. A segunda está prevista para entre os dias 21 e 27 de abril, também no formato online, mas sem possibilidade de consulta.

Leia Também:  Estado apresenta resultado das ações de preservação na Bacia do Miringuava

A terceira etapa, marcada para 30 de maio, será presencial e aplicada em diversos polos ao redor do Brasil. A quarta e última fase também acontece de forma presencial, com data e local a serem divulgados pela organização da competição.

São quatro categorias: Júnior, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Sênior, para alunos do Ensino Médio e Técnico; a categoria livre, aberta para adultos e familiares acompanharem e incentivarem os jovens, e por fim a categoria para estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, novidade da segunda edição da Obict.

A inclusão da nova categoria visa estimular desde cedo o interesse de crianças pelos estudos em ciência, tecnologia e inovação, além do espírito competitivo. Todos os alunos inscritos recebem certificados de participação, e os melhores colocados recebem uma medalha exclusiva ao final da competição.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA