NOVA AURORA

PARANÁ

Programa da Seti contribui com o avanço tecnológico e a economia paranaense

Publicado em

Com o objetivo de transformar resultados de pesquisas em novos negócios, o Governo do Estado promove o Programa de Propriedade Intelectual com Foco no Mercado (Prime). A iniciativa é voltada para o desenvolvimento da cultura empreendedora no âmbito acadêmico, por meio da qualificação de pesquisadores e do incentivo para aceleração dos projetos com potencial de mercado.

Em entrevista para o programa Paraná em Pauta, da TV Paraná Turismo, nesta quarta-feira (28), o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona, explicou a importância do Prime, que está na quarta edição. O programa contribui com o avanço tecnológico, com impacto na economia paranaense, sem perder de vista o desenvolvimento sustentável. Na semana passada, começou a segunda etapa do programa com 27 participantes de nove instituições de ensino superior e de pesquisa científica.

O programa consiste na realização de mentorias e workshops sobre temas diversos, relacionados à adequação mercadológica das soluções inovadoras desenvolvidas pelos pesquisadores. Entre as temáticas estão planejamento financeiro, processos comerciais e aspectos jurídicos.

Leia Também:  Fomento Paraná e Sebrae iniciam encontros regionais de agentes de crédito pelo Oeste

Na entrevista, o gestor destacou o caráter educativo da ação governamental. “O foco do programa é capacitar nossos pesquisadores para que eles saibam como levar as pesquisas para além do registro da patente, e que possa, eventualmente, gerar empreendimentos, produtos, desenvolvimento socioeconômico, emprego e renda, assim como transformar as inovações tecnológicas em ativos para o estado”, explica o secretário.

Aldo Bona também destacou um chamamento que será publicado em setembro para promover a cooperação entre o setor público e a iniciativa privada, para licenciar as soluções desenvolvidas pelos pesquisadores e contribuir para a inserção dessas novas ideias no mercado. “Esse edital é para empresas interessadas em adquirir as licenças dos produtos para investir e transformar as soluções inovadoras em negócios rentáveis”, pontua.

A próxima etapa do programa iniciará em 1º de outubro com os 10 finalistas que serão selecionados entre os participantes da segunda fase. Esses pesquisadores receberão R$ 200 mil cada um para aplicar no desenvolvimento das pesquisas. Os recursos são do Fundo Paraná de fomento científico, administrado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

Leia Também:  Multiartista curitibano Rimon Guimarães é o próximo a ocupar a Sala Aberta do MAC-PR

O Prime é desenvolvido em parceria com a Fundação Araucária, que atua na operacionalização da iniciativa, e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae/PR), que realiza as monitorias e workshops sobre técnicas comerciais e de negócios.

PROJETEK – Durante a entrevista, o secretário Aldo Bona também destacou o Escritório de Projetos de Engenharia e Arquitetura (Projetek), um programa voltado para a elaboração de projetos de obras públicas para pequenos municípios. Na semana passada, esse programa rendeu ao Estado do Paraná o Prêmio de Excelência em Competividade, entre 292 políticas públicas de diferentes estados do Brasil.

Coordenado pela Seti, o Projetek é desenvolvido pelas sete universidades estaduais e já entregou, desde 2021, quando foi implantado, 61 projetos para diferentes tipos de empreendimentos públicos para 57 municípios paranaenses. Atualmente, 42 projetos estão em andamento.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Via Rural Smart Farm reúne 19 mil pessoas no primeiro fim de semana da ExpoLondrina

Published

on

By

O Sistema Estadual de Agricultura (Seagri) reuniu cerca de 19 mil pessoas na Via Rural Smart Farm nos três primeiros dias de ExpoLondrina 2025. O espaço, uma parceria do Seagri com a Universidade Estadual de Londrina (UEL), é composto por diversos ambientes que visam difundir tecnologias e inovações para o meio rural, apresentar as principais políticas públicas desenvolvidas pelo Estado e promover o desenvolvimento rural sustentável.

Vagner Santos Alexandre, construtor autônomo, visita o espaço todos os anos com a família e afirma que melhora a cada ano. “A gente tem percebido que cada vez mais vem melhorando a organização do ambiente. É um entretenimento para a criança e também um espaço para lazer para os pais” afirma. A expectativa é que o local receba cerca de 200 mil pessoas durante todo o evento, que termina no próximo domingo (13).

O prefeito da via Rural Smart Farm, Wagner Santos, falou da proposta do espaço. “A Via Rural Smart Farm, que muitos conhecem por Fazendinha, tem o intuito de trazer as pessoas para poder conhecer um pouco daquilo que nós desenvolvemos, o que nós entregamos para a sociedade”.

Segundo ele, os estudantes têm muito aprendizado ao visitar o espaço. “Eu digo para os estudantes que fazem estágio aqui com a gente, que trabalham aqui com a gente, que nos auxiliam, que é uma verdadeira universidade a céu aberto”.

Leia Também:  MAC-PR participa da 17ª Primavera dos Museus com programação especial

VIA RURAL – A rota, instalada na ExpoLondrina, reúne pelo menos 21 atrações do mundo agro, desenvolvidas para informar, alertar e prevenir sobre diversos riscos que a agropecuária está exposta.

A rota inicia com uma apresentação do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), mostrando as ações do Estado para a comunidade rural, por meio de extensão e pesquisa, para otimizar as produções pelo Estado.

Outra parada é no Café Qualidade Paraná, que mostra as etapas de preparação de um café de qualidade, desde os tipos disponíveis para cultivo, até a torração e moagem. Além de uma comparação no aroma e aparência dos cafés.

A área de Manejo e Conservação de Solo é uma parceria do IDR-Paraná, da Agência de Defesa Agropecuária (Adapar) e Embrapa para mostrar os diferentes tipos de solo, os benefícios, as diferenças, os processos de erosão em lugares com e sem cobertura, além de uma simulação gráfica dinâmica de relevo de solo.

A Adapar aproveitou o espaço para disseminar também algumas informações sobre a raiva, sobre os morcegos que transmitem a doença e algumas dicas de como prevenir a contaminação tanto em humanos quanto em animais.

No caminho também há o espaço da sericicultura, que mostra os processos de crescimento e alimentação do bicho-da-seda, com demonstração das lagartas vivas, para chegar até a idade final e começar a produzir o casulo de seda. É mostrado também o processamento dos casulos até a produção de tecidos.

Leia Também:  Historiador lança livro sobre o Palácio Iguaçu, que completa 70 anos em 2024

Na aquicultura, o IDR-Paraná apresenta os processos de tratamento da água de forma sustentável mantendo a saúde e crescimento dos peixes, os tipos de tanque e peixes de diversos tamanhos para demonstração.

A área de fruticultura e olericultura traz os diferentes tipos de plantio, as opções alternativas como o uso de microalgas e demonstração das principais pragas e parasitóides agrícolas. A agricultura familiar também faz parte da rota. O restaurante rural apresenta pratos e bebidas especiais de produtores familiares. A área de agroindústrias familiares traz produtos do ramo, como queijos, embutidos, alimentos desidratados e muito mais.

O espaço de turismo rural mostra algumas das rotas criadas pelo IDR-Paraná que são destaque no Estado, como a Rota do Queijo, Rota do Vinho e a Rota da Erva-mate, que ainda está em processo de criação.

Além disso, inclui empresas juniores e projetos de extensão da UEL, informações e alertas sobre a bovinocultura, espaço de demonstração de promoção e saneamento rural, o mundo das sementes, que apresenta a diversidades de sementes disponíveis no Estado, incluindo as sementes crioulas, amostra de tratores do programa Trator Solidário e um espaço dedicado a informações da Fetaep.

A Via Rural Smart Farm pode ser visitada até o dia 13 de abril, das 8h às 17h durante a semana e das 9h às 19h nos finais de semana.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA