NOVA AURORA

PARANÁ

Programa de capacitação profissional da Orla de Matinhos oferece 155 vagas no Litoral

Publicado em

O Governo do Estado confirmou a agenda 2024 do programa de capacitação profissional para Matinhos, no Litoral. Serão sete cursos ao longo do ano, oferecidos em parceria com o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), todos gratuitos, com a disponibilização total de 155 vagas. As capacitações são em temas como empreendedorismo, engenharia elétrica básica e construção civil, entre outros. As primeiras aulas começam em março.

A iniciativa é viabilizada por meio do Projeto Básico Ambiental das Obras de Recuperação da Orla de Matinhos, executado pelo Instituto Água e Terra (IAT), em parceria com o Consórcio DTA/ACQUAPLAN.

O curso inaugural, ministrado pelo Senac, será de Técnicas para Camareira de Meios de Hospedagem, entre os dias 4 e 12 de março, com disponibilidade para 25 alunos. Entre 18 e 26 março ocorre o curso de Empreendedorismo, com 30 vagas, ambos no Senac Caiobá. As inscrições já estão abertas e podem ser efetuadas presencialmente no próprio Senac.

Já o Senai disponibilizará formação em Elétrica Básica Residencial, Eletricidade Predial, Aplicação de Revestimento Cerâmico e Assentamento de Tijolos à Vista e Pedra Decorativa, contemplando um total de 80 vagas para a população. Além disso, há um curso específico para os pescadores profissionais do município, para até 20 pessoas. As aulas ocorrerão no Centro Comunitário Profissionalizante de Matinhos, com datas ainda a definir.

Leia Também:  Oportunidade em todo Paraná: semana começa com 22,3 mil vagas de emprego

As ações visam o aprimoramento da mão de obra na cidade para o novo cenário econômico pelo qual vive Matinhos a partir da modernização da orla e de outras obras estruturais em execução pelo Governo do Estado no Litoral, como a Ponte de Guaratuba e a duplicação da Avenida Juscelino Kubitschek (JK), principal via de acesso ao balneário.

Em 2023, as capacitações beneficiaram 210 pessoas, em cursos como Técnicas Básicas de Jardinagem e Tratamento de Piscinas, Espanhol Básico I, Preparo de Massas e Pizzas, Inglês Básico Adulto I, Serviços Básicos em Açougue e Básico de Linguagem de Programação para Adolescente, Instalações Hidráulicas Prediais, Pintura de Obras e Técnicas de Construção Civil em Alvenaria.

ORLA DE MATINHOS – A revitalização da Orla de Matinhos atingiu 92,8% de conclusão e deve ser entregue para a população até o segundo semestre de 2024, com investimento de R$ 354,4 milhões por parte do Governo do Estado. Abrange serviços de engorda da faixa de areia por meio de aterro hidráulico; estruturas marítimas semirrígidas; canais de macrodrenagem e redes de microdrenagem e revitalização urbanística da orla marítima com o plantio de espécies nativas.

Leia Também:  Agenda cultural tem Rick e Renner, novo espetáculo do Balé Guaíra e muitas exposições

O projeto é acompanhado de melhorias na pavimentação asfáltica e recuperação de vias urbanas. O objetivo é minimizar os impactos gerados pela combinação do desequilíbrio de sedimentos, ocupações mal planejadas e fenômenos naturais, como chuvas fortes e ressacas que costumeiramente atingem o Litoral. Essa combinação comprometeu boa parte da infraestrutura urbana, turística e de lazer em Matinhos.

As intervenções estão sendo feitas ao longo de 6,3 quilômetros entre o Morro do Boi e o Balneário Flórida. Haverá, ainda, a instalação de novos equipamentos urbanos, como ciclovia, pista de caminhada e corrida, pista de acessibilidade e calçada. Em uma segunda etapa, ainda sem previsão de data, será recuperado o trecho de 1,7 quilômetro entre os balneários Flórida e Saint Etienne.

Serviço:

Inscrição para novos cursos oferecidos pelo IAT em Matinhos: Técnicas para camareira de meios de hospedagem – aulas de 04 a 12 de março, das 19h às 22h. São 25 vagas para pessoas com mais de 18 anos e escolaridade a partir do 5º ano do ensino fundamental.

Empreendedorismo – aulas de 18 a 26 de março, das 19h às 22h. São 30 vagas para pessoas com mais de 17 anos e escolaridade a partir do 1º ano do ensino médio.

Local: Senac Caiobá, Rua Doutor José Pinto Rebelo Júnior, 91 – Centro, Matinhos

Inscrições gratuitas. carga horária de 21 horas

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Varejo, feiras e mobilidade: oportunidades captadas pela Invest Paraná na Itália

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Adrenalina e velocidade: fãs vibram com apresentação de carros na Red Bull Showrun

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA