NOVA AURORA

PARANÁ

Programa da Sanepar beneficia famílias de Arapoti e Carambeí com entrega de caixas d’água

Publicado em

A Sanepar e as Prefeituras de Arapoti e Carambeí, nos Campos Gerais, entregaram caixas d’água e kits de instalação para famílias em situação de vulnerabilidade, por meio do Programa Caixa d’Água Boa. O programa, que está na sua 5ª Edição, é uma parceria entre a Sanepar, a Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, e os municípios.

Cada município recebeu 20 kits, composto por uma caixa-d’água de 500 litros e um kit de instalação, disponibilizados pela Sanepar. A Secretaria, dentro do Programa Nossa Gente Paraná, fornece um subsídio financeiro de R$ 1 mil. O valor é depositado diretamente na conta de cada beneficiado, para cobrir os custos com mão de obra e viabilizar a instalação da caixa-d’água.

As famílias beneficiadas são selecionadas pelos próprios municípios, dentre as já cadastradas nos Centros de Referência de Assistência Social, os CRAS. Eles também são responsáveis por armazenar e distribuir os materiais que compõem o kit de instalação de caixa-d’água, além de fiscalizar a instalação dos componentes.

Leia Também:  Com obras na região Central, Estado lança pacote bilionário de investimentos em rodovias

O PROGRAMA – Lançado em 2017, o Caixa d’Água Boa surgiu como uma forma de contribuir com a saúde e a qualidade de vida das famílias em situação de vulnerabilidade, proporcionando o acesso à água tratada, mesmo em situações de interrupção temporária do abastecimento público.

Desde que o Programa foi lançado, já foram entregues quase 7.500 kits, em 297 municípios paranaenses. “O programa beneficia as famílias mais vulneráveis, para que possam realizar suas atividades domésticas e de higiene, mesmo se houver uma parada de manutenção”, explica a gestora de educação socioambiental da Sanepar, Crislaine Mendes.

BENEFÍCIO – Morador do Bela Vista 2, em Carambeí, Pedro Maciel e sua família vivem da renda da coleta de recicláveis. Ele foi um dos beneficiados pelo Caixa d’Água Boa e considera que o programa é uma boa ajuda para a sua família e outras que precisam. “A gente fica muito agradecido com esse programa. É um benefício inesquecível em favor das pessoas que precisam, foi um presente mesmo”, diz.

Leia Também:  PCPR apreende seis armas e 440 munições em casa de Umuarama

Sua vizinha, Rosenilda Costa, também recebeu o kit, e já está preparada para instalar a caixa-d’água o quanto antes. “Achei muito bom, é uma coisa que a gente usa bastante”.

Moradora do Jardim Leffers há 12 anos, em Arapoti, Ana Carolina Correia também trabalha com reciclagem e foi uma das beneficiadas com a caixa-d’água. “A gente não tem condição de comprar, é muito caro, então é uma ajuda boa”, afirma.

Antes de receberem o kit, as famílias beneficiadas participam de uma reunião de orientação sobre o funcionamento do programa, como fazer a instalação e a importância da reservação domiciliar, o consumo consciente da água e os critérios para cadastramento no programa Água Solidária, da Sanepar, que garante tarifas reduzidas para famílias de baixa renda.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  PCPR apreende seis armas e 440 munições em casa de Umuarama

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Titãs apresenta a nova turnê "Microfonado" no Teatro Guaíra neste sábado

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA